Porto Real – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo promoveu diversas ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e a Violência nas Escolas (7 de abril). O objetivo foi promover atos preventivos, de orientação e reflexão sobre o tema.
Estudantes e professores confeccionaram cartazes e murais, promoveram rodas de conversa, palestras, teatro de fantoches, além de sessões coletivas nas salas de aula, desenvolvidas por orientadores educacionais. Houve também a apresentação de músicas sobre paz e a amizade, em ações que também envolveram pais e responsáveis.

Policiais da Patrulha Escolar conversaram com alunos sobre o trabalho desenvolvido e a abordagem sobre os tipos de Bullying – Foto: Fabiano Sabino/PMPR
A Escola Municipal Maria Hortência Nogueira recebeu policiais da Patrulha Escolar, que fizeram uma palestra para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Segundo a secretária de Educação, Maria Madalena, na oportunidade foi apresentado o trabalho desenvolvido por eles na Ronda Escolar e a abordagem sobre os tipos de Bullying, suas consequências, formas de prevenção e como combater esse problema.
O prefeito Alexandre Serfiotis destacou que a data é um momento oportuno para proporcionar a todo ambiente escolar – estudantes, famílias e educadores – reflexões e orientações sobre o tema.
– O Bullying não é brincadeira e deve ser sempre combatido. Família e escola devem proporcionar diálogo constante sobre a violência e suas consequências na vida das pessoas, orientando e visando uma cultura de paz, cooperação e solidariedade – frisou Serfiotis.