segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Em média, 155 condutores são autuados por mês usando celular em Barra Mansa

Em média, 155 condutores são autuados por mês usando celular em Barra Mansa

Matéria publicada em 7 de julho de 2019, 10:00 horas

 


São mais de cinco ocorrências por dia; Guarda Municipal alerta para o risco de multas e acidentes

De acordo com estatísticas uso de celular no trânsito é muito comum em Barra Mansa (Foto: ABr)

Volta Redonda e Barra Mansa – Apesar das diversas campanhas alertando sobre o risco de conciliar direção e o uso de aparelho celular, os números de motoristas flagrados usando os aparelhos ainda são alarmantes. Em Barra Mansa, dados oficiais da Guarda Municipal apontam para uma média de 155 condutores advertidos de alguma forma pela prática. Ou seja, são mais de cinco ocorrências por dia no trânsito da cidade.

Os números nacionais são igualmente preocupantes, pois dados do Ministério da Saúde revelaram que 19,3% da população das capitais brasileiras ainda insistem em usar o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afirmou que comete esse ato. Em Barra Mansa, a preocupação com este tipo de infração é levada a sério pelo comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir Pereira. E para coibir esta prática, o comandante da GM afirma que são feitas algumas ações preventivas.

– Distribuímos cerca de mil folhetos no mês de campanha designado pelo Denatran, órgão que estipula temas em períodos diferenciados. O celular é um dos assuntos frequentes. Realizamos também ações pontuais em escolas, empresas e em locais onde a Guarda é convidada para palestrar. Além da orientação ‘in loco’ para motoristas em eventos de conscientização no trânsito pelo PET (Programa de Educação no Trânsito) – explicou.

O comandante alerta que as consequências para quem usa o celular no trânsito são sempre muito ruins. Há o risco de multa e, pior ainda, de acidentes com vítimas.

– Números indicam que o motorista leva de 8 a 10 segundos para atender o celular e de 20 a 24 segundos para ler uma mensagem. Estes momentos são cruciais para que alguma fatalidade aconteça. A prática aumenta a chance de acidentes em 400%. Já o motorista que for pego praticando a infração é autuado em sete pontos na carteira e multa de R$ 293 – destacou o comandante.

O engenheiro Fernando Campos afirma que normalmente não utiliza o celular quando está dirigindo, mas quando precisa ligar ou atender no trânsito geralmente encosta o seu veículo.

– Tenho plena ciência deste risco, por isso que evito e nunca fui multado. Acho que as pessoas que fazem uso do celular no trânsito são inconsequentes, pois esta prática podem causar acidentes. Conheço uma família que sofreu um sério acidente por causa do uso indevido de celular pelo motorista quando dirigia – lamentou o engenheiro.

O técnico em planejamento Samuel Melgaço também acha um absurdo usar celular e dirigir ao mesmo tempo. “Não costumo usar, mas na única vez em que tive que atender com o carro parado no sinal, para o meu azar fui visto por um guarda municipal que me advertiu e me multou. Em hipótese alguma eu atendo um celular dirigindo, mas quando preciso agora eu paro o carro para atender, mas geralmente evito por achar perigoso”, diz.

Apesar de admitir que já usou o aparelho algumas vezes devido ao seu trabalho ou para atender familiares, o engenheiro Fernando Barros sempre achou perigoso falar ao celular enquanto dirige.

– Como agora tenho um carro com multimídia que quando toca atendo pelo volante, não preciso pegar mais o celular para atender uma ligação ou ligar. E apesar de admitir que até com o multimídia tira um pouco da atenção, agora me sinto bem mais seguro para conversar com alguém no trânsito – admite.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Avatar

    Se multar e perguntar em quem votou, cem por cento são eleitores do mito miliciano, aquele que é temente a Deus e faz sinal de matar os outros

    Cambada de retardado

  2. Avatar

    A Guarda municipal faz oque quer na cidade e fica por isso mesmo
    Se é pra cobrar que se dê exemplo .

    • Avatar

      Só dizer. Fui autuado indevidamente de forma em um momento de raiva de um agente. Então 155 deve ser pouco, pois vejo pessoas no celular o dia todo. Todavia ser multado indevidamente. Deveria ter uma foto ou algum tipo de abordagem…

  3. Avatar
    O STF é coisa deles.

    Tem que parar com esse negócio de educar. No Brasil, com um povo idiota e sem educação, que acredita em mentiras e que elege imbecis e despreparados para governá-los, tem é que punir, multar, mexer no bolso. Somente assim vai resolver. Educação é para as crianças , a longo prazo.

  4. Avatar

    Em média 15 viaturas da Guarda Municipal são flagrados por mim sem cinto de segurança em Barra Mansa, 8 usando celular, 7 parando em lugar devido e uns 6 não dando a seta! E nesse caso comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir Pereiraqual ação tomar?

    • Avatar

      Em média 15 viaturas da Guarda Municipal são flagrados por mim mensalmente sem cinto de segurança em Barra Mansa, 8 usando celular, 7 parando em lugar indevido e uns 6 não dando a seta! E nesse caso comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir Pereira qual ação tomar?

  5. Avatar

    Precisamos educar o cidadão de Barra Mansa a parar na faixa de pedestres dando preferência as pessoas, nunca param.

Untitled Document