‘Estamos diante do maior desafio da nossa geração’, diz Bolsonaro

Por Diário do Vale

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro fez na noite desta terça-feira (31) pronunciamento em rede nacional de rádio e TV no qual afirmou que a pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19) é o “maior desafio da nossa geração”. Bolsonaro voltou a enfatizar a necessidade de se implementar medidas para a preservação de empregos. “O efeito colateral das medidas de combate ao coronavírus não pode ser pior do que a própria doença. A minha obrigação como presidente vai para além dos próximos meses. Preparar o Brasil para a sua retomada, reorganizar nossa economia e mobilizar todos os nossos recursos e energia para tornar o Brasil ainda mais forte após a pandemia.”

O presidente disse que as medidas de proteção à população estão sendo implementadas de forma coordenada, racional e responsável. Segundo Bolsonaro, o Brasil avançou muito nos últimos 15 meses, desde que tomou posse em janeiro de 2019, e sua preocupação sempre foi salvar vidas. “Tanto as que perderemos pela pandemia quanto aquelas que serão atingidas pelo desemprego, violência e fome.”

Ele destacou políticas em defesa do emprego e da renda como a ajuda financeira aos estados e municípios (com adiamento de pagamento das dívidas), linhas de crédito para empresas, auxílio mensal de R$ 600 aos trabalhadores informais e vulneráveis e entrada de cerca de 1,2 milhão de famílias no programa Bolsa Família. “Temos uma missão: salvar vidas, sem deixar para trás os empregos. Por um lado, temos que ter cautela e precaução com todos, principalmente junto aos mais idosos e portadores de doenças preexistentes. Por outro, temos que combater o desemprego, que cresce rapidamente, em especial entre os mais pobres. Vamos cumprir essa missão ao mesmo tempo em que cuidamos da saúde das pessoas.”

OMS

Bolsonaro citou a fala do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que disse ontem (30) que há muitas muitas pessoas que têm que trabalhar todos os dias e que essa população precisa ser levada em conta pelo governo. “[O diretor-geral] continua ainda: ‘Se fecharmos ou limitarmos movimentações, o que acontecerá com estas pessoas, que têm que trabalhar todos os dias e que têm que ganhar o pão de cada dia todos os dias? Então, cada país, baseado em sua situação, deveria responder a esta questão’”, disse o presidente em referência à fala de Tedros Adhanom.

“Não me valho dessas palavras para negar a importância das medidas de prevenção e controle da pandemia, mas para mostrar que da mesma forma precisamos pensar nos mais vulneráveis. Esta tem sido a minha preocupação desde o princípio”, acrescentou o presidente, ao citar trabalhadores informais e autônomos

Nesta terça-feira, pelas redes sociais, o diretor-presidente da organização, sem citar o presidente brasileiro,  se manifestou e afirmou que pessoas sem renda merecem ter a dignidade garantida e convocou os países a desenvolverem políticas que forneçam proteção econômica a essas pessoas. “Eu cresci pobre e entendo essa realidade. Convoco os países a desenvolverem políticas que forneçam proteção econômica às pessoas que não possam receber ou trabalhar devido à pandemia da covid-19. Solidariedade”, disse em mensagem retuitada pela OMS.

Saúde

Bolsonaro afirmou que o governo está adquirindo novos leitos com respiradores, equipamentos de proteção individual (EPI), kits para testes e outros insumos. Também destacou o adiamento, por 60 dias, do reajuste de medicamentos no Brasil.

O presidente voltou a falar que a hidroxicloroquina parece eficaz contra o novo coronavírus, mas que ainda não há vacina ou remédio com eficiência cientificamente comprovada.

“Na última Reunião do G-20 [grupo das vinte principais economias do mundo], nós, os chefes de Estado e de Governo, nos comprometemos a proteger vidas e a preservar empregos. Assim o farei”, disse.

Bolsonaro destacou o emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus e a criação de um Centro de Operações para realizar ações de montagem de postos de triagem de pacientes, apoio a campanhas, logística e transporte de medicamentos e equipamentos de saúde.

O presidente destacou que determinou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, “que não poupasse esforços, apoiando através do SUS todos os estados do Brasil, aumentando a capacidade da rede de saúde e preparando-a para o combate à pandemia”.

Bolsonaro agradeceu ainda os profissionais de saúde e voltou a falar da importância da colaboração de Legislativo, Executivo, Judiciário e sociedade civil para a preservação da vida e dos empregos.

* As informações são da Agência Brasil

VOCÊ PODE GOSTAR

15 Comentários

Capeta da grota do Santa cruz 1 de abril de 2020, 12:37h - 12:37

É óbvio que o governo na mão do presidente atual tá mais perdido que cego em tiroteio. Óbvio que não durará muito tempo no cargo. E óbvio que nunca na história desse país houve um presidente tão bom quanto o LULA. E óbvio que o PT deverá retornar ao comando do país. E óbvio que com essa crise atual e perceptível o despreparo do governo . Mas e óbvio que a mudanca está por vir quando o PT reasumir o governo.

jrma 1 de abril de 2020, 13:40h - 13:40

É Obvio que, com estas idéias você vai para o fundo do “poço”

guto 1 de abril de 2020, 21:41h - 21:41

Voce critica Jair Bolsonaro porque ele quer acabar com a quarentena, no entanto, voce Capeta da grota do Santa Cruz nem liga para a quarentena, pois fica andando no Santa Cruz, longe de casa e nem quer voltar para o inferno, onde seu pai Satanas te espera!!!
Voce capeta da grota parece muito com seu pai, os dois sao mentirosos e hipocritas!!!

Robson Pereira 1 de abril de 2020, 12:01h - 12:01

Gente fico impressionado com as críticas que vem sendo feito ao Presidente, ele não tem condições de governar, é verdade e paciência, vamos administrar nossa vida e esperar que estes quatro anos passe rápido e que nas próximas eleições votem para quem tem conhecimento político, não tenha filhos na política, seja formado em uma faculdade que seja aproveitada na política e seja sociável! Deixamos passar batido vários candidatos com esse perfil, mas não é hora de choramingar o leite derramado, esta é uma experiência que não devemos repetir mais, pois na décadas de 60 e 80 não deu certo os militares no poder, contudo nós vamos superar e administra nossa vida e ajudar os que mais precisam sem depender deste governo incompetente e inoperante! Um grade abraço aos leitores!

Charlie Urso 1 de abril de 2020, 10:28h - 10:28

Bozo está perdido. Não tem a minima condição moral, mental e emocional para governar nada.
Chacota mundial.

Souza 1 de abril de 2020, 07:29h - 07:29

Boa Bolsonaro, bora vencer essa fase. O vírus chinês vai passar.

Vazei em 94 1 de abril de 2020, 21:41h - 21:41

Nao se preocupe ele falou que e so um gripezinha.

FRANCO 1 de abril de 2020, 07:01h - 07:01

Zumbi petista, bom mesmo é o molusco que nunca trabalhou kkkk

Jó lo 31 de março de 2020, 22:41h - 22:41

O maior desafio é suportar o insuportável vomitando besteiras todos os dias. O maior desafio é entender os dedos podres que teclaram 17. O maior desafio é nos livrarmos da família de mafiosos que se apoderou do Executivo usando fakenews.

Mariano 31 de março de 2020, 22:09h - 22:09

O presidente está a olhos vistos boicotando o trabalho de pessoas comprometidas com a crise do coronavírus, é obrigação da União prover recursos para as pessoas que estão na informalidade e os desempregados pela crise do coronavírus como teem feito os mandatários de todo o mundo, mas ele ao que parece se preocupa apenas com os que estão perdendo dinheiro na bolsa. o sr presidente tem que entender que a crise é mundial, ninguém sairá ileso após esta pandemia, o mundo terá que fazer um rearranjo na economia. O mais importante neste momento é salvar vidas. Lamento que neste momento temos um presidente que não está a altura do cargo, ele enganou a mim e a muitos outros.

brasileiro indignado 31 de março de 2020, 21:45h - 21:45

Será por que o bolo voltou atrás com seus comentários idiotas, dizendo que isso é só uma gripe .Será que a batata dele está assando?

Francamente 31 de março de 2020, 21:09h - 21:09

Vergonha desse merda de presidente que quer matar todo mundo a função do governo é ajudar quem mais precisa e até agora está só falando merda pq ele quer que o povo vai pra rua para roubar mais da economia,o pobre que sofre.

Gottfried Leybovitts 31 de março de 2020, 20:59h - 20:59

A geração a que o Bozo se refere é a de um indivíduo que passou anos no exército brasileiro e na Câmara Federal, sem produzir absolutamente nada. E por irresponsabilidade de muitos foi alçado ao cargo de presidente. Vergonha!!

Realista ..acorda 1 de abril de 2020, 04:07h - 04:07

EXATAMENTE ASSIM . UM PRESIDENTE QUE NÃO ENTENDI LE COM TRE .. TOTALMENTE LETRADO . TAMO F…. COM NOSSO REPRESENTANTE . UMA VERGONHA . FALA UMA COISA E FAZ OUTRA , E SO FALA MERDA , SO VOMITA ASNEIRA .. HO MEU DEUS POVO ESCOLHE INFELISMENTE PELA EMOÇÃO … ESPERO QUE APRENDAM COM O ERRO …

Alguém 1 de abril de 2020, 06:44h - 06:44

Temos que trabalhar ou morreremos de fome!

Um pequeno percentual tem complicações, que esse pessoal pegue atestado médico e fique em casa.
Já peguei pneumonia e nem por isso deixei de trabalhar ou estudar.

Não é fácil, mas não há muita opção.

Peguem os idosos e doentes crônicos de uma mesma família e deixem em uma residência.

Sem imposto circulando daqui há pouco não teremos dinheiro para nada, nem para pagar o funcionalismo público.

Milhares de pessoas morrem todos os dias de diversas coisas , mas não ficam contando.

E vai ser assim até agosto.

Quando chegar em agosto e o povo for para rua , não terão mais empregos para voltar…

Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.

Libera alguns setores com restrições, pelo menos para sobreviver até bom final da crise.

O pessoal do mercado segue trabalhando, da farmácia e outros setores e não ouço falar que estão ficando doentes, pois estão se cuidando.

Detesto política.

Mas tá difícil!!!

Como diz o ditado nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996