Empresas de transporte acionam TCE para barrar renovação das linhas de ônibus de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – O projeto do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, para renovar as linhas de ônibus da cidade e oferecer transporte público seguro e de qualidade para a população sofreu mais um ataque.  Dessa vez, três empresas – Viação Sul Fluminense, Viação Santa Edwiges e Turismo e Pedro Antônio – acionaram o TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) para barrarem o contrato emergencial que serviria as linhas municipais de ônibus.

Apesar da medida, no entanto, até o momento, a licitação continua agenda para a próxima sexta-feira, dia 6. Samuca iniciou a renovação das linhas de ônibus em maio deste ano motivado pelo péssimo serviço prestado pela Viação Sul Fluminense, que oferece ônibus velhos e precários, atrasos e até incêndios frequentes em veículos. O alinhamento das empresas contra a ação de renovação é recorrente. O prefeito decretou caducidade na concessão da empresa e abriu processo de licitação, esse que foi contestado por empresas no TCE e está em fase de revisão de 36 itens.

Entretanto, Samuca optou por contratar de forma emergencial o serviço para não prejudicar a população que utiliza ônibus em Volta Redonda enquanto o imbróglio não é solucionado. O próprio TCE deu fé ao discurso do prefeito.

“Vislumbro, nesse sentido, a incidência do periculum in mora reverso, haja vista que o dano à administração pública e principalmente aos moradores de Volta Redonda, com a paralisação do procedimento para a prestação do aludido serviço, seria maior que o estimado prejuízo pelo prosseguimento da contratação, ainda que por dispensa de licitação, considerando tratar-se de serviço essenciais e continuados”, justificou o conselheiro do TCE, Rodrigo Melo do Nascimento.

Samuca mantém a posição de renovação do transporte e garante enfrentar todas as disputas até as últimas instâncias. “Vamos renovar as linhas de ônibus, vamos garantir transporte seguro e confortável à população. Não adianta tentarem de todas as formas, se unirem, conspirarem ou até fazerem ameaças veladas, nós não vamos desistir dessa proposta.”

O contrato emergencial permite operação de até 180 dias. A licitação das linhas da Sul Fluminense é a primeira da história de Volta Redonda. O contrato anterior foi feito por uma delegação do serviço, acordo anterior a lei de concessões.

“Sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos e estamos preparados para vencer e entregar resultados satisfatórios ao povo”, finalizou Samuca.

You may also like

26 comments

Jacu da Cicuta 5 de dezembro de 2019, 10:59h - 10:59

Se essa história fosse uma novela, diria que o vilão está oculto por traz dessas 3 empresas que toda hora entram com recursos para impedir a licitação ou contrato emergencial das linhas de ônibus em VR. O vilão com toda certeza não é a favor da Sul Fluminense, da população e muito menos dos trabalhadores, o Vilão vacilão pensa que pode manipular tudo até o ultimo suspiro da VSF. Quer fazer a Sul Fluminense ir agonizando até morrer(falir). E pra isso não se importa se toda uma população e trabalhadores vão penando a cada dia com os péssimo serviços desta empresa agonizante. Mas por quê disso? Vai vendo… Se não tiver licitação e nem contrato emergencial o vilão pensa que vai receber as linhas da falida sul fluminense de mão beijada, sem fazer o minimo esforço em ter que participar de uma Concorrência Pública. Quanta maldade, se dessa vida não se leva nada, nem a roupa que se veste pra ir no caixão é o falecido que escolhe! Que os anjos da guarda da justiça intercedam nesse caso para o bem de todos.

VAI VENDO 5 de dezembro de 2019, 13:28h - 13:28

São 30 anos de exploração pelas empresas, meu caro! O Samuca vai dar mais prejuízo a todos, além do que já deu. Os seus bisnetos lembrarão dele pq sofrerão mais do que nós, hoje, nos pontos de ônibus.

Jacu da Cicuta 5 de dezembro de 2019, 15:43h - 15:43

VAI VENDO, Que visão curta a sua, só sabe fazer politicagem rasteira, querendo imputar toda culpa ao atual prefeito. Quem é o prefeito é o que menos importa nesse momento, sanar o problema de falta de ônibus nas linhas essa é a questão principal. Importante é acontecer a licitação, entrar novas empresas com novos ônibus de qualidade para atender os mais prejudicados que é a população. Vc diz aí vão ser 30 anos… é daí!!! As atuais empresas estão operando e explorando financeiramente as linhas sem licitação por mais de 60 anos. Essa questão não pode ser usada para politicagem, o tema é de suma importância para toda cidade. O sistema de transporte público está em estado de calamidade é não por culpa da Prefeitura de VR não. Afinal quem fez a galinha dos ovos de ouro entrar em estado de falência? Uma dica: Herdeiros em divergência.

Emir Cicutiano 6 de dezembro de 2019, 15:11h - 15:11

Tem nexo, esse raciocínio. Seria muito mais fácil repassar a permissão diretamente para a Elite e a Pinheiral, que já operam na cidade, são do mesmo sindicato e já têm validadores nos ônibus. Elas não têm como cobrir totalmente a ausência da VSF, mas têm carros para suprir a lacuna deixada (se a VSF continuar operando à meia boca), ao menos nesse período emergencial… Sou totalmente favorável a que isso aconteça, o que não pode é continuar com menos da metade da frota rodando…

Alguem 5 de dezembro de 2019, 01:35h - 01:35

Na verdade estamos msm operando com poucos ônibus assim como a elite,Mas oqe não é justo e esse prefeito aceitar que vr tenha mais 300 funcionários na rua eu sou uma delas,já que vem outra empresa que nos empregue ,tirar e facil,empregar e difícil veja por aquela vergonha do cadastro de emprego na ilha foi a maior vergonha pra cidade

JPe 5 de dezembro de 2019, 08:50h - 08:50

Me solidarizo com você,num tempo que nem esse perder emprego,com família tratar e contas para paga,não é mole :/

Jacu da Cicuta 5 de dezembro de 2019, 09:39h - 09:39

Acorda!!! Cobre seus direitos do seu antigo patrão. Afinal quem administrou essa empresa durante mais de meio século e ganhou muito dinheiro explorando o serviço de transporte público foram os donos da empresa. Encobertar a má administração que sempre foi feita pelos donos da empresa é coisa de massa de manobra. Toda população e os usuários dos ônibus dessa empresa faz anos que estão percebendo a empresa ir pro buraco sem renovar a frota, ficando com ônibus a cada dia mais sucateados, e vc que trabalhou lá não percebeu nada? ACORDA! Essa balela de por culpa da prefeitura não cola.

Emir Cicutiano 4 de dezembro de 2019, 20:43h - 20:43

Cadê os procuradores do município, esse bando de come-e-dorme? Isso é uma afronta à população de Volta Redonda! Essa empresa está há vários meses rodando com menos da metade da frota prevista. Ela própria disse que tem cerca de 70 ônibus circulando, quando deveria ser 160… Ou seja, ela não faz, admite isso, mas não quer deixar outro fazer! O próprio prefeito Samuca anuiu que a empresa pode continuar rodando nesse contrato emergencial, tendo outras complementando o buraco deixado… O que afinal de contas a Viação Sul Fluminense alega para impedir esse contrato emergencial, já que ela própria assume que não tem condições operacionais de realizar o serviço?… Pra mim isso cheira a litigância de má-fé, ato meramente protelatório e nocivo aos interesses públicos e coletivos… CADÊ VOCÊS, PROCURADORES DO MUNICÍPIO? Vamos nos mexer!!!…

VAI VENDO 4 de dezembro de 2019, 20:15h - 20:15

VÃO VENDO Aí o que é privatização.

VAI VENDO 4 de dezembro de 2019, 20:19h - 20:19

Cadê aqueles que dizem que empresa privada é melhor do que a empresa pública? Privatização no Brasil não funciona

Vigario 4 de dezembro de 2019, 17:17h - 17:17

Para aqueles que criticam a coisa publica, esse ai e um bom exemplo de como age a iniciativa privada nao prestam bons servicos e impedem sua melhoria . Acho que deveria ser criada um empresa municipal de transporte publico… Para comparar, me lembro das funerarias particulares de VR. O ex Vereador Aristides Martins pagou com a propria vida qdo trabalhou para criar a funeraria municipal. Hoje esse servico e mto melhor.

Max 4 de dezembro de 2019, 17:02h - 17:02

Então, é hora da população deixar de lado o bairrismo político e fechar com a prefeitura (não como prefeito e sim com a instituição que representa a cidade) para extirpar essa sul fluminense de vez (e as outras 2 que são laranjas).

Esquecer a boataria e apoiar a causa, para eliminar de vez essa velha sanguessuga que detona a cada dia mais nossa cidade.

Sem politicagem, não importa o prefeito, não pense que apoiar essa causa é dizer que apoia a prefeitura, mas

Christiane 4 de dezembro de 2019, 16:27h - 16:27

a população poderia criar uma forma de apoiar o Samuca nessa luta… mostrar que somente o povo runido poderá mudar a história de tanto descaso sofrido há décadas.
ou então: se multiplicarmos 01 dia de passagem que cada pessoa gasta X quantidade de ônibus precários X quantidade de voltas que cada ônibus dá por dia = PREÇO DE UM ONIBUS ELETRICO
ou seja, se paralisarmos um dia por semana e doarmos para Prefeitura comprar onibus “Tarifa Zero”, creio que em poucos meses todos estarão satisfeitos, andando confortavelmente, com ar condicionado, wi-fi e custo zero.
#tamojuntosam

Jacu da Cicuta 4 de dezembro de 2019, 16:15h - 16:15

E Aí VEREADOR (S)? Vão ficar fingindo de mortos até quando? Nós, os eleitores estamos de olho no comportamento de vocês! Quem se cala nessas horas não é neutro… na verdade está contra a população!

Eleitor 4 de dezembro de 2019, 21:14h - 21:14

As empresas estão alegando o que para barrar?

VAI VENDO 4 de dezembro de 2019, 22:01h - 22:01

Quando falar de vereadores sempre fale a quantidade deles que são 21 para todos se lembrarem. Lá temos vereadores que têm mais tempo de casa do que um trabalhador comum.

Severino 4 de dezembro de 2019, 16:13h - 16:13

Realmente está virando uma briga de foice a melhoria do transporte coletivo em VR. Afinal de contas o Prefeito manda ou não manda nesta cidade? Já passou da hora do TSE acabar com essa novela.Chega de o povo se maltratado por essas empresas antigas e quebradas de Volta Redonda e adjacências.

Jacu da Cicuta 4 de dezembro de 2019, 16:11h - 16:11

Se acaso o tribunal de contas acatar o pedidos dessas empresas de mer…. Aí será necessário que o MPF entre nessa parada para desenrolar esse mafia de empresas de ônibus que estão avacalhando com a vida do cidadão que paga seus impostos e tem todo o direito de ter ônibus de qualidade e empresas que pague os imposto e direitos trabalhistas também! Desconfio que tem empresas de ônibus que entrar com esse pedidos apenas como boi de piranha, para que outras empresas ganhe as linhas de mão beijada sem licitação ou contrato. Será que esses poderosos acham que a linha de ônibus pertencem a eles, por isso podem dar pra quem o cartel deles achar merecedor? Pra cima deles prefeito com ajuda da população! BASTA COM ESSA MÁFIA

FranciscoJFLacerda 4 de dezembro de 2019, 15:52h - 15:52

Estas empresas parecem políticos que fazem diversos pactos secretos até diabólicos até com o inimigo para não perderem as mamatas e as fontes de vantagens de seus bilhões. pela exploração do povo.

na lata 4 de dezembro de 2019, 15:31h - 15:31

É o TCE já deu parecer favorável a contratação emergencial, mesmo que muitas empresas questionem, como artifício para se manterem a todo custo, mesmo na ilegalidade pelo caducidade do contrato de concessão, não vai ter como mais não, esse cartel das máfias do transporte no estado do RJ não terá como impedir mais isso, vai acontecer mesmo e teriam que ter um embasamento muito bom para impedir o que é impossível na altura do campeonato e o próprio edital de concessão está sendo revisto e o máximo que o TCE fará é pedir os ajustes, ajustes esses que já deveriam ter feito na época de confecção do edital, pois a lei 8.666/93 é quem dita como deve ser feito e o jurídico da prefeitura existe para ver justamente se tá dentro da lei, alguém não tá trabalhando direito e acaba gerando esse tipo de problema para o prefeito.

Morador do bairro Santa Cruz!!!!! 4 de dezembro de 2019, 15:19h - 15:19

Não é possível que o tribunal de contas vai concordar porque com certeza alguns estão ganhando muito para essa Sul Fluminense ficar o famoso caixa dois porque ela não está fazendo nada os ônibus no bairro Santa Cruz não tem horário tem gente que está perdendo o emprego por causa dessa empresa estão chegando atrasado no serviço Será que esses vereadores que a gente votou neles não estão vendo isso ou será que eles estão ganhando por fora para fazer de celo isso é uma vergonha uma palhaçada sou morador do bairro Santa Cruz estamos abandonado!!!!!!

Cadê esses bando de vereador come dorme 4 de dezembro de 2019, 15:11h - 15:11

É por isso que essa p**** desse Brasil não vai para frente enquanto tem gente que quer andar direito tem um monte de f************ querendo é o errado p**** eu tô ficando mais de uma hora num ponto para pegar essa m**** desse ônibus Santa Cruz Será que ninguém tá vendo isso só o prefeito Samuca isso é uma vergonha cadê esses bando de vereador que não faz p**** nenhuma na hora de pedir voto essas praga fica aí e essa m**** dessa Sul Fluminense gente que não tá fazendo nada p**** que m**** de volta redonda a população também tem que ter vergonha na cara porque não adianta ficar só reclamando dentro do ônibus na hora da eleição esse bando de vagabundo de vereador aí vamos mostrar na urna porque pelo que tá acontecendo aí o Samuca tá sozinho

Leonardo 4 de dezembro de 2019, 20:20h - 20:20

Manda ele colocar o ônibus elétrico no Santa Cruz

Capeta da grota do Santa cruz 4 de dezembro de 2019, 13:48h - 13:48

Poe para fora e contrata outras que irão prestar um serviço de qualidade sem esse monte de sucatas andando pela cidade.

RICARDO 4 de dezembro de 2019, 13:28h - 13:28

Tem que mandar é prender os donos dessas empresas que querem embarreirar o processo, pois quem tá se ferrando somos nós, usuários, que não aguentamos mais ficar plantados nos pontos esperando por esses restos de ônibus, chegando atrasado no serviço e tarde em casa. Pôe esses FDP para andar de ônibus prá ver se não mudam de idéia.

Maria uma mãe 4 de dezembro de 2019, 15:22h - 15:22

Ta muito difícil sair depender de ônibus agente fica mais de uma hora no ponto esperando o ônibus e ainda está sempre quebrando. Ja está na hora de dar o lugar pra outra.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996