Estado do Rio cria Comitê Logístico de Segurança para o G20

Secretaria de Segurança preside o grupo para traçar o planejamento estratégico para as atividades do evento

by Diário do Vale

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Estado do Rio – O governo do Estado do Rio criou o Comitê Logístico para Coordenação das Atividades Operacionais e de Segurança para o G20, que reúne representantes das secretarias que coordenarão a segurança dos eventos do fórum. Integram o comitê as secretarias de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Administração Penitenciária, Saúde, Transportes e Mobilidade Urbana, Turismo, Segurança Institucional e Subsecretaria-Adjunta de Eventos do Gabinete do Governador. A medida será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24).

Presidido pela Secretaria de Segurança, o comitê logístico ficará responsável pelo planejamento estratégico para os eventos e atividades do G20 no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

– O Comitê Logístico de Segurança foi instituído com o objeto de coordenar os esforços das forças de segurança pública do Estado com a Secretaria de Ordem Pública do Município do Rio e com os ministérios da Justiça, envolvendo as polícias Federal e Rodoviária Federal, e das Relações Exteriores. Como estado anfitrião do evento, é nossa responsabilidade proporcionar um evento tranquilo e seguro – explica o secretário de Segurança, Victor Cesar dos Santos.

O secretário lembra que já está no DNA das forças de segurança do Estado o planejamento de grandes eventos e que, desde 2011, o Rio vem recebendo sucessivos eventos internacionais com resultados positivos.

– Coordenar e integrar as ações de segurança é a principal missão da secretaria. A forma de materializar essa missão se dá pela criação desse comitê, onde as pautas são discutidas e deliberadas as ações. Isso mostra o interesse e prioridade do governador Cláudio Castro no sucesso do evento, que trará ao Estado grandes chefes de governo e de estado, garantindo-lhes total segurança durante sua passagem por aqui. Não tenho dúvida de que o Rio de Janeiro mostrará ao Brasil e ao mundo, mais uma vez, sua capacidade de realização de um evento dessa envergadura, com tranquilidade, paz e segurança – avalia o secretário.

A Comissão Estadual para o G20, presidida pelo Secretário de Estado do Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, prevê a criação de três comitês temáticos. Os outros dois comitês serão instituídos em breve: o de engajamento, que trabalhará para mobilizar escolas, associações esportivas, clubes e instituições da sociedade civil; e o temático, que ficará responsável pelo planejamento de eventos em torno dos assuntos da pauta do G20, como combate à fome, transição energética, mudanças climáticas e governança.

A Casa G20, que está funcionando na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, já está atuando como catalisador destes eventos de mobilização, com programação variada e debates. Secretarias e órgãos estaduais, instituições federais e entidades da sociedade civil vêm realizando nos espaços da Casa exposições e seminários sobre temas da pauta do G20, como empoderamento feminino, sustentabilidade ambiental, inclusão social e cultura.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996