sábado, 21 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Feira de Profissões é promovida pela prefeitura de Porto Real

Feira de Profissões é promovida pela prefeitura de Porto Real

Matéria publicada em 15 de agosto de 2019, 18:02 horas

 


Temas voltados à formação profissional, acadêmica e ao empreendedorismo foram abordados

Prefeito Ailton Marques em um dos stands na feira
(Foto: Dorinha Lopes – Secom PMPR)

Porto Real- A II Feira de Profissões do Programa Daqui Pra Frente foi realizada nesta quarta-feira (14), pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo, no Ginásio Poliesportivo Alexandre Ramos Samuel (Tande). De acordo com a secretaria, o evento reuniu mais de 15 stands de intuições de ensino da região. Rodas de conversa, demonstrações, palestras, relatos de experiências, distribuição de folders, entre outras atividades, fizeram parte da ocasião.
O Programa realiza ações individualizadas de orientação vocacional, capacitação para o ambiente profissional e acompanhamento do aproveitamento dos alunos da rede municipal de educação no mercado de trabalho e na vida acadêmica após o término do ensino médio.
– Uma das melhores formas de incentivar os jovens de Porto Real a escolherem uma profissão é apresentar um pouco de cada uma para eles, através de exposições, palestras e conversas. Acredito no futuro de cada um – afirmou o prefeito de Porto Real, Ailton Marques.
Com temas voltados à formação profissional, acadêmica e ao empreendedorismo, a intenção foi incentivar jovens e empreendedores com possíveis ingressos nas universidades locais.
– Apresentamos aos alunos e população em geral, oportunidades de carreiras e cursos da região, despertando o interesse do público sobre as profissões, além de estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a cidadania – afirmou o secretário da pasta, Robson Paulino da Silva.
Durante o evento os alunos do Projeto Dançando na Escola, se apresentaram. A aluna do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Cruz e Souza, Isabelly Aparecida Alves, quer se especializar em Pedagogia, para atuar como professora.
– Considero que conhecer as opções de instituições de ensino que possam, em um futuro próximo, auxiliar em minha formação, é um passo muito importante. Estou curiosa e ansiosa para ver e conhecer as oportunidades e projetos apresentados aqui – concluiu entusiasmada.

Presenças

Estiveram presentes as instituições de ensino parceiras: Universidade Federal Fluminense (UFF); Centro Universitário de Barra Mansa; Associação Educacional Dom Bosco (AEDB); Estácio de Sá; Universidade Paulista (Unip); Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni); Centro Universitário Geraldo de Biase (UGB); IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec); Faculdade Campos Elíseos (FCE); Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA); Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC); Senac; CNA; Wizard e Instituto Gastronômico das Américas (IGA); além das secretarias de Ordem Pública, representada pela equipe de Defesa Civil e de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com médicos e enfermeiros.
Marcaram presença no evento os vereadores Fernandinha, Paulo Cesar, Bianca e os secretários: de Comunicação e Transparência, Ricardo Moraes; de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva.

Jovens do Projeto Portas Abertas visitam empresa

Jovens durante visita técnica a empresa BMB, no Polo Industrial de Porto Real
(Foto: Alexandre AJ- Secom PMPR)

O Projeto Portas Abertas, organizado pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, realizou na quarta-feira (14), uma visita técnica à empresa BMB, localizada no Polo Industrial de Porto Real. Na ocasião, 12 jovens conheceram as dependências do local e participaram de uma palestra com o gerente de logística e produção, Vitor Diehl.
– Através desse projeto, buscamos desenvolver com os participantes uma noção do funcionamento da empresa. Nosso objetivo é que as ações do Portas Abertas sirvam como inspiração para os jovens que estão buscando um direcionamento para a sua formação profissional – destacou o prefeito Ailton Marques, que esteve presente na ocasião.
A secretária da pasta, Vanessa Miranda, que também participou da visita técnica, ressaltou a importância dos encontros para o aperfeiçoamento dos participantes.
– A atividade de visita técnica tem o intuito de promover o encontro dos jovens com o universo profissional. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, assim como verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos envolvidos. Com isso, realizamos uma integração positiva entre os participantes, principalmente pela troca de experiências com os profissionais da área – comentou Vanessa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Tem curso como ser político?

Untitled Document