Escola de Barra Mansa realiza 3ª edição de projeto sobre a cultura afro

Por Diário do Vale

Barra Mansa – A Escola Municipal Damião Medeiros vai promover a terceira edição do “Negritude Damião” nesta sexta-feira (22), no bairro Paraíso de Baixo, em Barra Mansa. O evento está focado na conscientização e informação da cultura afro para pais, alunos e professores, no mês da Consciência Negra.

O projeto foi desenvolvido a partir da disciplinária Cristiana Aparecida da Silva Costa, com a direção e os professores da escola, para apresentar e ensinar aspectos da cultura afro.

O evento, que será de 8h as 17h. O dia contará como letivo.

A “Negritude Damião” começará com uma roda de conversa, a partir das 8h com uma roda de conversa entre a Pastoral Afro e Coletivo Flor de Maio Humanizar, que vai debater temas sobre: “Cultura Afro” , “Beleza Negra” e “Periferia Negra”.

Por volta das 10h, o projeto vai oferecer oficinas de tranças, confecção de camisetas, de turbantes e bonecas, além de culinária, poesia negra e cabelo negro.

A culinária afro será apresentado para os alunos e seus responsáveis de 10h às 13h.

O Grupo Capoeira Abadá vai realizar apresentações de capoeira, às 11h, na escola. No mesmo horário, terá o “Desfile Afro Beleza Damião” e apresentação do Grupo Dru Lata.

Por volta das 15h, terá uma apresentação de teatro.

A programação está sujeita a alterações.

De acordo com a disciplinária, Cristiana Aparecida da Silva Costa, os horários e atividades estão destinadas para alunos e suas turmas.

– Temos alunos do pré-escola ao nono ano na parte da manhã, na parte da tarde, temos alunos do “pré” até o quarto ano, e como são faixas etárias e interesses diferentes, fizemos uma programação variada. Os alunos do pré vão receber oficinas de tranças, de contos de história. Os alunos do quinto ao nono ano vão para a quadra, realizar apresentações de dança, concurso de beleza entre outros – explicou a disciplinária.

Cristiana também comentou sobre a participação dos pais dos alunos para o evento.

– Às 10h, vamos oferecer um momento de degustação da comida afro para os pais. Vamos dividir em grupos porque cada turma tem seu horário. Os pais da educação infantil ao nono ano vão poder comer a feijoada com seus filhos e os professores. Eles terão a oportunidade de assistir as atrações do nosso evento, como a apresentação de capoeira. Vamos oferecer uma oficina de ação de renda que será voltada para os pais, a partir das 15h. Em seguida terá uma apresentação de teatro e encerramos o evento com uma dança ou um desfile, por volta das 17h30 – concluiu Cristiana.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Carlos Barbosa 22 de novembro de 2019, 10:36h - 10:36

Enquanto isso o excelentíssimo prefeito Rodrigo Drable abafou o dia da Consciência Negra. Para não passar a agenda totalmente em BRANCO fez o esforço de comemorar o Dia do Idoso.
#rodrigonuncamais

Eleitor 22 de novembro de 2019, 15:38h - 15:38

Po, não sabia disso. Q horror!

RACISMO
Mulher negra trabalha quase o dobro do tempo para obter salário de homem brancoAnálise do Dieese mostra que população negra trabalha mais e ganha menos e que as mulheres são as mais afetadas

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996