quinta-feira, 16 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Em 44 anos de história, o Voltaço coleciona 19 títulos

Em 44 anos de história, o Voltaço coleciona 19 títulos

Matéria publicada em 10 de fevereiro de 2020, 07:26 horas

 


De 1979 até 2016, o Esquadrão de Aço conquistou títulos importantes, como a Taça Guanabara e o Campeonato Brasileiro

Fubá comenta as conquistas do clube e chama os torcedores a participarem da missa na terça-feira (11)
(Foto: Miguel da Silveira)

Volta Redonda – Ontem, dia 9 de fevereiro, o Voltaço completou 44 anos de uma história que está estampada no salão de troféus, da sede do clube, localizada no bairro São Lucas, em Volta Redonda. Atualmente, o Esquadrão de Aço possui 11 títulos dentre eles: Campeão da Taça Guanabara (2005), Tetracampeão da Copa Rio (2007) e Campeão Brasileiro da Série D invicto (2016).

História

Apesar de ter sido fundado em 9 de fevereiro de 1976, a história do Voltaço já havia começado em 1975, quando o município possuía dois times profissionais: o Flamengo de Volta Redonda (Flamenguinho) e o Guarani Esporte Clube.
Com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, o presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda, Getúlio Albuquerque Guimarães, o presidente do Flamenguinho, Guaranyr de Souza Host, junto com o então prefeito Nelson Gonçalves decidiram criar um clube de futebol para representar Volta Redonda no novo Campeonato Carioca.

Assim, em 76, Volta Redonda Futebol Clube foi fundado com o seu primeiro presidente, Ysnaldo dos Santos Gonçalves, irmão do prefeito (na época) Nelson Gonçalves.

– Assim como o time, o Estádio Raulino de Oliveira, era outra exigência para que nossa cidade participasse do campeonato. Na época, meu pai se desdobrou junto com a equipe da prefeitura para que a obra ficasse pronta a tempo. Ele nos dizia que todo o empenho, era necessário para Volta Redonda, que merecia ter um time que a representasse – ressaltou o secretário municipal de Estratégia Governamental de Volta Redonda, Nelson Gonçalves.

Torcedor símbolo

Flávio Braga, conhecido como ‘Fubá’, é considerado um dos torcedores símbolos do Voltaço, por fazer parte ativamente do clube desde a sua fundação, nos anos 70.

– Fui um dos pioneiros em criar a torcida organizada do Voltaço ao lado do ‘Geraldinho’, do Braga, do Maurício Diogo, do Sabino Cunha, Onofre Silva, Edson Trombada, entre outros. Acompanho o Voltaço desde o primeiro treino que acontecia nos Clubes Comercial e Recreio – destacou Fubá, que também foi um dos incentivadores ao clube criar o “Mulheres de Aço”, time de futebol feminino do Voltaço que já possui dois títulos: Campeonato Carioca (2009) e Copa Cola-Cola (2011).

Natural do bairro Rústico, em Volta Redonda, Fubá sempre foi apaixonado por esportes. Praticou atletismo, basquete e um pouco de futebol. O torcedor fanático destacou a primeira partida do time no Campeonato Carioca, em 14 de março de 1976, como um dos jogos mais marcantes. O confronto foi contra o Botafogo, em Volta Redonda. O Esquadrão de Aço conseguiu a vitória por 3 a 2.

– Mas vale destacar que o Estádio Raulino de Oliveira encheu no dia 1º de maio de 76, no primeiro confronto entre Voltaço e Flamengo, com a presença do presidente (da época) Ernesto Geisel – afirmou Fubá, acrescentando que o confronto terminou num empate por 1×1.

A segunda partida mais marcante para Fubá foi a vitória do Voltaço perante o Flamengo, pelo Campeonato Carioca de 1984, com a presença de mais de 12 mil torcedores, no Estádio Raulino de Oliveira. Voltaço garantiu a vitória com gol de Flávio, no segundo tempo, perante a equipe rubro-negra, que na época era comandada pelo técnico Zagalo.

A terceira partida foi a final da Taça Guanabara de 2005, entre o Esquadrão de Aço e o Americano Futebol Clube, no Maracanã, com mais de 35 mil torcedores. A partida e a prorrogação terminaram em empate de 0 a 0, e a decisão foi para os pênaltis. Voltaço venceu por 3 x 2, sendo campeão da Taça Guanabara pela primeira vez em sua história.

Sócio Torcedor

Fubá comentou sobre a participação dos moradores a se tornarem sócios do clube, que atualmente possui aproximadamente 100 sócios. Para ele, o clube deveria ter uma área social para atrair novos colaboradores.

– Para o Volta Redonda FC poder crescer mais, nós precisamos ter a tão sonhada “área social”, que poderia ter: um campo de futebol Society, uma churrasqueira, um salão de festa, para atrais mais sócios. Poderíamos ter um espaço para oferecer o sócio a comemorar um aniversário de um parente, comemorar até mesmo um futuro título, ou um miniginásio para os atletas treinarem em situação de chuvas fortes – reivindicou.

Clube

O atual elenco do Esquadrão de Aço está começando a temporada de 2020 “com o pé na porta”. O time entrou em campo no último sábado, dia 08, contra o Boavista. As duas equipes se classificaram para a semifinal da Taça Guanabara e voltam a se encontrar no próximo domingo, às 16h, no estádio Elcyr Resende, em Bacaxá.

Outra conquista importante do Volta Redonda FC foi o Certificado “A” de Clube Formador aprovado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que é válido por um ano. Com a certificação, o Esquadrão de Aço faz parte de um grupo formado por menos de 5% dos clubes do Brasil, que incentiva clubes a formarem atletas, como são feitas nas categorias de base.

Missa

Amanhã, dia 11, haverá uma missa em comemoração ao 44º aniversário do Volta Redonda Futebol Clube. A celebração será às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto.

O clube convida todos os torcedores e moradores do município a comparecerem no evento.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar
    Torcedor de ouro BMFC

    Nunca serão, nunca passaron! Nasceu pequeno é pequeno sempre será pequeno.

  2. Avatar

    Pela primeira vez tenho que concordar com Emir.

  3. Avatar

    Febre amarela ,torcida organizanda três torcedores , e uma faixa , leva para perto da charanga sua faixa , torcida organizanda três componentes , deve ser só para entrar de graça .,

  4. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Será que terá QUORUM na MISSA de logo mais ou somente os mesmos lá estarão para sair na foto? Meia dúzia de …

  5. Avatar

    Theo Fernandes vem pra arrebentar. Esse menino vai brilhar nos campos representando o Voltaço. Joga muito aos 8 anos de idade, craque de futuro, canhotinha de ouro…

  6. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Quanto será que ganhou para posar para foto

  7. Avatar

    O Voltaço está com menino de ouro na sua escolinha, THEO FERNANDES … Esse dará muito orgulho ao Voltaço. Craque de bola, canhotinha imbatível!!!

  8. Avatar

    Charanga , com todo respeito ,vai tocar atrás dos gol ,do aniversário , chata de mais , toca em letras de sinais. , Único lugar legal para ver jogo no estádio , tem sobra venta , aí tem que escutar a charanga ,chatinha ,pior ganha para encher o saco .

  9. Avatar

    Em apenas 44 anos de história tem mais glórias e conquistas que todos os clubes centenários da região somados… Parabéns, Voltaço! O maior do interior, e crescendo cada vez mais…

  10. Avatar

    ARENA vai mal mais um time no Nacional.
    Quem lembra disso ?

  11. Avatar

    Parabéns Voltaço!!! Pra cima do Boa Vista!!! Meu palpite é BV 2 x 3 VR.

  12. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Eu teria vergonha de vir a público defender o voltaco como se fosse um time brilhante. Da lhe BMFC

  13. Avatar

    Parabéns ao Voltaço! Parabéns ao Fubá!
    Presidente Horta, em consideração ao nosso torcedor símbolo faça uma doação de uma camisa nova do Voltaço para ele.

    • Avatar

      Sinceramente,
      Não vejo nada nos dias de hoje que me incentive ir a um estádio para ver o Voltaço jogar.

    • Avatar

      O incentivo do torcedor é o time. Se vc precisa de algo a mais que isso, melhor realmente ficar longe… Talvez seja mais um desses modinhas toscos que torcem para títulos, não para times. Brasileiro tem que aprender com os argentinos e ingleses. O brasileiro medíocre, friso…

    • Avatar

      CIDADAO

      Simplesmente não vá. Fique em casa fazendo tricô, parece ser mais a sua praia. Deixe que nós, verdadeiros torcedores, façamos nosso papel com dignidade.

    • Avatar

      Pela primeira vez tenho que concordar com Emir.
      Vá dormir cidadão modinha!

  14. Avatar

    Parabéns ao Voltaço e ao Flávio Fubá!

Untitled Document