Volta Redonda – O sistema de reconhecimento facial por meio de câmeras está prestes a ser lançado em Volta Redonda. A tecnologia está em fase de teste na cidade e deve ser inaugurada na próxima quinta-feira (14), com a presença do secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro e Comandante-Geral da Corporação, coronel Marcelo de Menezes. O município é o primeiro, depois da capital, a contar com o sistema que permite reconhecer foragidos da Justiça e prendê-los.
O reconhecimento facial em Volta Redonda funcionará através do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), com cruzamento de imagens captadas em tempo real com um banco de dados da Polícia Civil, que contém informações sobre pessoas procuradas pela Justiça. A partir desse cruzamento de informações, policiais em patrulhamento serão alertados e farão a abordagem.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, disse que o sistema vai beneficiar não só Volta Redonda, mas toda a região, já que a cidade concentra uma grande população flutuante.
“Volta Redonda recebe muitas pessoas de outras cidades e o risco delas estarem na mira das câmeras de reconhecimento já pode ser um incentivo suficiente para afastar foragidos, ou até mesmo aqueles com intenções criminosas. É importante destacar que essa tecnologia vai tornar as forças de segurança mais assertivas, com menos efeitos colaterais em suas abordagens”, afirmou Coronel Henrique.
Coronel Henrique explicou que as câmeras com sistema de reconhecimento facial em Volta Redonda ficarão em pontos estratégicos, e até por questões de efetividade, esses locais não serão revelados. No entanto, frisou que as câmeras serão reposicionadas constantemente, atendendo a critérios como manchas criminais e grande fluxo de pessoas.
“É o que tem de mais moderno no mundo. A gente vai conseguir, de uma forma muito rápida, consultar o banco de dados de pendências criminais e identificar um foragido mesmo que ele esteja usando bonés ou máscaras, por exemplo. Os benefícios serão muitos, pois de forma inteligente separaremos o joio do trigo. É Volta Redonda mais uma vez sendo pioneira na região, mas nada disso seria possível sem o trabalho sério e visionário do nosso prefeito Neto e do secretário da PM, coronel Menezes”, enfatizou Coronel Henrique.
A execução do sistema de reconhecimento facial ocorre graças a uma parceria da Prefeitura de Volta Redonda com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de uma cooperação entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996