Eletronuclear descarta desligar usinas nucleares

by Diário do Vale

Brasília – O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) divulgou nota nesta segunda-feira, dia 04, em que afirma que está acompanhando a situação das chuvas na região de Angra, onde está localizada a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Segundo o comunicado, até o presente momento, os danos causados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias não impedem a execução das ações previstas no Plano de Emergência Externo (PEE) para a CNAAA.

No domingo (3), a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, disse que mantém as operações das usinas Angra 1 e 2 normalmente após as fortes chuvas.  Segundo a nota, não há comprometimento do plano de emergência externo, documento que fixa os procedimentos de evacuação em caso de necessidade.

Na hipótese de um acidente nuclear, todos os moradores em um raio de 5 km das usinas precisariam deixar suas casas. O plano de emergência externo prevê que eles sejam levados para abrigos situados a, pelo menos, 15 km de distância.

Para a Eletronuclear, não há riscos. Segundo o órgão, as usinas Angra 1 e Angra 2 estão funcionando normalmente em sua plena capacidade e, mesmo que houvesse um acidente considerado improvável, o plano de emergência externo poderia ser implementado integralmente.

A preocupação em torno da viabilidade de se fazer uma eventual evacuação de moradores foi manifestada mais cedo pelo prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.

Pelas redes sociais, ele informou que solicitaria ao governo federal o desligamento temporário das usinas nucleares, uma vez que havia diversas obstruções na rodovia federal BR-101, em decorrência do temporal. “Estamos ilhados! Em caso de necessidade, não teremos como colocar em prática o plano de emergência”, explicou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996