>
segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 22:52 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Encerramento do III Congresso Eucarístico reúne mais de 6 mil fiéis na Ilha São João

Encerramento do III Congresso Eucarístico reúne mais de 6 mil fiéis na Ilha São João

Matéria publicada em 17 de junho de 2022, 13:03 horas

 


O bispo dom Luiz Henrique lembrou que a realização do Congresso Eucarístico tem como inspiração o ano do Centenário diocesano – foto: Divulgação Diocese de BP-VR.

Volta Redonda- Realizado na tarde da última quinta-feira, dia 16, na Ilha São João, em Volta Redonda, a festa de encerramento do III Congresso Eucarístico da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, contou com a participação de mais de 6 mil pessoas.

O evento iniciou-se com a apresentação do Padre Antônio Maria e da Irmã Greice. Em seguida, o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, presidiu a Santa Missa com a Primeira Eucaristia de mais de 300 crianças de toda a Diocese.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, o III Congresso Eucarístico começou no dia 11 e durante toda a semana as diversas paróquias e comunidades promoveram atividades ambientais, missionárias, sociais e catequeses. “Esta festa é nossa e vocês é que estão realizando, parabéns!  Essa homenagem a Jesus Eucarístico, essa festa que estamos fazendo é para Ele e Ele que assim profetizou esse momento tão especial. Nosso muito obrigado a todos pela presença, juntos como Diocese, família, Igreja de Deus nos congregamos hoje em torno de Jesus, que nos une e nos fortalece na caminhada”, parabenizou o Bispo Diocesano.

O bispo lembrou que a realização do Congresso Eucarístico tem como inspiração o ano do Centenário diocesano. Por isso, o tema foi: Centenário da Diocese: memória, gratidão e missão e como lema a passagem bíblica “Fica conosco, Senhor!” (Lc 24,29). Já a escolha por fazer o evento no ano do Centenário diocesano partiu do Bispo diocesano, em ser uma forma de celebrar Jesus Eucarístico com toda a Igreja diocesana no III Congresso Eucarístico Diocesano.

O Padre Paulo Sérgio de Almeida, ressaltou, que nessa semana o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique tem sempre agradecido às pessoas pelo intenso trabalho e dedicação. “Mas, é importante sabermos que a ideia de realizar esse Congresso Eucarístico partiu do Bispo diocesano. Foi ele o primeiro a nos incentivar. Então, se tudo isso acontece é também pela inspiração do senhor, por isso, muito obrigado Dom Luiz”, agradeceu o coordenador diocesano de pastoral, Padre Paulo.

Em sua homilia, Dom Luiz Henrique explicou sobreo lema escolhido. “Os discípulos de Emaús retratam nossa realidade atual: cansados, por vezes desanimados, tristes, por conta de uma pandemia, problemas sociais graves em nosso país, a fome, a guerra, diante de tudo isso, como encarar essa realidade? E vem Jesus através de sua Palavra a nos aquecer, nos consolar e Ele que abençoa o pão e desaparece, porque agora sua presença real não é mais física, traz o alimento que nos encoraja e nos fortalece”.

Ele ainda completou sobre o marco significativo de estar celebrando o III Congresso Eucarístico na Diocese 68 anos após o segundo e 78 após o primeiro: “Mais de 50 anos após o último Congresso Eucarístico eis nos aqui para a manifestar publicamente, como costumamos fazer em toda festa de Corpus Christi, em especial no Congresso Eucarístico, a presença real de Jesus em nosso meio. Esse é o motivo de estarmos congregados e unidos enquanto Igreja diocesana”, destacou.

Estiveram presentes na festa duas fiéis, em que uma participou do 1º Congresso Eucarístico Diocesano e fez sua Primeira Eucaristia, dona Iraci e dona Cleusa, que participou do 2º Congresso. Ao término da Santa Missa, o Bispo Diocesano presenteou-as e apresentou-as para toda a assembleia. “Que a memória da dona Iraci e dona Cleusa que lembram do 1º e do 2º Congresso ajude cada um de nós a ficar com a memória profundamente marcada, amorosa, afetiva”, incentivou Padre Paulo Sérgio de Almeida, coordenador diocesano de Pastoral.

Além disso, foi reforçado três compromissos com toda a assembleia. Que devem ser seguidos em suas comunidades. “Queremos assumir três compromissos diante desse Congresso Eucarístico. O primeiro a doação de sangue, nossos bancos de sangue estão pedindo socorro, devemos incentivar a doação de sangue. O segundo compromisso é repensar a questão do lixo em nossas comunidades, incentivar as comunidades a serem pontos de coleta, sobretudo do lixo eletrônico. E o terceiro compromisso, dai-vos de comer, incentivar, favorecer as diferentes pastorais e ações sociais com o cuidado dos mais pobres e necessitados. A vida segue”, explicou Padre Paulo.

Ao longo de todo o ano haverá uma programação especial para celebrar os cem anos da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. O III Congresso Eucarístico Diocesano foi um marco na história desta Igreja particular e no retorno dos grandes eventos. “Que essa bonita festa seja um recomeço de nossa caminhada, que não percamos a esperança. Voltemos a caminhada em nossa vida eclesial, Jesus espera cada um de nós”, finalizou Dom Luiz Henrique.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document