
Muitos ex-alunos retornam como professores ou passam a atuar no suporte administrativo da iniciativa – Foto: Divulgação
Volta Redonda – O Clube Palmares anunciou a abertura da 4ª edição do curso livre ‘Por uma educação antirracista’. Criado por voluntários em 2022, o curso se consolidou como um importante espaço de reflexão e aprendizado sobre o antirracismo na educação. Desde então, mais de 100 cursistas passaram pelas três edições anteriores, que foram ampliadas e reformuladas ao longo do tempo.
Nesta edição, serão oferecidas duas turmas presenciais: uma às quintas-feiras, das 19h às 21h, e outra aos sábados, das 8h às 12h10. As aulas acontecerão na sede do Clube Palmares, localizado na Avenida Roma, no bairro Jardim Europa, em Volta Redonda. O curso foi desenvolvido inicialmente para profissionais da educação, mas ao longo do tempo passou a atrair participantes de diversas áreas.
“As aulas buscam trazer reflexões que vão para além da escola, permitindo uma melhor análise da nossa sociedade e de nós mesmos. Aliás, todos os professores são pesquisadores nas temáticas das aulas que ministram, elevando a qualidade do trabalho oferecido”, destacam os organizadores.
A circularidade do ensino é um dos pilares do curso. Muitos ex-alunos retornam como professores ou passam a atuar no suporte administrativo da iniciativa. Um exemplo é a professora Daniele Balbino. “Desde o início, minha maior preocupação sempre foi oferecer condições de ascensão aos meus alunos, que, em sua grande maioria, são pessoas negras como eu. Por muito tempo, essa foi uma luta solitária, enfrentada com determinação, mas também com a sensação de que faltavam aliados e ferramentas para transformar a realidade de forma mais profunda”.
“Tudo mudou quando me tornei aluna do curso do Palmares. Foi ali que me fortaleci, foi onde pude ser frágil e assim descobrir minhas potencialidades. Recebi muito mais do que conhecimento acadêmico; ganhei ferramentas para transformar minha prática pedagógica e encontrei parceiros que compartilham da mesma missão. Aprendi que a educação é uma semeadura coletiva”, disse.
“Hoje, estou do outro lado, como professora do mesmo curso que um dia me acolheu. E é emocionante constatar que o movimento é para todos. Ver nossos alunos crescerem, se fortalecerem e, por sua vez, se tornarem agentes de transformação, é a prova de que a luta nunca foi em vão. É a certeza de que, juntos, estamos plantando um futuro mais justo”, concluiu Daniele Balbino.
As inscrições estão abertas até o dia 14 de março e podem ser feitas por meio de um formulário online, disponível nas redes sociais do Clube Palmares. Para cobrir despesas do curso, é solicitada uma taxa colaborativa de R$60. As aulas começam no dia 15 de março.