Felipe Wu conquista a primeira medalha do Brasil

by Diário do Vale
Felipe Wu voltou a colocar o tiro esportivo nacional no pódio dos Jogos após 96 anos (Foto: Divulgação/Ministério do Esporte)

Felipe Wu voltou a colocar o tiro esportivo nacional no pódio dos Jogos após 96 anos (Foto: Divulgação/Ministério do Esporte)

Rio – Saiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Felipe Almeida Wu, do tiro esportivo, conquistou a prata na disputa da pistola de ar 10 m, na tarde deste sábado (6), no Centro Olímpico de Tiro. Com 202,1 pontos, o paulista de 24 anos só ficou atrás do vietnamita Vinh Xuan Hoang, que somou 202,5, enquanto o chinês Wei Pang ficou com o bronze ao acumular 180.4 pontos.
Além de entrar para história do Time Brasil como primeiro atleta a conquistar uma medalha olímpica em solo sul-americano, Felipe Wu voltou a colocar o tiro esportivo nacional no pódio dos Jogos após 96 anos. Em 1920, o tenente Guilherme Paraense conquistou o ouro nas Olimpíadas da Antuérpia. Curiosamente, aquela foi a primeira medalha do país na história dos jogos modernos.
Hoang também entrou para a história do maior evento esportivo do mundo, já que este é um ouro inédito para o Vietnã. Também é a segunda láurea dourada do Rio 2016, sucedendo o título da norte-americana Virginia Thrasher, de apenas 19 anos, que, horas antes, vencera na carabina de 10m do tiro esportivo.
Descendente de chineses, Felipe Almeida Wu não conseguiu se classificar para Londres 2012. Portanto, essa é a primeira vez que o brasileiro disputa os Jogos Olímpicos. Antes da prata alcançada na capital fluminense, o atirador tinha como melhor resultado o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá.
Na disputa decisiva contra Hoang, Wu, que ficou em sétimo na etapa classificatória, liderava a última parcial e estava muito próximo de levar o ouro. No entanto, na derradeira tentativa, o vietnamita, quarto na fase anterior, acertou um bom tiro e somou mais 10.7 pontos, garantindo o inédito título para seu país.
Traçado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o objetivo do país-sede dos Jogos de 2016 é terminar a competição entre as dez nações com mais medalhas. Momentaneamente, o Brasil ocupa o quarto lugar do ranking, com a prata de Felipe Wu, atrás de Estados Unidos, Vietnã e China.

Brasileiro exalta medalha

Felipe Wu conseguiu um feito histórico neste sábado ao garantir a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Competindo na categoria pistola de ar 10m do tiro esportivo, o atleta campeão no Pan de Toronto assegurou o pódio, algo que não acontecia desde os Jogos Olímpicos da Antuérpia.
Wu categorizou a conquista como a realização de um sonho. Chegando a treinar no quintal da sua casa, em uma época bem diferente em relação a que vive hoje, o brasileiro acabou demonstrando ser um exemplo de superação.
– É a realização de um sonho, era muito difícil ganhar medalha, mas sonhar é sempre possível. Queria muito ganhar essa medalha olímpica, estou muito feliz. Sem palavras – comentou Wu logo após a cerimônia de premiação da prova.
Felipe Wu não teve um desempenho digno de medalhista de prata na classificatória. Indo à final apenas com o sétimo melhor resultado, ele assegurou que já sabia da necessidade de manter a média que vinha apresentando na Copa do Mundo para se classificar para a grande decisão.
– Na classificatória, embora fiquei em sétimo, fiz exatamente o mesmo resultado que ganhei a Copa do Mundo. A gente sabia que era um resultado suficiente para chegar até a final, meu maior trabalho era passar para a final, e na final já estava tranquilo, era só aproveitar – disse.
Agora, Felipe Wu se prepara para o início da disputa do tiro esportivo em outra categoria. Confiante após o bom início de Olimpíadas, ele revelou que irá maneirar nas comemorações.
– Hoje vou comemorar, não sei como. A partir de amanhã vou começar a treinar para a pistola de 50m e depois do dia 10 comemorar mais – finalizou.

You may also like

1 comment

Márcio Soares 6 de agosto de 2016, 19:46h - 19:46

Parabéns…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996