segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Em sessão tumultuada, Câmara de Volta Redonda aprova em primeira votação regulamentação de Uber

Em sessão tumultuada, Câmara de Volta Redonda aprova em primeira votação regulamentação de Uber

Matéria publicada em 6 de dezembro de 2018, 19:26 horas

 


Vereadores têm agora 48 horas para apresentar emendas a projeto que ainda precisa ir à segunda votação

Volta Redonda – Numa sessão tumultuada, a Câmara de Volta Redonda votou na noite desta quinta-feira, dia 06, a regulamentação do aplicativo Uber.  Antes e durante a sessão, houve troca de ofensas entre taxistas e motoristas de aplicativo, mas a presença ostensiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal evitou que houvesse confronto físico. No início da sessão, por volta das 18 horas, houve tumulto dentro do plenário entre motoristas do aplicativo, que contavam com o apoio de pessoas usando camisetas do Movimento Brasil Livre (MBL), e taxistas. O plenário da Casa ficou lotado. A lei foi lida e aprovada em primeira discussão. Agora, os vereadores têm o prazo de 48 horas para apresentação de emendas e o projeto irá a votação final. O objetivo da regulamentação é normatizar a operação dos aplicativos na cidade.

As pessoas que usavam camisetas do MBL puxaram manifestações no plenário, pedindo que não haja nenhuma regulamentação para o Uber e outros aplicativos de transporte remunerado de passageiros. Do outro lado, representantes de motoristas de táxi aplaudiram a mensagem, que, na opinião deles, reduz a desigualdade na competição entre os dois modos de transporte.

Entre os vereadores que se manifestaram durante a sessão, Jari (PSB) disse que não considera que a mensagem atenda aos interesses da população e votou contra ela, sendo acompanhado por Paulinho do Raio-X (MDB), que também se opôs à mensagem.  Fernando Martins (MDB) justificou seu voto favorável dizendo que possíveis problemas serão corrigidos com a inserção de emendas.

O  vereador Pastor Washington (PRB) atraiu manifestações contrárias dos motoristas de aplicativos e seus apoiadores ao lembrar que, dos cerca de 800 motoristas que tentaram se cadastrar na Prefeitura de Volta Redonda, apenas 170 eram moradores da cidade. Uma das exigências da regulamentação é que o motorista seja morador da cidade.

 

Sessão é marcada por polêmica (foto: Paulo Dimas)

A proposta que passou pela primeira votação é a que acompanha a Mensagem 024/2018, enviada à Câmara de Vereadores pelo prefeito Samuca Silva, após encontros com taxistas e motoristas de aplicativo. De acordo com Samuca, foi feito uma consulta pública à população, com resultado que demonstrou que a cidade quer o serviço prestado pelos aplicativos de transporte de passageiro. A proposta ainda prevê que os motoristas sejam moradores de Volta Redonda.
– Não queremos, de forma alguma, inviabilizar o serviço de Uber e outros aplicativos na cidade. É o contrário: o que queremos é justamente liberar legalmente o uso de aplicativos. É importante lembrar que a lei aprovada no Congresso Nacional determina que é obrigação dos municípios regulamentarem esse serviço, justamente para dar mais segurança e garantia aos usuários, que é o que faremos: uma regulamentação que garanta qualidade, segurança e que priorize quem é de Volta Redonda – disse o prefeito Samuca em entrevista concedida no dia 05 de dezembro.
Na ocasião, o prefeito Samuca Silva ainda destacou que o objetivo é garantir uma concorrência justa entre os meios de transporte de passageiros.
– A regulamentação é para autorizar o que hoje seria ilegal. Os aplicativos são bem-vindos e estão em toda parte do mundo. O que fizemos foi enfrentar essa questão, buscando essa regulamentação. Lembro que estava havendo casos de violência entre taxistas e motoristas de aplicativo. Por isso, vamos respeitar a legislação aprovada pelos vereadores, que também está sendo construída através do diálogo – concluiu o prefeito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

52 comentários

  1. Como assim uma disputa justa!
    Já que as corridas de Aplicativos sao mais baratas e assim o motorista ganha menos,e ira ganhar menos ainda pagando taxas e impostos pra prefeitura!

  2. Geral indo pra 99taxi

  3. Taxistas tem que se modernizarem, fazerem um aplicativo, e acabar com os pontos de táxi, onde vai gerar centenas de vagas para carros, ocasionando mais recolhimento de dinheiro no rotativo, como vai ocorrer na Rua
    33
    Sendo assim vai oferecer serviços de qualidade

  4. Só para lembrar: O UBER não acabará em VR.

    Segundo a reportagem, “…dos cerca de 800 motoristas que tentaram se cadastrar na Prefeitura de Volta Redonda, apenas 170 eram moradores da cidade…”

    E Vc que está defendendo o UBER: é da cidade ou é da baixada?

    Enquanto isso DOIS vereadores defendendo os forasteiros (800 – 170 = 630). 630 motoristas do UBER rodando em VR que não são da cidade. Isso é populismo barato, vereadores, pois nem receberão os votos desses forasteiros.

  5. Lendo os comentários aqui tenho até medo de como essas pessoas foram aprovadas na 1a série do fundamental

    Ninguém percebeu que o prefeito é FAVORÁVEL ao uso do aplicativo ?
    Ninguém leu que foi feita uma consulta pública e o resultado é que a população DESEJA o uso do aplicativo ?

    Pelo amor de Deus

  6. É pessoal,vamos votar melhor nas próximas eleições,começando por essa Câmara…essa turma aí,só trabalha em prol deles.Pq? estam burocratizando o Uber ? pq Vereadores tem ponto taxi na cidade

  7. A CULPA NÃO É MINHA!!!

    Não votei nessa mala.

    Isso é mudança de gestão, cobrem de quem votou nele kkkkkkkkkk

  8. O que esperar de uns vereadores lixos como todos esses aí : Dinho, Conrado, Granato, Edson quinto, tigrão etc… Sempre os mesmo nomes . Enquanto os cidadãos de VR não acordarem sempre terão mais do mesmo. Graças a Deus não vivo mais ai nessa cidade onde a gasolina bate os R$ 5,30 e o GNV R$ 3,70 aí é cidade apenas para político viver, pois eles ganham muito bem , agora, o cidadão trabalhador só toma na que lugar.

  9. #uberja #ubersim
    Que Volta Redonda não seja uma cidade presa no meio da evolução!
    Senhores taxistas, os donos de empresas de táxis ganham furtunas!!! Eles sim estão vendo muito dinheiro! O grande problema não é o que eles cobram, mas sim o que a população pode pagar. Táxi é muito caro para o nível econômico da nossa população! Pensem nisso! Eu tenho filho, nao tenho carro e quando preciso: UBER SIM!!!

  10. Prefiro andar a pé se for preciso, de que entrar dentro de um taxi em vr, nao vou financiar essa máfia do prefeito samuca

  11. Eu ganho 1000 reais por mês com a uber depois de pagar o combustível, ainda tem o pneu, óleo, possíveis problemas mecânicos, se eu tiver que pagar alguma taxa pra rodar não terei lucro nenhum, regulamentação ou inviabilidade para os motoristas como eu parem de dirigir? O que esperar de um prefeito sem nenhuma credibilidade, jogando o voto de confiança do eleitor no lixo, irá entrar para historia como o pior prefeito de VR com seu único mandato medíocre, podia ter evitado o constrangimento.

  12. Gente, vamos ler a proposta do Samuca. Dessa vez ele não está enganando ninguém.

    O UBER vai continuar existindo em VR. Deixem de ser bobos por irem na conversa de outros bobos.

  13. Vereadores estarão fora da próxima eleição.

  14. Os motoristas de Uber vão ter o mesmo benefícios dos taxistas??

  15. Quer diminuir a concorrência entre taxistas e aplicativo aumentando o valor dos aplicativos e não abaixando o valor dos taxistas. Coisa de Brasil mesmo né.

    • Lei as proposta. Se informa antes de falar besteira. Tbem estamos passando fome devido a concorrência desleal. Tem que pagar impostos sim. E ter obrigações e tirar os malfeitores da baixada q tira o emprego de moradores da cidade

  16. taxista é burro mesmo… é só parar de engordar a conta do dono do taxi que ele vê o dinheiro aparecer que nem o do uber…..

    • Ex taxista era burro e agora virou o q ? Kkkk escravo otário de uma empresa que não paga impostos kkkk Se pedir só o Atestado de Antecedentes criminais a metade para kkkkk

  17. Uber transporte de qualidade a preço acessível para a população, é isto o que interessa, o resto é armação. Prefake tentando invialilizar o aplicativo aqui em VR. Quem sairá prejudicado será a população, pois novamente ficará refém dos preços abusivo dos taxistas.

    • De qualidade como. Hj no Rio um motorista de uber estripou um menino.
      Tem presidiários de tornozeleira trabalhando. Carro todo inrregular. Isso q é qualidade?

  18. Edvaldo Rezende de Miranda

    A concorrência já fez o que a população de Volta Redonda, tá almejava, pois há dois ou três anos os taxista não tem aumento da tarifa e ainda estão dando 30por cento de desconto. Outras ações eles passaram a fazer, hoje os carros novos comprados por eles são de menor potencia, que resulta menor consumo do GNV mais caro do Brasil 3,69. Não se enganem assim que estes motorista de aplicativos ficarem em definitivo a primeira coisa que faram e ajustarem os valores das corridas, estão lembrados que os carros eram pretos de luxo e ofereciam água e balinha. Agora são pequenos, não ligam o ar condicionado e estão sem manutenção básico e até sujos.

  19. Tem que regulamentar mesmo a Uber !!!

  20. Vergonha esses vereadores vamos fazer a limpa,e retirar esse prefeito fack.

  21. Cavalgadura Diplomada

    Vereador tem carro com combustível pagos por nós? Sem mais.

  22. É uma vergonha esse tal de Samuca e mas essa máfia do táxis q infelizmente só que prejudicar a população….# eu sou a favor do Uber em vr#

  23. A maioria dos motoristas do Uber têm outra profissão e escolhem o dia e o horário que vão trabalhar. Aí fica fácil… É igual comparar camelô com lojista…
    Esse lance de a maioria ser de outras cidades também é errado, dificulta a fiscalização por parte do município. Contudo, o que mais tem no Brasil todo é motorista de Uber que mora num lugar e dirigir em vários outros. No Face mesmo vc percebe eles falando isso: “ah, vou dirigir hoje no Rio, amanhã em Nova Iguaçu, depois em Niterói” e por aí vai…

    • Totalmente desnecessário seu comentário… então quer dizer quem é de outra cidade não pode ir trabalhar na cidade vizinha ou onde bem entender?
      Já imaginou se somente os moradores da cidade trabalhassem na própria cidade como seria? Poderia citar outros 1000 exemplos em cima de mais um comentário infeliz que vc fez.

    • Sera q com essa lei que os taxistas ta também o direito de parar no ponto de taxi os uber , se querem direitos tem de ser iguais …

    • Nada a ver seu pensamento seu verme..eentao quem trabalba nas empresas automobilisticas de resende e regiao nao podem morar em vr ?
      Ah vá

    • Nada a ver é teu cérebro de ostra. Eu é que não perderei tempo tentando explicar algo para um ser tão obtuso, querendo comparar prestador autônomo de serviço com trabalhador formal… E te digo mais: há muito mais roceiros trabalhando aqui do que o contrário…

  24. “concorrência desleal”… Eh só abaixar a tarifa do táxi! Não precisa fazer o Uber ficar mais caro, e pode não ter sido da noite, mas que foi na calada, foi!

    • Ou deixar regulamentação como querem.

    • Esse Glauco não sabe de nada!
      Deve ser um taxista daqueles bem grosseiros, com o taxi todo encardido, fedido e que ainda cobra os olhos da cara por uma corridinha!

      Glauco, por que não compra um carrinho financiado e vira Uber?

      VIVA O UBER!
      ABAIXO OS TAXIS!

  25. mbl kkkkkkk

    gado d+

  26. Senhores vereadores, vamos fazer uma CPI das consessões dos táxis e passar essa caixa preta a limpo.

  27. Volta Redonda sendo Volta Redonda, sempre na vanguarda do atraso.

  28. Que absurdo! Parem de achar que vocês burocratas sabem o que é melhor para a economia! Chega de intervenção! Basta de corporativismo!

    Estamos quase em 2019! Parem de andar pra trás! Pelo amor de Deus!

    Mais liberdade, menos Estado!

  29. 16hs!!! Calada da noite!!??

  30. É vergonhoso o que está acontecendo na nossa cidade infelizmente quem vai sofrer com isso tudo será nois a população de Volta Redonda. Por isso que o nosso país não vai pra frente sempre querendo de uma certa forma tirar o bem estar do povo!!! Inaceitável.

  31. As redes sociais são mais fortes. Podem inviabilizar o aplicativo, mas sempre terá aquele colega ex Uber no grupo de WhatsApp que irá fazer a corrida com preço bem mais em conta do que a ROUBALHEIRA que é o táxi.

  32. Sou a favor do Uber pq o táxi é um furto

  33. Na calada da noite agiram samuca e essa corja que está na Câmara.. a população vai descobrir o nome de cada um que foi a favor dessa VERGONHA contra a população de VR… NÃO VAMOS ESQUECER!

  34. Vergonha desses vereadores, querem o que da vida. Fazer leis para ajudar a população nada né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document