Eletronuclear amplia horários de visitação para atender crescente público em 2025

Observatório Nuclear e Trilha Porã receberam quase 70 mil visitantes em 2024 e oferecem novas opções para grupos e agendamentos técnicos

by alice couto

Foto: Divulgação

Angra dos Reis – O Observatório Nuclear (ON) e a Trilha Porã, ambos gerenciados pela Eletronuclear, receberam quase 70 mil visitantes em 2024. Com o aumento da demanda, os espaços irão ampliar seus horários de funcionamento em 2025 para oferecer um atendimento ainda mais eficiente ao público geral. Além disso, instituições de ensino, cursos técnicos, empresas e associações de classe podem agendar visitas técnicas especializadas para este ano.

O Observatório Nuclear e a Trilha Porã continuam disponíveis para visitação espontânea, sem necessidade de agendamento, exceto para grupos maiores, como escolas, que precisam avisar previamente sobre o interesse em conhecer os espaços. Qualquer pessoa pode explorar os ambientes e os conteúdos educativos oferecidos. A principal novidade para 2025 é a ampliação dos horários de atendimento, visando acomodar um maior número de visitantes: o Observatório Nuclear funcionará diariamente, das 7h30 às 19h, enquanto a Trilha Porã estará aberta das 8h às 16h.

Além das visitas abertas ao público geral, grupos específicos podem agendar uma experiência técnica mais completa, que inclui acesso a áreas restritas da central nuclear em Angra dos Reis, como a sala de controle e o edifício do turbo gerador. As visitas técnicas, exclusivas para maiores de idade, estão disponíveis para instituições de ensino (nível médio e superior), cursos técnicos, empresas do setor de energia e associações de classe. O agendamento para essas visitas técnicas já pode ser feito pelo site da Eletronuclear (aba “Visite-nos”) ou pelo e-mail [email protected].

O superintendente de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antônio Torres Alves, destaca que o crescimento no número de visitantes reforça a importância do Observatório Nuclear e da Trilha Porã como pontos turísticos e educativos na região. “Recebemos turistas durante o ano todo, independentemente da estação. O Observatório Nuclear teve um número recorde de visitantes em 2024, e por isso ampliamos seu horário de funcionamento para proporcionar uma experiência ainda melhor”, explica Alves.

José Hidelberto Chahim, chefe do Departamento de Relações Públicas e Comunicação Regional da Eletronuclear, acrescenta que, além da ampliação do horário, foram implementadas novas estratégias para aumentar a visibilidade dos espaços.

“Instalamos um outdoor iluminado na entrada do ON para chamar a atenção dos visitantes. Com a ampliação do horário, conseguimos atender melhor aqueles que buscam atividades culturais e educativas após um dia de lazer na região”, afirma Chahim.

Inaugurada em 2005, a Trilha Porã, que recebe seu nome de origem indígena e significa “aquilo que tem beleza”, se tornou um importante instrumento de educação ambiental e cultura na região. Já o Observatório Nuclear é um espaço moderno e interativo que oferece informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história do setor no Brasil e os cuidados com a segurança adotados pela Eletronuclear.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996