sábado, 17 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Festa da palavra em Paraty

Festa da palavra em Paraty

Matéria publicada em 13 de agosto de 2019, 09:00 horas

 


Cidade recebe mais uma edição do projeto ‘Arte da Palavra – Rede de leituras’; atividades gratuitas acontecem nos dias 22 e 29 deste mês

Na próxima semana tem início mais uma edição ‘Arte da Palavra – Rede de leituras’ em Paraty, promovido pelo Sesc. O projeto percorre o país com debates e oficinas literárias, reunindo escritores de diferentes vertentes da literatura brasileira e também de localidades distintas, permitindo a circulação mais ampla de suas obras e suas ideias.
Neste mês de agosto os encontros em Paraty acontecem no dia 22 de agosto, com a presença de Anne Costa e Luna Vitrolira, e no dia 29 de agosto, com Chiquinho do Além Mar e Juraci Tavares trazendo a força das letras da Cultura Popular. Nas duas oportunidades os encontros acontecem às 19h30, na Unidade Sesc Santa Rita
As artistas Anne Costa e Luna Vitrolira apresentam juntas a performance “Da Pele”, um projeto que integra poesia e dança; oralidade, corpo e movimento. A apresentação se origina a partir de uma seleção de poemas autorais presentes no livro ‘Aquenda, o amor às vezes é isso’, de Luna Vitrolira, que evocam temas relacionados ao preconceito e à violência com relação à gênero, cor, classe social, sexualidade, entre outros, levantando pautas que contribuem para discussões acercas de questões que envolvem ser mulher, ser mulher negra, ser mulher gorda, ser mulher lésbica em uma sociedade machista e falocentrada. Esse formato surge da necessidade de trabalhar a dimensão política da poesia enquanto força que atua diretamente no corpo e na pele, como movimento, ação e presença.
Já Chiquinho do Além Mar e Juraci Tavares apresentam a cultura popular, poesia, cordel: a literatura produzida no Nordeste é a protagonista desse encontro.

Sobre os convidados:
– Chiquinho do Além- Mar é pesquisador, compositor e cantor. Ele ministra oficinas sobre Cultura Popular e oficinas sobre Literatura de Cordel. Chiquinho foi campeão da Olimpíada Ambiental em 2008 a nível superior, com o texto “Proteja o Meio Ambiente”/ Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Híbridos. É o autor do projeto “Forro da Comunidade” e do projeto, “Cordel na Sala de Aula” e vem desenvolvendo atividades que fortalecem a manutenção da Cultura Popular em todo Brasil.
– Literato, professor, cantor, radialista, compositor, poeta Juraci Tavares traz no seu interior versos livres, reflexivos, inquietantes, olhar plural, históricos, educativos alicerçando a sua poesia musicada na liberdade e autonomia das palavras e dos sons atraentes pois são inquietantes e ao mesmo tempo leves e dançantes.
– Anne Costa é artista de dança (bailarina, performer e coreógrafa), professora e pesquisadora do movimento. Licenciada em Educação Artística/ Artes Cênicas pela UFPE; especialista em Práticas e Pensamentos do Corpo pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e em Dança Educacional e Artes Cênicas, pelo CENSUPEG (Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação). Tem formação em ballet clássico, dança contemporânea, e danças populares, mas o movimento interessa de uma forma geral. De todas as modalidades que transita, a interface entre a dança contemporânea e a vivência com os brinquedos populares multiplicam possibilidades de movimento no corpo-território.
– Luna Vitrolira é poeta, declamadora, atriz, performer, produtora cultural, professora de literatura Brasileira, graduada no curso de Licenciatura em Letras pela UFPE, mestranda em Teoria da Literatura pela UFPE, pesquisadora da literatura oral de tradição do sertão pernambucano, com ênfase na poesia de improviso do sertão do Pajeú, e também produtora e idealizadora dos projetos de circulação nacional De Repente uma Glosa – projeto de difusão da Mesa de Glosas, modalidade de improviso que descende do repente – e Estados em Poesia – projeto colaborativo de zona literária itinerante que reúne poetas de vários Estados do Brasil sob o intento de integrar as diversas cenas artísticas contemporâneas.

Serviço:
O projeto “Arte da Palavra – Rede de leituras” acontece nos dias 22 e 29 de agosto, sempre às 19h30. Nesta edição traz os convidados Anne Costa e Luna Vitrolira e Chiquinho do Além Mar e Juraci Tavares. As atividades gratuitas serão apresentadas na Unidade Sesc Santa Rita. Mais informações (24) 3371-4516 / 3371-8415.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document