quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 - 09:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Enem: Fim de semana será de provas para estudantes

Enem: Fim de semana será de provas para estudantes

Matéria publicada em 4 de novembro de 2016, 20:55 horas

 


Inscritos devem ficar atentos a horário e orientações para realização do exame

Inscritos devem ficar atentos a horário e orientações para realização do exame

Inscritos devem ficar atentos a horário e orientações para realização do exame

Sul Fluminense – Estudantes do Sul Fluminense e de todo o Brasil farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado e domingo, dias 5 e 6. Ao todo, são oito milhões de pessoas, o que faz desta a segunda maior edição do exame, ficando atrás apenas de 2014. O total de inscritos é de 8.627.195, sendo 58% do gênero feminino e 42% masculino. Desses, 57% já concluíram o ensino médio e 22% irão concluir em 2016.

Três novidades marcam a edição de 2016. Pela primeira vez, todos os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra. Também é a primeira vez que os inscritos podem acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smartphones.
A estudante de Volta Redonda Marília de Souza, de 16 anos, disse que se preparou não só nos estudos para ter sucesso nas provas. Esta é a terceira vez que ela realiza o exame, e disse que foi importante ter essa experiência enquanto estava no primeiro e segundo anos para chegar à etapa decisiva mais segura. Marília deseja cursar Direito na UFF de Volta Redonda e está otimista.
– Geralmente os alunos gastam muito tempo pensando só nos estudos ao longo do ano e junto com isso vem todo o estresse. Com as experiências que tive, foi importante para que agora eu saiba o quanto faz diferença ter um bom descanso, relaxar nos dias anteriores e não ficar maluca estudando de última hora. Isso não resolve mesmo. Agora, a sorte foi lançada, não é?! Acredito que vou conseguir, sim – expressou a futura universitária.
Os inscritos que farão o exame na região não sofreram com o adiamento por conta das ocupações em instituições. No estado do Rio, as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro em Duque de Caxias, Niterói, Rio das Ostras e na capital.

Provas

Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30. No sábado, 5, as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com quatro horas e 30 minutos de duração. No domingo, 6, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em cinco horas e 30 minutos.

O que levar

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente – o uso de caneta de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta.

Cartão de Confirmação da Inscrição

Recomenda-se ao inscrito levar o cartão nos dias da prova para conferência do endereço do local de aplicação e da sala. O cartão, disponibilizado na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016, informa: número de inscrição; data e horário do exame; local de realização das provas; indicação do atendimento específico ou especializado (se for o caso); opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).
O cartão de confirmação de inscrição pode ser impresso, informando CPF e senha na Página do Participante. Em caso de esquecimento da senha, a recuperação deverá ser feita na Página do Participante ou no aplicativo Enem 2016. O participante poderá alterar a senha de acesso ou solicitar o envio de nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.

Documentos válidos

Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

Formato

As provas do Enem são compostas por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document