Estrutura de prédio em São Conrado não foi abalada, informa Defesa Civil

by Diário do Vale

Após uma explosão, por volta das 5h40 de hoje (18) em um edifício residencial, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, as primeiras informações da Defesa Civil indicam que a estrutura do edifício não chegou a ser abalada e, portanto, a edificação não terá de ser implodida. O prédio de 19 andares fica na Rua General Olímpio Mourão Filho e tem 72 apartamentos. “A estrutura não foi comprometida e não há risco de desabamento”, disse Daniel Guerra, engenheiro da Defesa Civil. As informações são da Agência Brasil.

Informações atualizadas do Corpo de Bombeiros indicam que além de um homem de 51 anos que foi levado para o Hospital Miguel Couto com queimaduras nos braços e pernas, outras quatro pessoas foram atendidas e liberadas no local da explosão.

Vários apartamento do prédio de 19 andares foram atingidos e há ferragens, pedaços de madeiras, concreto e janelas retorcidas espalhadas por todo parte. O quadro é de total destruição no local. Prédios vizinho ao do acidente também tiveram janelas estilhaçadas com a força da explosão. Várias lojas que funcionam na área também foram danificadas.

O prefeito Eduardo Paes se dirigiu ao local instantes após a explosão e disse que, embora a necessidade de implosão do edifício esteja inicialmente descartada pela Defesa Civil, ainda não há prazo para que os moradores sejam autorizados a voltar para suas casas.

“Parece que não houve risco estrutural, os bombeiros ainda continuam trabalhando no local, mas é preciso avaliar a situação com muita calma para que se possa tomar uma decisão [sobre a volta dos moradores]. Vamos aguardar os laudos porque a prioridade agora é a segurança dos moradores”, disse. Paes também pediu uma apuração rigorosa das causas da explosão.

O engenheiro Daniel Guerra lembrou que será necessário retirar muito entulho de alguns andares, antes de liberar o edifício. “Algumas das lajes entre os andares foram abaladas e tiveram um colapso parcial. Há muitos entulhos, concretos e ferros retorcidos por sobre elas, o que pode causar pequenos desabamentos. Vai levar um tempo para que a área seja liberada e é preciso paciência”, disse.

Tanto os bombeiros como a Defesa Civil acreditam que a explosão foi causada por vazamento de gás em um dos 72 apartamentos do edifício. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Rua General Olímpio Mourão Filho continua interditada na altura do numeral 30, em São Conrado. Neste momento, há pontos de retenção no trânsito da região e agentes da CET-Rio atuam para melhorar o fluxo de veículos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996