Especialistas fazem alerta a quem busca corpo definido para o verão

by Diário do Vale
academia - melissa carisio  (15)

Movimento: Com a chegada do verão, academias tendem a ficar mais cheias (Foto: Melissa Carísio)

Sul Fluminense – Corpos bonitos, definidos, saudáveis e de dar inveja em qualquer um: estes sãos os sonhos de consumo da maioria das pessoas, principalmente no verão. E para fazer sucesso na época mais quente do ano, é preciso muita dedicação e trabalho. A partir de agora, as academias começam a ficar lotadas e a malhação passa a ser levada a sério.
Dietas milagrosas podem ser facilmente encontradas na internet. Alguns tipos de remédios passam a se tornar uma opção para ter um corpo de dar inveja em qualquer um. Quem está nessa luta contra o tempo esquece o quanto algumas destas práticas podem ser prejudiciais à saúde.
Para a nutricionista funcional, Cíntia Periard, as dietas milagrosas não adiantam nada. Para emagrecer da maneira certa, é preciso que se faça uma reeducação alimentar, em que a pessoa aprenderá a trocar alimentos que engordam por outros mais saudáveis.
– Em primeiro lugar, as pessoas têm que começar a praticar uma reeducação alimentar. Hoje em dia, a gente tem o hábito de comer carboidratos em excesso e as tais ‘calorias vazias’. São os pães, biscoitos, massas, refrigerantes, doces, açúcares, que vão estar proporcionando saciedade mas também um aumento de peso – explicou.
De acordo com ela, o brasileiro tem se alimentado bastante de carboidratos e frituras, que são prejudiciais à perda de peso. Fora o costume de pular as refeições fazendo lanches e comendo em fastfoods.
– A comida desses lugares é rica em gordura e sódio e isso faz com que as pessoas além de ganharem peso, fiquem mais inchadas. As carnes processadas, os alimentos enlatados e embutidos são os grandes vilões das épocas mais quentes. É preciso trocar por alimentos mais leves – alertou a nutricionista.
Priorizar diferentes tipos de frutas no cardápio do dia-a-dia, consumir sementes e castanhas com maior frequência e dar preferência aos alimentos integrais são algumas das dicas que Cíntia indica para aqueles que desejam emagrecer.
– Essas associações são muito importantes para quem quiser perder peso. Dar preferencia aos alimentos integrais, que possuem mais fibras, é essencial. Tentar substituir o arroz branco pelo integral, preferir sucos naturais aos industrializados e sempre que puder evitar comer na rua e preparar o seu próprio alimento, são pequenas atitudes que irão fazer muita diferença – contou.
Cuidar da alimentação é primordial, mas para que o processo de emagrecimento possa surtir todos os efeitos desejados, é muito importante não se esquecer de se hidratar muito bem.
– O nosso corpo é composto por 70% de água. Se a pessoa não se hidrata da maneira correta, os órgãos não funcionarão normalmente, principalmente o intestino. Eu recomendo um consumir 2 litros de água por dia, para que assim, os nutrientes que necessitamos possam ser repostos – encerrou.
O consumo de água está diretamente ligado ao controle da pressão sanguínea, melhor funcionamento do intestino, aumento de resistência física, proteção contra pedras nos rins, transporte de nutrientes e também auxílio ao emagrecimento.
Em busca pelo corpo perfeito

Luiz Augusto Armond é médico e pós graduando em medicina esportiva com vários tipos de especialização, uma delas em modulação hormonal. Ele também cursa uma pós como coach de fisiculturista (bodybuilder), área que está crescendo desde a década de 90.
Um coach é um incentivador. Ele tem a função de estimular apoiar e despertar em seu cliente o potencial para que este consiga conquistar tudo o que deseja, principalmente quando se tratar de construir um corpo perfeito. Como especialista, ele falou um pouco sobre o consumo em excesso de esteroides anabolizantes, sem recomendação médica.
– O uso prolongado sem supervisão de um médico pode acarretar em vários problemas. Como queda dos receptores androgênicos, que são fundamentais na maturação sexual e está diretamente ligado à produção de testosterona.  A longo prazo, a queda destes receptores tende a fazer com que os homens desenvolvam calvice (perda de cabelos), além de outras consequências mais graves na regularização de outros hormônios. Nas mulheres, a virilização (distúrbio que provoca o crescimento de pelos com padrão masculino e outras características masculinas) é uma tendência – explicou Luiz.
O uso de anabolizantes sem prescrição médica também pode estar associado ao desenvolvimento do câncer em pessoas que já tem pré-disposição, tornando a gravidade do problema ainda maior. Mas como explica o médico, o uso de esteroides não deve ser condenável, uma vez que atletas de diversas competições fazem o uso controlado.
– As pessoas já vão condenar o uso, como é tradicional. Não é bem assim que as coisas funcionam. Alguns médicos prescrevem anabolizantes para atletas de alto desempenho e estes podem tomar desde que tenham acompanhamento certo.  É preciso cortar esse paradigma. Através de muito estudo, os anabolizantes podem se tornar um recurso muito importante – disse o médico.
Além das orientações que Cíntia havia dado sobre alimentação saudável, Luiz concorda com todas e ainda acrescenta uma dica muito importante: descansar.
– Repousar é muito importante! Às vezes as pessoas malham e seguem as séries de exercícios à risca, mas não dormem direito. Todo este processo precisa ser feito em conjunto – encerrou.

Vida saudável

Para Alair Júnior, gerente da Academia da Vila, em Volta Redonda, as pessoas não andam tão preocupadas com o corpo perfeito, mas em se manter saudáveis.
– Os alunos hoje estão procurando por qualidade de vida. Tendem a valorizar a saúde, ganharem mais massa magra. Estão praticando mais atividades aeróbicas, como spinning, jumping, aulas de zumba. A galera está mais preocupada em se manter saudável do que com a estética – disse.
Competições
Algumas pessoas levam o cuidado com o corpo tão a sério, que isso acaba se tornando um estilo de vida. Como conta Caroline Ferreira, mais conhecida como ‘Caroline Young’, ela começou a malhar no segundo semestre de 2013 por questões de saúde e estética. Hoje, compete em categorias da IFBB (International Federation of Bodybuilding & Fitness) Rio.
A IFBB está em 192 países e realiza mais de 1.500 campeonatos de fisiculturismo por ano em todo o mundo. No Brasil, a IFBB está representada pela CBMFF (Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness) e a média é de uma realização de 70 competições todos os anos.
– Eu estava acima do peso, com 86kg e não me sentia bem olhando no espelho. Também ficava doente com muita frequência, sempre com colesterol alto e outras complicações. No início eu só comecei a malhar mesmo por obrigação. Me forçava a ir para a academia todos os dias e após ler alguns livros, também me forcei a mudar radicalmente a alimentação – falou a atleta.
A mudança na alimentação, somado à prática de exercícios aeróbicos, fez com que Caroline tenha perdido 20 kg em três meses. Em Janeiro de 2014, ela descobriu um campeonato em Barra do Piraí, que aconteceria em Julho. A partir daí passou a pesquisar tudo sobre fisiculturismo e achou o assunto muito interessante.
– A partir daí, passei a ver outra pessoa no espelho e a gostar do trabalho que estava fazendo. Me interessei bastante sobre as competições, mas em Volta Redonda este era um assunto muito vago e só o lado masculino era valorizado. Foi então que resolvi competir, apesar de que um educador físico não tenha me incentivado tanto na época, o que me motivou a ir além. Conheci outras pessoas que acreditaram em mim e neste campeonato cheguei ao TOP 6 – contou.
A partir daí, Carol competiu na categoria Wellness do IFBB e depois como estreante do IFBB Rio e ficou em quarto lugar. Também chegou a participar do Mister Rio, mas não se classificou entre as seis primeiras colocadas. Através de suas redes sociais é possível acompanhar sua rotina de exercícios, dicas de alimentação saudável e alguns procedimentos estéticos. A verdade é que a busca pela perfeição é difícil e complicada, mas não impossível.

Por Melissa Carísio
[email protected]

You may also like

1 comment

MORADOR ANO BOM 28 de setembro de 2015, 08:39h - 08:39

QUEM É A COROA? DELICIA ELA HEIN!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996