
Foto: Divulgação
Volta Redonda – Já imaginou uma vida sem música? Independente do estilo, é difícil. Mas há quem faça da música sua vida e, através dela, realize sonhos. É o caso do contrabaixista Daniel Diniz Magalhães, de 35 anos, que hoje é músico nos Estados Unidos da América (EUA). Em sua trajetória, ele contou com os ensinamentos do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” — mantido pela prefeitura, beneficiando cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino — em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
O primeiro contato com o projeto, por meio da música de concerto, aconteceu em 2001, quando Daniel tinha 11 anos e estudava no Colégio Getúlio Vargas, da Fevre. Na época, ele participava de aulas de musicalização, pífaro, coro infantojuvenil e violoncelo, sob a orientação dos professores Nicolau Martins de Oliveira (idealizador do Volta Redonda Cidade da Música), Sarah Higino (maestra) e José Sérgio.
“No ano seguinte, passei para o contrabaixo e tive a honra de ser aluno do professor Sandrino Santoro. A partir daí, o projeto se tornou não apenas um lugar de aprendizado, mas um verdadeiro alicerce na minha formação musical e profissional”, conta Daniel, que desde cedo encontrou um ambiente favorável à expressão musical e o apoio necessário para seguir sua jornada.
Daniel passou por todas as etapas do projeto em Volta Redonda: foi aluno, monitor, auxiliar e, depois, professor. Fez parte de grupos como o Coro Misto, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos e Orquestra de Cordas de Volta Redonda. Essas experiências o levaram a tocar em importantes salas de concerto do Brasil, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meirelles, no Rio, e a Sala São Paulo, na capital paulista.
Além de abrir portas para grandes espetáculos, o “Volta Redonda Cidade da Música” também foi essencial na preparação de Daniel para o ensino superior. A base sólida obtida nas aulas e apresentações do projeto o ajudou a ser aprovado em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música e em Bacharelado em Contrabaixo pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) — sendo aprovado em primeiro lugar.
Intercâmbio musical
Atualmente, Daniel é contrabaixista nas principais orquestras do estado norte-americano do Mississippi e doutorando pela USM (University of Southern Mississippi) — Universidade do Sul do Mississippi. Desde sua chegada aos EUA, ele promove um intercâmbio músico-cultural entre a USM e o “Volta Redonda Cidade da Música”, incentivando a troca de conhecimentos e experiências musicais entre as duas instituições.
“Foi com muita alegria que recebemos aqui na USM a maestra Sarah Higino, que regeu o Choros nº 10, do nosso brasileiríssimo Heitor Villa-Lobos, em um concerto especial em celebração à música brasileira. Também tivemos a honra de contar com o maestro Nicolau Martins de Oliveira, que regeu uma das bandas sinfônicas da universidade”, relata Daniel.
Em maio de 2024, Daniel conquistou o título de mestre em Contrabaixo pela USM, sob orientação do professor Marcos Machado, também brasileiro. Junto com a Acadiana Symphony Orchestra, participou de uma turnê pela Polônia, tocando em palcos renomados como a Cracow Opera House, na Cracóvia, teatros em Varsóvia, capital polonesa, e outras cidades do país.
Com uma trajetória marcada por conquistas, Daniel destaca que cada ensaio, aprendizado e professor que cruzou seu caminho deixaram uma marca profunda. Para ele, o “Volta Redonda Cidade da Música” não só o ensinou a tocar um instrumento, mas também o preparou para a vida, ensinando disciplina, trabalho em equipe e dedicação.
“Olhar para trás e ver o que construí me faz sentir uma gratidão imensa pelo projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’. Foi ali que descobri minha paixão, minha vocação e um caminho que me trouxe tantas oportunidades. Sou imensamente grato por tudo que aprendi e vivi lá. O projeto abriu portas, construiu sonhos e me fez ser quem sou hoje. Gratidão não prescreve, e a minha pelo projeto é eterna”, conclui Daniel.

Foto: Divulgação