Escolas particulares de Volta Redonda apresentam protocolo para retomar aulas presenciais

by Diário do Vale

Volta Redonda – Uma reunião virtual com o Ministério Público , representantes das escolas particulares de Volta Redonda, secretários e gestores municipais ocorreu na tarde desta segunda-feira (24), para tratar de um possível retorno das aulas nas unidades educacionais privadas do município. Volta Redonda tem apresentado baixa ocupação de leitos e o tratamento para o não agravamento dos casos permitiram a flexibilização de atividades econômicas nos últimos dias.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Sul Fluminense, Claudio Menchise, apresentou um protocolo elaborado por especialistas, para ser adotado por alunos, professores e profissionais das unidades educacionais, quando as aulas retornarem, explicando que esse retorno seria realizado de forma segura e gradual. Segundo ele, as escolas já estão preparadas, tendo realizado ações como capacitação dos profissionais, limpeza e higienização das escolas e alterações físicas como instalações de lavatórios e disponibilização de álcool em gel.

– No Ensino Superior, por exemplo, existem atividades essenciais e que são práticas. O mesmo acontece em anos finais, como o 9º do Fundamental e o 3º do Médio. Tem também a educação profissional, que depende de atividades presenciais. E essas atividades contemplam poucos alunos, o que permite o retorno das aulas de forma segura – explicou Cláudio.

O protocolo foi entregue aos gestores municipais e ao Ministério Público, que analisará o documento por meio de seu grupo técnico. De acordo com o MP, a postura do ministério tem sido de colaboração e de portas abertas ao diálogo. Após a análise do protocolo, o órgão irá comunicar aos representantes das escolas e à administração municipal seu posicionamento, e ficará à disposição para uma nova reunião para tratar do assunto.

Escolas privadas também montarão um cronograma detalhado com séries e grupos que serão priorizados no retorno das aulas, incluindo a Educação Infantil, para apresentar ao Ministério Público e à prefeitura. De acordo com o sindicato, esse documento deve ser concluído até a próxima sexta-feira (28).

Escolas municipais mantém ano letivo

O cronograma permanece o mesmo sobre as aulas na rede pública municipal. O ano letivo está mantido com as aulas online, em acordo com a Medida Provisória (MP) 934/20, que flexibiliza as normas para o ano letivo 2020 da educação básica. A MP levou em consideração as medidas de enfrentamento pela situação de emergência de saúde pública durante a pandemia.

Segundo a prefeitura, o mínimo de 800 horas letivas exigidas no documento, datado de 8 de julho deste ano, está sendo respeitado. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o resultado final deve ser entregue no dia 22 de dezembro, através da plataforma Conect Edu, sem prejudicar as férias escolares de estudantes e professores.

O calendário da rede pública inclui ainda dois períodos de recesso. O primeiro aconteceu entre os dias 13 e 16 de julho, semana do aniversário de Volta Redonda (comemorado no dia 17) – na ocasião não houve postagem de atividades e uso do chat na plataforma online de ensino. O segundo será em outubro, quando as atividades serão suspensas na semana em que se comemora o Dia do Professor (15 de outubro), em reconhecimento ao trabalho e dedicação dos profissionais.

You may also like

18 comments

Maria 26 de agosto de 2020, 07:02h - 07:02

Vejo muitos pais brigando para o não o retorno das aulas . Mas estão em festas particulares com amigo, estão no shopping, estão indo ao salão de beleza e no comércio. Isso não tem risco de contaminação? Pesquisas mostram o aumento de violência doméstica e abuso infantil. Os outros países ja voltaram com as aulas e começando pelas crianças. Infelizmente no Brasil muitas crianças vão as escolas para comer ou fugir de uma realidade de abuso ou trabalho escravo. Crianças menores estão tomando remédio para ansiedade pois os pais estão estressados de trabalha em casa ou sem emprego, não temos a onde levar as crianças para gastar energia como gastavam na escola. Se não retornar às aulas os mais prejudicados serão as crianças e os jovens que querem terminar um curso profissionalizante e entrar no mercado de trabalho.

MÃE 25 de agosto de 2020, 18:45h - 18:45

Porque o Prefeito só defende os alunos da escola pública da contaminação do vírus?
Está acontecendo um descaso, um desrespeito, uma discriminação com os alunos da escola particular, em relação a este vírus.
Estamos em uma guerra sanitária. Uma parte da população não colabora.
Sem pandemia, nas escolas circula, catapora, virose, etc… Não tem como evitar o contato, banheiros, refeitórios, etc..
Sem contar a aglomeração nas ruas, nas portas das escolas, para transportar os alunos(carros, vans).
Entendo que as escolas particulares tem despesas, entre elas a maior parte folha de pagamento dos seus professores e funcionários.
Mas estamos falando de VIDAS, VIDAS DE ALUNOS MENORES DE IDADE Essas vidas não tem preço.
Tem professores contaminando dando aula online, imagine se as aulas fossem presencial.
Meus filhos não retornam. Vai continuar online até terminar o ano letivo.
Estou pagando as mensalidades em dia.
Esta discriminação entre ESCOLA PÚBLICA(X) ESCOLA PARTICULAR, referente a COVID 19, tem que ter o respaldo da Justiça.

Joaquim 25 de agosto de 2020, 17:47h - 17:47

As escolas particulares de Manaus já voltaram as aulas tem mais de 2 meses e não teve aumento de casos e nem mortes lá, as escolas particulares tem condições de voltar, são mais equipadas, o dinheiro é gasto com efetividade, além das famílias terem mais condições financeiras de arcar com os custos adicionais. Não compare a estrutura de uma escola pública com a privada é covardia, além disso pergunto aos professores das escolas particulares se eles não querem voltar a trabalhar.

Pai 25 de agosto de 2020, 07:10h - 07:10

Tudo pelo dinheiro!!!!
Inclusive o desrespeito a vida.

César 25 de agosto de 2020, 07:03h - 07:03

Creio que as escolas particulares fizeram uma pesquisa perguntando aos pais se devem voltar as aulas, dúvido que os pais estão de acordo, sei que é ruim para donos de escolas particulares mas eles estão sendo gananciosos, tento o mesmo pensamento do presidente do brasil: que a vida não representa nada.

Leitor 25 de agosto de 2020, 08:03h - 08:03

Sim fizeram, na do meu filho a maioria prefere não voltar.
Mas tem os que preferem, aí essa minoria entraria no 1/3 permitido.
Acho que presencial só ano que vem, pois para voltar tem que estar pelo menos 2 semanas no risco amarelo.
Praticamente estamos em setembro.

Cidadão 25 de agosto de 2020, 06:47h - 06:47

Ou seja. Já que tem leitos disponíveis podemos contaminar mais gente e encher os hospitais. Como podem esses indivíduos se é assim que podemos chamar, não perceber que o que querem fazer nesse momento de pandemia é promover o genocídio. Gente sem noção nenhuma. O pior é o servidor público apoiar essa ideia.

Gordinho 25 de agosto de 2020, 06:18h - 06:18

Isso aí, penso exatamente dessa forma, apoiado!!

Leoa 25 de agosto de 2020, 04:39h - 04:39

É evidente que não tem como retornar as aulas mas o mais deplorável é que o bolsonaro hora nenhuma mandou o MEC formular uma diretriz para as aulas online nas escolas particulares e públicas. O MEC não treinou os professores, não se aliou com a sociedade civil para distribuir as apostilas, não criou um programa de educação em rede aberta de tv… não existe uma política nacional de educação.

Joaquim 25 de agosto de 2020, 17:41h - 17:41

Leia mais, o MEC disponibiliza vários cursos de graça, a maioria das secretárias de educação na região estão passando isso para os professores, mas a maioria não quer fazer, além de alguns institutos que liberar de forma gratuita cursos para capacitação de ensino remoto. O MEC já soltou vários documentos bom regulamentação desse ano e como pode ser feito em relação a carga horária de cada nível escolar.

Gustavo 25 de agosto de 2020, 00:46h - 00:46

O retorno das aulas seria uma catástrofe!
Em Israel, retornaram quando a doença estava muito mais controlada do que aqui e o que se viu foi um aumento absurdo de contaminados. Alunos, professores e familiares pegaram a doença.

Imaginar que crianças conseguirão seguir as normas sanitárias que nem a maioria dos adultos seguem é forçar a barra.

As escolas continuam funcionando com as aulas remotas. Não há necessidade de expor crianças, jovens e profissionais à esse risco.

Se os donos de escolas estão pensando pelo lado financeiro, te digo que é mais um erro, pois os pais de alunos que tiraram os filhos no início da pandemia não irão retornar. E entre os que ainda estão com filhos matriculados, muitos irão sair para não correr o risco. Eu mesmo tirarei minha filha e conheço outros que farão o mesmo.

Quando a vacina chegar, as aulas presenciais retornam. Até lá as escolas precisam trabalhar com essa nova realidade.

FÁBIO Gonçalves de Souza 24 de agosto de 2020, 23:04h - 23:04

Boa noite,

Lamentável diante de uma pandemia como essa se pensar em volta as aulas presenciais para as crianças. Ainda não é o momento.

Leitor 24 de agosto de 2020, 21:16h - 21:16

Joia.

Depois da vacina eu mando meus filhos!

Ou seja ano que vem!

Galerinha segue estudando em casa.

E só pra lembrar , só podem retornar depois que a região ficar 2 semanas no amarelo.

E pelo visto isso tão cedo não acontecerá!

Sigo pagando escola em dia e recebendo aulas on LINE feliz da vida!

Aulas online salvam vidas!

Na minha família 2 já subiram pro céu nessa pandemia e não pretendo arriscar.

Sou contra volta as aulas presenciais esse ano!

Como diz o ditado: Devo não nego pago quando puder.

Se Deus quiser ano que vem voltamos para o presencial, alunos e professores.

As crianças são o futuro da nação e os professores são os responsáveis por esse futuro, não podemos arriscar vidas de ambos.

Professores se cuidem, pois sei que muitos tem problemas circulatórios, diabetes, sobrepeso e pressão alta.

Gordinho 25 de agosto de 2020, 06:16h - 06:16

Igualmente.
Apoiado!!

Joaquim 24 de agosto de 2020, 21:16h - 21:16

Sou pai de aluno, em fim de curso e gostaria de parabenizar esta iniciativa, pois, desejo que meu filho se forme profissional no fim do Ano. Se as práticas voltarem já está de bom tamanho, tudo está voltando, academia, igrejas…. A parte da educação que é essencialmente necessária deve ser levada em consideração.

Tharcilla 25 de agosto de 2020, 11:18h - 11:18

Parabéns !! Sua defesa é de um pai que está preocupado com o futuro do seu filho. Esses alunos hoje sem aulas práticas, poderão ser profissionais qualificados amanhã?
A escolas estão investindo em estrutura e capacitação para atender com todo cuidado os alunos quando houver um retorno das aulas. A escola não funciona apenas com professor que ainda mantém seus empregos por dar aula online. Mas a equipe administrativa está diminuindo cada dia.

Marcelo 24 de agosto de 2020, 20:39h - 20:39

Desnecessário este ano já era.
Em 3 ou 4 meses acham que vão recuperar o ano? Que permaneçam o resto do ano à distância.

Felipe 24 de agosto de 2020, 20:39h - 20:39

Vamos analisar, tem muitas crianças que ficam com avós, para os pais trabalharem. Elas estudando está com risco de pegar o covid19 assintomática e pode levar para dentro de casa . Façam autoavaliação, não adianta usar máscara,proteje sim,mas porque muitos estão pegando esse vírus com toda precaução? Não é ora de olhar para o dinheiro,mas sim por vidas.Foi assim que Jesus nos ensina.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996