Eventos culturais promovem arte e entretenimento em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – Os moradores de Barra Mansa e cidades vizinhas curtiram um fim de semana cultural e diversificado. A Fundação Cultura realizou três eventos em diferentes pontos do município para todo o tipo de público. A programação começou na sexta-feira (8), com a abertura do Festival Fazenda da Posse.

A segunda edição do evento, realizado na primeira construção de Barra Mansa, seguiu até domingo (10) e trouxe artes visuais, música, feira de artesanato, oficina de fotografia, food trucks e espaço para as crianças.

O destaque desta edição foi o artista plástico José Nery Figorelli, que participou do Salão Internacional de Arte Contemporânea, que aconteceu no Carrossel do Louvre, em Paris, entre os dias 18 e 20 de outubro. Sua obra foi escolhida pelo comitê do evento como a melhor da mostra.

Durante a abertura do festival, José Nery recebeu uma homenagem por sua participação no evento francês, oferecida pela Ava Galleria, empresa finlandesa que representa o artista na Europa e em outras partes do mundo.

– O José Nery é uma pessoa que merece realmente o nosso reconhecimento. Ele não nasceu em Barra Mansa, mas é reconhecido como filho da cidade, tem se despontado e a cada dia tem conquistado os corações das pessoas e feito parte de uma forma mais intensa na nossa vida, seja ela cultural ou social. Fico muito feliz por, nesse momento da história da cidade, receber o José Nery aqui, na Fazenda da Posse, onde Barra Mansa começou, comemorou o prefeito Rodrigo Drable.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, contou sobre a relação entre o artista plástico e a cultura do município. “É uma honra receber, mais uma vez, as obras do José Nery, através da sua exposição, da sua criatividade, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa. Nós já fizemos uma exposição como essa na Estação das Artes e hoje a gente recebe na Fazenda da Posse, com a grande pompa que o artista merece. Ele representa a nossa cidade no exterior de uma forma brilhante. Seu sucesso faz a gente sentir que Barra Mansa está no caminho certo”, comemorou Bravo.

O artista plástico José Nery contou sobre o seu amor pela cidade e o orgulho que tem ao representar Barra Mansa no exterior. “A cada dia eu me torno mais barra-mansense. Barra Mansa foi o lugar que eu escolhi para viver, foi a cidade que me recebeu, é onde eu tiro o meu ‘ganha pão’. É de Barra Mansa o nome que estou levando para fora do país. Sou barra-mansense de direito. Além do Louvre, meu sonho era expor aqui, na Fazenda da Posse. Hoje estou em mais um sonho realizado”.

Além de José Nery, participaram a Orquestra de Jazz do Projeto Música nas Escolas, Raphael Garcez, Banda Oldis Cool, Reunião Papo de Samba, Steady Go, Los Benícios Faltosos e Vitão.

No sábado (9), junto com o festival, aconteceu a tradicional Arena da Viola, levando música de raiz para quem passava pela Praça da Matriz, no Centro.

Já no domingo (10), o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco foi uma opção de diversão para toda a família, com o Lazer no Calçadão. O evento trouxe oficina de fotografia, recreação e brincadeira para a garotada, apresentação do projeto Música nas Escolas, performance de palhaçaria, shows e intervenção poética. A próxima edição será no dia 01 de dezembro, a partir das 09h.

O Festival Fazenda da Posse e o Lazer no Calçadão são realizações da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

You may also like

1 comment

Morador de BM 10 de novembro de 2019, 18:56h - 18:56

Saudades do tempo que Barra Mansa tinha Cultura.
Hoje é só venda de cervejas artesanais.
Rodrigo, precisa mudar para se reeleger.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996