terça-feira, 26 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Estação das Artes de Barra Mansa recebe 11ª mostra do Atelier Escola

Estação das Artes de Barra Mansa recebe 11ª mostra do Atelier Escola

Matéria publicada em 12 de dezembro de 2018, 08:00 horas

 


Obras em mosaico, cerâmica, bordado, crochê, arte infantil e desenhos artísticos fazem parte da exposição

Mostra poderá ser conferida até o dia 17 de janeiro

No próximo dia 14, às 19h30, será aberta a 11ª mostra artística do Atelier Escola, na Estação das Artes, no Centro de Barra Mansa. A exposição reunirá obras de arte infantil, desenho artístico, pintura, cerâmica, bordado, crochê e mosaico, todas criadas nas oficinas no Ponto de Ação Cultural (PAC). Os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 17 de janeiro, de segunda à sexta, entre 9h e 17h. A Estação das Artes está localizada na Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, no Centro.
O objetivo da mostra é levar o trabalho desenvolvido no PAC à apreciação do público barra-mansense e da região. Segundo o coordenador pedagógico das atividades desenvolvidas no PAC, Francis Marques, este ano a proposta da Mostra gira em torno do passado, desde o tempo das cavernas.
– Os homens das cavernas utilizavam o desenho para entender melhor o meio em que viviam e qualificar seu espaço e hábitos. Até hoje, o homem continua desenhando seu meio ambiente, suas religiões, histórias, a natureza e toda sua cultura. As modificações da sociedade podem ser vistas por meio das obras de arte – explicou.
Francis Marques também ponderou acerca da importância da arte.
– Como pensar o mundo contemporâneo sem os traços de Van Gogh? As cores de Rubens e o movimento de Delacroix? Será que teríamos chance de imaginar tão claramente nossa bela história, reconhecer nossa geografia e entender porque o povo tem maneiras próprias se não fossem os poéticos desenhos de Portinari e Di Cavalcanti? Este curso vem para continuarmos a caminhada destes e de tantos outros mestres da arte – disse.
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destacou a importância de criar espaços que valorizem a apropriação cultural.
– Ocupar os prédios da cidade com arte e cultura é uma conquista muito grande. O PAC, um espaço tão importante para a história cultural barra-mansense, havia sido esquecido por muito tempo. E a partir do ano passado vem ganhando força e se destacando com diversos cursos de formação e qualificação cultural. A Mostra na Estação das Artes é uma forma de valorizar os alunos e expor o trabalho do atelier desenvolvido no PAC durante o ano todo – apontou.

PAC
As oficinas do Atelier Escola do PAC tem um programa pedagógico que incentiva o aluno a atuar com autonomia nas artes plásticas, seja por meio do entendimento do modo operativo visual do desenho, ou pelos estudos dos grandes mestres das artes visuais. São subdivididos em módulos de seis meses e conta ainda com um importante intercâmbio com as belas artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). As atividades ocupam o prédio da Rua Pedro Vaz, 01, no Centro.
O Ponto de Ação Cultural oferece gratuitamente diversos cursos nas áreas de artesanato e artes visuais, como cerâmica, desenho e corte e costura. As inscrições são realizadas no próprio PAC. O ingresso nas turmas está sujeito à disponibilidade de vagas. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 988117320.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document