Encontrando o equilíbrio

Como o estresse no trabalho afeta a saúde mental das mulheres

by Agatha Amorim

Sul Fluminense – Encontrar o equilíbrio em nossas vidas é uma busca constante, uma jornada que muitas de nós, mulheres, enfrentamos diariamente. Nosso papel multifacetado, seja no trabalho, em casa, ou em nossos relacionamentos, muitas vezes nos coloca no epicentro do estresse. No entanto, é essencial discutir como o estresse no trabalho afeta nossa saúde mental, pois é um tópico que merece atenção. Nós carregamos muitas responsabilidades, como trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e dos relacionamentos. Isso pode ser cansativo, e o trabalho muitas vezes traz preocupações extras. No ambiente profissional, somos frequentemente pressionadas a desempenhar múltiplos papéis, a conciliar prazos apertados e a superar expectativas, muitas vezes sacrificando nosso próprio bem-estar no processo. O estresse crônico no trabalho pode minar nossa saúde mental, levando a ansiedade, depressão e esgotamento.

O esgotamento mental, muitas vezes conhecido como síndrome de burnout, é uma preocupação crescente entre as mulheres que enfrentam estresses no trabalho. Quando constantemente sobrecarregadas, podemos nos deparar com essa condição exaustiva que afeta nossa saúde mental e emocional de maneira profunda. Os sintomas do esgotamento incluem exaustão emocional, despersonalização (sentimentos de cinismo em relação ao trabalho) e uma diminuição da realização pessoal. Se não tratado, o esgotamento pode levar a transtornos de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Saber quando você está cansada é importante! É fundamental reconhecer que nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física. Encontrar o equilíbrio significa priorizar o autocuidado, estabelecer limites saudáveis e aprender a dizer “não” quando necessário.

Além disso, é crucial buscar apoio, seja através de terapia, grupos de apoio ou compartilhando nossas preocupações com amigos e familiares. Resumindo, equilibrar todas as partes da vida é complicado para nós mulheres, especialmente com o estresse no trabalho. Identificar quando você está cansada e seguir algumas dicas simples, como se cuidar melhor e pedir ajuda quando necessário, pode fazer toda a diferença para a saúde mental e a felicidade de cada mulher. Lembre-se de que não estamos sozinhas nessa jornada e que é perfeitamente normal sentir-se sobrecarregada às vezes é essencial.

Ao enfrentarmos o estresse no trabalho com empatia por nós mesmas e pelos outros, podemos construir um caminho mais saudável para alcançar o equilíbrio e cuidar da nossa saúde mental. Afinal, seremos mais fortes e resilientes quando cuidamos de nós mesmos.

 

Gabrielle Werneck é educadora, pedagoga e diretora pedagógica/empreendedora na ECE Educacional, uma empresa de serviços para educadores e instituições. Atuo na área educacional há mais de 5 anos e atualmente, desenvolvo um trabalho especialmente com mulheres e educadoras falando sobre carreiras e profissões.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996