Em tramitação: Pais que não acompanham a vida escolar de filhos podem ser penalizados

by Diário do Vale

Brasília – Está em tramitação no Senado um projeto que pode penalizar pais que não acompanham a vida escolar dos filhos. Segundo a proposta do PLS189/2012, os responsáveis devem comparecer a pelo menos uma reunião escolar por bimestre, e o descumprimento da exigência acarretará em penalidades como dificuldades na inscrição em concursos públicos, na emissão de documentos e até na obtenção de empréstimos governamentais, além do pagamento de uma multa equivalente à que se paga por não comparecer às eleições.
O objetivo do projeto é atrair pais e responsáveis para a escola e reforçar que o simples fato de efetuarem a matrícula não os exime da responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento educacional das crianças. A forma penalizadora de chamar atenção para isso, porém, vem gerando polêmica.
Diversos especialistas consideram as punições muito severas e não acreditam que a medida seja pedagógica ou capaz de promover uma mudança de cultura em prol da valorização do acompanhamento da educação escolar. Além disso, aponta-se a dificuldade de comparecimento dos pais à escola, seja porque os encontros acontecem em horário de trabalho ou porque são muitos os filhos e fica inviável marcar presença em todas as reuniões.
Para sanar esse problema, a proposta prevê uma alteração na legislação trabalhista, permitindo que o empregado deixe de comparecer ao serviço em tais datas sem prejuízo do salário. Com relação às outras críticas, o autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), reconhece que a lei não tem o poder de mudar a consciência dos pais, mas alega que ela pode prevenir e/ou solucionar casos de negligência.
Se aprovada, a exigência valerá tanto para instituições públicas quanto privadas de Educação Básica (que compreende desde a Educação infantil até o Ensino médio) e a participação poderá ocorrer em reuniões de pais e mestres ou em encontros individuais com professores.
As informações são da Agência EBC.

You may also like

1 comment

ÊTA POVINHO 18 de outubro de 2015, 20:31h - 20:31

Bolsa Família tbm. Dentre as punições deve entrar a proibição de receberem o Bolsa Familia tbm.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996