Escolas de Angra recebem prêmio de qualidade educacional

Evento premiou Colégios Municipais que se destacaram no IDEB 2023

by Mayra Gomes

Angra dos Reis – O VI Seminário Angra em Ação, realizado no Centro Cultural Teóphilo Massad na última terça-feira (27), marcou a entrega da primeira edição do Prêmio Angra de Qualidade na Educação. O evento teve como objetivo reconhecer os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 14 de agosto.

Nesta primeira edição, o Prêmio Angra de Qualidade na Educação homenageou as unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Angra dos Reis que apresentaram o melhor desempenho em aprendizagem, de acordo com os critérios do IDEB 2023. O prêmio é dividido em quatro categorias:

– “1º Lugar no IDEB – Professora Ana Maris de Figueiredo Ribeiro”para o melhor desempenho geral.

– “Atingimento da Meta do IDEB – Professor José Antônio Novaes Jordão” para escolas que alcançaram as metas estipuladas.

-Desempenho Escolar – Professora Amélia Araújo Lage” para a maior nota de proficiência em língua portuguesa e matemática na avaliação do SAEB.

– Rendimento Escolar no IDEB – Professor José Américo Lomeu Bastos” para o melhor rendimento conforme os resultados do índice.

 Resultados

Das 43 unidades escolares participantes do IDEB 2023, 20 receberam menção de participação. Na categoria “Rendimento Escolar no IDEB – Professor José Américo Lomeu Bastos”, foram premiadas as Escolas Municipais Professora Amélia Araújo Lage, Professora Adelaide Figueira, Regina Célia Monteiro Pereira e Charles Dickens nos anos iniciais, enquanto a Escola Dom Pedro I foi premiada nos anos finais.

Na categoria “Desempenho Escolar – Professora Amélia Araújo Lage”, a E.M. Prefeito Toscano de Britto foi reconhecida pela melhor nota em proficiência em língua portuguesa para os anos iniciais, a E.M. Maria Theresa Nascimento Garcia para os anos finais, e a E.M. Alexina Lowndes em matemática para os anos iniciais.

A premiação “Professor Antônio José Novaes Jordão” foi destinada às unidades que atingiram a meta estipulada para o IDEB. Onze escolas alcançaram a meta para os anos finais do ensino fundamental, e uma escola atingiu a meta nos anos iniciais.

A principal premiação da tarde, o “Prêmio Professora Ana Maris de Figueiredo Ribeiro”, destacou as escolas com as maiores notas do IDEB 2023. O 1º lugar nos anos iniciais foi para a E.M. Prefeito João Gregório Galindo, com nota 7,1. Nos anos finais, houve um empate entre a E.M. Pedro Soares e a E.M. Júlio César de Almeida Laranjeira, ambas com nota 5,1.

O evento seguiu a metodologia de avaliação baseada nas metas estabelecidas pelo IDEB, focando na melhoria da qualidade da educação, no desempenho acadêmico e no fluxo escolar dos estudantes. A programação da manhã incluiu um seminário sobre estratégias para os próximos IDEBs e uma mesa de conversa, seguida por uma palestra do professor Luiz Carlos Becker, da FGV, sobre liderança na gestão escolar.

 

 

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996