sábado, 4 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Entidades querem um novo horário de funcionamento do comércio em Volta Redonda

Entidades querem um novo horário de funcionamento do comércio em Volta Redonda

Matéria publicada em 30 de maio de 2020, 11:12 horas

 


Volta Redonda – Em nota divulgada nesta manhã de sábado, 30, a Aciap, CDL e o Sicomércio, de Volta Redonda, se manifestam contrárias a decisão quanto ao horário de funcionamento do comércio da cidade, durante pandemia de Covid-19. As entidades afirmam que o atual horário, de 14h às 22h,  determinado pela prefeitura, como medida de flexibilização para conter a Covid-19, gera insegurança tanto para os trabalhadores, quanto para  consumidores.

Na nota, representantes das entidades propõem ainda que o comércio passe a funcionar de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados das 9h às 13h e reiteram a importância do setor para a geração de empregos e renda para a cidade.

Acordo 

A proposta de ampliação da flexibilização do comércio em Volta Redonda, deve sair na próxima segunda-feira, dia 1, quando o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), vai avaliar a retomada das atividades de clubes, academias, igrejas e templos religiosos, previstos, inicialmente, para funcionar a partir do dia 10 de junho, seguindo uma série de restrições.

Já as escolas particulares abrem parcialmente no dia 30 de junho, com 20% da lotação, para as turmas dos primeiros anos de ensino fundamental, limitadas aos pais que precisem deixar os filhos nas escolas para poderem trabalhar.

Escolas da rede municipal só retornam à atividade no próximo ano letivo, e os programa para idosos e o Parque Aquático do município seguem sem previsão de retorno.

O que abriu na quinta

As atividades econômicas em Volta Redonda retornaram ao estágio que existia até o dia 20. Estavam abertos desde o dia 18 os shoppings,das 12 às 20 horas, com permanência máxima de uma hora e meia no estacionamento e proibição de presença de menores de cinco anos e maiores de 60. Também estavam funcionando, desde o dia 11, o comércio varejista; outras atividades e serviços; seleção e agenciamento e locação de mão de obra; artes, cultura, esporte e recreação; atividades imobiliárias; agências de viagem, operadores turísticos e serviços de reservas.

Desde o dia 4 de maio, funcionavam indústrias em geral, transporte, armazenagem e correio, atividades de vigilância, segurança e investigação, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, eletricidade e gás, agricultura, pecuária, produção florestal, serviços para edifícios e atividades paisagísticas, comércio por atacado, reparação de veículos automotores e motocicletas, serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados, informação e comunicação, comércio de veículos automotores e motocicletas, bares, restaurantes, centro gastronômicos e lanchonetes, com a utilização das mesas pelos consumidores de forma intercalada “mesa sim, mesa não”, observando a ocupação máxima de 30% (trinta por cento), sendo permitidos os serviços de entrega à domicílio “delivery”, “drive-thru” ou a entrega aos consumidores de produtos embalados para consumo em outros locais de forma irrestrita, sem auto-serviço (self-service) na preparação de qualquer tipo, feira livre (apenas gêneros alimentícios e espaçamento de 3 metros entre as barracas) e salões de beleza, barbearias, esmalterias, clínicas de estética e afins (com agendamento, limitando o número de clientes a um por atendente, com espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre os clientes, respeitando-se as demais restrições comuns às demais atividades).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

34 comentários

  1. Avatar

    parabens a CDL de volta redonda esta certissima em tenta muda esse horario nada a ver o virus nao escolhe o horario e aglomeracao vai ter em qualqr horario basta olhar pra fila dos bancos isso nunca ira mudar so quem trabalha no comercio e q sabe..cade os onibus tmb estao de quarentena ainda

  2. Avatar

    Vc do “Fique em casa”… Ninguém está mandando vc sair… Siga sua vida na sua casa q eu sigo a minha na rua.

  3. Avatar

    As mães não trabalham quem estuda no ensino fundamental só os particulares

  4. Avatar

    A CDL não está preocupada com as mortes, eles querem e faturar que se dane o poder público. Antes da pandemia eles criticavam o número de feriados anual. Agora criticam o horário proposto, ou seja, a CDL nunca está satisfeita com nada proposto pelo poder público que é o responsável pela administração da cidade que vê o bem maior. Viva as decisões dos profissionais competentes.

    • Avatar
      EVANDRO QUEIROZ GLÓRIA Glória

      Lamentável seu posicionamento, mas respeito, somente naonppsso alimentar a ignorância

  5. Avatar

    Motel já funciona normalmente. Vida que segue!

    • Avatar

      Pois é… Vida que segue… Que a contaminação seja multiplicada.
      Infelizmente aqui mtas pessoas EGOISTAS. Falta de Amor ao Próximo… Quem procura acha né…

  6. Avatar

    Pode abrir TD… Já que querem isso né… O egoísmo das pessoas me assustam… Infelizmente é essa a realidade… Enquanto as pessoas não se conscientizarem vai ser complicado.

    • Avatar

      O quê? Não entendi nada. Não conseguiu terminar uma frase com clareza. Quem quer? Quem é egoísta? Que pessoas não são conscientes?
      Ainda bem que é só um bêbado falando. Imagina se fosse um juiz, um professor ou um engenheiro?

    • Avatar

      Ou vc é funcionário público ou aposentado!
      O seu está garantido né babaca, mas até quando com a economia parada??

    • Avatar

      Isso é o que o bom senso manda. Quanto mais estendido o horário, menor a aglomeração

    • Avatar

      Deixe de ser prepotente e arrogante. Se não concorda que o comércio abra. Não vá, fique em casa. Egoísmo é vc ter o seu garantido e não se importar com famílias que precisam trabalhar. Morrem muitas pessoas de fome por ano. Vc os alimenta para diminuir as mortes? É fácil falar e nada fazer né…

  7. Avatar

    Repito o que já venho dizendo há um bom tempo. O plano do Samuca é bom, é inovador. Volta Redonda é a cidade que menos tem avançado no número de casos na região em relação ao número de contaminados, e isso se dá muito por causa dessas medidas, mas ajustes são necessários…

    O horário de funcionamento diferenciado não tem evitado aglomerações, lotação nos ônibus e tem prejudicado os comerciários que dependem do transporte coletivo, já que após as 22h não tem ônibus, fora que o frio do período noturno afasta os clientes e onera os comerciantes. Ou seja, os malefícios se mantiveram ou se agravaram, mas os benefícios não existem… O eixo dos dois dias também tem que ser revisto…

  8. Avatar

    VERDADE, FUNCIONÁRIO PUBLICO NÉ?, PARASITA COMUNISTA.

  9. Avatar
    Felippe Gottsching

    CDL querendo ver o caos , e apontar o dedo pro prefeito em outubro

    Cuidado aí Samuca

    • Avatar
      CARLOS ROBERTO BORGES FRANCO

      A prefeitura descobriu que o vírus só ataca na parte da manhã.

    • Avatar

      Pelo que sei a CDL visa exclusivamente o lucro do comércio mesmo que para isso o custo seja de vida humanas, eles não fiscalizam seus associados no que diz respeito aos direitos dos funcionários das lojas.

    • Avatar

      Tem muita gente que entra aqui para escrever abobrinha. Atrás disso tudo existe um OBJETIVO. O Covid não está matando tudo isso não. No meu prédio morreram duas pessoas idosas.1 com câncer há vários anos e a outra de infarto.Até o presente momento nenhum de covid.A Polícia Federal começou a investigar as cidades que estão com números altos de óbitos com covid e já está constatando fraudes.Qual o objetivo de INFLAR os óbitos com covid não sei.

  10. Avatar

    Resende está aberta há quase um mês, sem qualquer tipo de meta definida e sem qualquer interferência de Ministério Público e outras palhaçadas. Funciona em horário normal… Tudo em Volta Redonda é mais complicado. Muita burocracia administrativa, ambiental e judicial desde muitos anos, por isso muitas empresas optam por Resende… Barra Mansa, que tem menos casos que Resende, também está sendo prejudicada pelo Ministério Público e pela justiça. Esse um peso e duas medidas para situações semelhantes, derivado do poder monocrático dos juízes de primeira instância, isso tem que acabar! Tem que haver tratamento isonômico! No caso, Resende está mantendo suas lojas abertas e preservando mais empregos. Olhe na quantidade de demissões e veja que VR perdeu proporcionalmente bem mais postos de trabalho, proporcionalmente ao número de habitantes… O Ministério Público e o judiciário ninguém cobra pelos prejuízos que eles causam, são vacas sagradas…

    • Avatar

      Muda pra lá então.

    • Avatar

      Vc só não sabe que a doença aqui tá rolando fácil fora que ainda os comerciantes estão reclamando.. vai entender… é viva e deixe morrer.

    • Avatar
      Marcelo Albuquerque

      As metas utilizadas em Volta Redonda são favoráveis à população e ao comércio, cabe a esta mesma população fazer sua parte e ter consciência de usar máscara, essa galera que se acha super hérois está passando vírus, fazendo os índices subirem e fechar tudo de novo. Resende está a deriva, pode dar certo mas pode ser uma aventura desastrosa. Em VR os índices funcionam tipo um termostato para fechar ou abrir o comércio.

  11. Avatar

    E a feira livre setor de vestuário nada, sem previsão pra voltar.

  12. Avatar

    Querendo matar mais?

  13. Avatar

    CDL, todos tem de ceder um pouco! O emprego e a saúde devem caminhar juntos. A flexibilização já foi um grande passo, vamos caminhando “no tamanho das pernas”.

    • Avatar

      Gente o povo não entendeu é aceitar ou fechar tudo e questão de adaptação a população não ajuda você vê varias pessoas sem mascaras nas ruas a vontade não gosto desse horário mas prefiro esse que nenhum e desempregado ou comercio fechado.

    • Avatar

      Abre essa p**** toda e deixa esses gados irem pra rua pastar.

    • Avatar

      Verdade ônibus vagios mais temos que espera mais de duas horas pra chegar em casa quando na quebra samuca parabens as populações ele nem ta ai da uma olhadinha no ônibus belo horizonte ou coloca pinheiral ou cidade do aço pra fazer la pra ve se melhora um pouco ve pra gente samuca. Obrigado

  14. Avatar

    Isso. Porque não colocar 24 horas inclusive sábado domingo e feriado, está tudo tranquilo mesmo não é senhores empresários. Dinheiro em primeiro lugar.

    • Avatar

      Sim o DINHEIRO EM PRIMEIRO LUGAR… INFELIZMENTE…
      Eles não conseguem ver que o q é NÍTIDO.
      .
      SE PREFEITO… COMERCIANTES.. EMPRESÁRIOS PEGAM O VÍRUS VOCÊS ACHAM QUE VÃO PARA REDE PÚBLICA?
      .
      E SE VC SE CONTAMINAR? INFELIZMENTE A REALIDADE É OUTRA NÉ…
      .
      ACORDA POVO

    • Avatar

      Eu olho as pessoas falando sobre dinheiro em primeiro lugar, mas algum dos senhores vivem sem dinheiro, claro que temos que respeitar as restrições, mas acorda pra vida, pq uma crise econômica, existe e TB é séria!

Untitled Document