Deputados estaduais votam nesta terça-feira (18), em primeira discussão, o Projeto de Lei 1.295/23, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB) que autoriza a inclusão da disciplina de robótica como conteúdo transversal do currículo escolar das instituições de ensino da rede pública estadual.
Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A robótica educacional é uma atividade prática que tem como principal objetivo auxiliar o aluno a construir o próprio conhecimento através da montagem de robôs ou máquinas.
“A inclusão dessa disciplina aproxima os alunos das áreas da ciência e da tecnologia, fomentando a criatividade deles, bem como proporcionando um maior direcionamento para o trabalho em equipe”, declarou Rosenverg.
De acordo com a proposta os objetivos da inclusão da disciplina são o desenvolvimento de proatividade nos alunos, a melhora no aprendizado de matérias da área de exatas e o incentivo à inovação. O projeto também prevê a capacitação dos professores que serão responsáveis por ensinar aos alunos o conhecimento teórico e prático da robótica educacional.