Encontro vai discutir expansão urbana em Angra dos Reis

by Diário do Vale

Ocupação urbana em Angra é tema de encontro. (crédito Divulgação)

Angra dos Reis – O VII Encontro com a Sociedade, que acontece hoje, 30 e amanhã, 31, em Angra dos Reis, vai discutir a expansão urbana da região da Costa Verde. O evento será no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara e terá o apoio da Prefeitura de Angra. Participantes do encontro debatem ainda sobre a importância do  reconhecimento das comunidades tradicionais locais, a especulação imobiliária, o papel da mulher no desenho dos espaços, entre outros assuntos.

O tema “A cidade, suas contradições e meio ambiente”, será abordados através de mesas-redondas e debates. Durante o evento, a equipe de atendimento arquitetos  estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre procedimentos fundamentais para o exercício da profissão, coletar dados biométricos, receber documentos e entregar carteiras profissionais.

Fiscais percorrerão as cidades da Costa Verde para orientar a população sobre a importância de projetar e de construir com a orientação de profissionais habilitados. Ações serão ainda empreendidas para combater o exercício ilegal da arquitetura e urbanismo.

De acordo com a vice-presidente e articuladora do Encontro com a Sociedade em Angra dos Reis, Nadir Moreira, a regionalização inédita do evento é um passo importante para aproximar o Conselho dos profissionais, em especial daqueles que atuam no interior do estado, e da sociedade em defensa de melhores políticas públicas para as cidades.

– Assim como na capital, os arquitetos e urbanistas da Costa Verde estão também interessados em discutir a regularização fundiária, a implantação da assistência técnica pública e gratuita para habitação de interesse social e o desenvolvimento urbano, respeitando as condições socioambientais. Como autarquia pública responsável pela regulação do exercício profissional no Rio de Janeiro, o CAU/RJ dá um grande passo na valorização do exercício da nossa atividade e apresenta à sociedade como a arquitetura e urbanismo pode transformar positivamente a vida das pessoas – explicou Nadir.

Promovido anualmente pelo CAU/RJ, o Encontro com a Sociedade discute o papel social da arquitetura e urbanismo, além de aproximar os profissionais das demandas da sociedade e debater como aprimorar a atuação do Conselho no estado. Este ano, evento realizou as primeiras edições regionais do Encontro. O primeiro aconteceu em Maricá, em maio, e tratou da Regularização Fundiária. Em julho, a assistência técnica em habitação de interesse social foi discutida em Nova Iguaçu. Angra dos Reis recebe agora o debate sobre as cidades, suas contradições e meio ambiente. A última edição do evento em 2018 será na capital fluminense. A previsão é que aconteça nos dias 28 e 29 de novembro.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996