Festa das Luzes da Mata Atlântica ilumina o inverno no Vale do Café

Por Diário do Vale

Foto: Lorena Zschaber

Mais uma vez a chegada do inverno será celebrada com muita luz e música no Vale do Café. Na quinta-feira, dia 20, tem início a 2ª edição da Festa das Luzes da Mata Atlântica, transformando a paisagem da região com obras únicas de luz. Até o dia 14 de julho, a programação, reunindo luz, conhecimento, música, e muito contato com a natureza, acontece no Jardim Ecológico Uaná Etê, um verdadeiro paraíso eco cult em Sacra Família.
Com eventos de quinta à domingo, a abertura do jardim acontece a partir das 12h e se estende até as estrelas raiarem. No primeiro dia, Dany Roland, diretor de cinema, músico e ator, propõe um concerto minimalista com obras de Glass, Thiersen, e Einaudi, com Cristina Braga e Ricardo Medeiros. Quando o sol se põe acontecem shows com artistas estelares: Danilo Caymmi, Eduardo Dussek, Joyce e Tutty Moreno, Oswaldo Montenegro e Zeca Baleiro, preenchendo o anfiteatro do Jardim com boa música, enaltecendo a cultura brasileira. Um baile de jazz, já com uma segunda sessão aberta por causa da enorme procura, com Mauro Senise e os anfitriões do jardim, Cristina Braga e Ricardo Medeiros, terá a participação do percussionista Frank Colón, mestre que tocou com Chet Baker e Aretha Franklin, além da bailarina Zoe Galinsoga, ensinando os passos no salão. Aos domingos, observação do sol para a família, guiada pelos astrônomos Eugênio Reis e Sérgio Lomônaco. No último sábado, o evento se despede com uma grande festa luminosa, comandada pelo DJ Ranieri, DJ Lucas Maria e convidados.
– É um enorme prazer fazer uma festa de iluminação com foco na natureza. Demais eventos de luzes que acontecem ao redor do mundo como em Tóquio, Lyon e Amsterdam, por exemplo, são realizados em ambientes urbanos. Aqui iremos iluminar as montanhas, as árvores, valorizando as nuances e aproximando o visitante de cada pedacinho da floresta – diz o responsável pela direção artística da Festa das Luzes e iluminador cênico, Paulo Cesar Medeiros.
Cristina Braga, que assina ao lado de Ricardo Medeiros a direção musical do festival, conta que a inspiração para a Festa das Luzes nasceu de uma vontade de celebrar as estações, e que o solstício de inverno marca o início de um ciclo de luz
– A partir de 21 de junho os dias ficam cada vez mais claros até o solstício de verão. A Festa das Luzes da Mata Atlântica quer iluminar a natureza, o conhecimento, assim como tudo que há de belo e estimular o passeio por este Vale lindo que tem inúmeros atrativos. Além de ser a bacia de um rio vital, que mata a sede do Rio de Janeiro e São Paulo e reflete toda noite o cruzeiro do sul – conta.
A Festa das Luzes da Mata Atlântica é o único período em que o Jardim Uaná Etê abre para visitação à noite, sendo o momento ideal para contemplar os famosos vagalumes, que dão nome ao local: “Uaná Etê” significa “multidão de vagalumes” na língua geral indígena. A cada 15 minutos, as luzes se apagam, permitindo que os visitantes apreciem a luz natural da lua e ouçam o barulho da noite.
Chegar ao Jardim com dia claro é uma das dicas dos organizadores. Com 22 jardins e bosques para passeio, o Jardim Ecológico Uaná Etê, que completa cinco anos de abertura em novembro, é dedicado à música. Possui um Labirinto da Música, o primeiro do tipo no mundo; o Bosque dos Sinos, com sinos de diversos países e sons; a Árvore das Infinitas Possibilidades, para enlaçar desejos; o Jardim dos Cristais sobre a importância dos cristais como instrumentos musicais; as Teias, entre árvores, para deitar e pensar na vida; trilhas e vários recantos que propõem relaxamento e conexão com a natureza.
Durante toda a Festa das Luzes o bistrô de Uaná, com cardápio do chef Cesar da Costa, oferece uma especialíssima gastronomia de inverno e luz – produtos da região são estrelas, e cervejas artesanais do Vale, vinhos e queijos estão prontos também para levar na charmosa cesta de piquenique. Aos domingos, será servido um brunch.
– Muitos detalhes do jardim serão iluminados, as esculturas, os caminhos, colinas e trechos de bosques também, instigando a curiosidade e observação dos visitantes – revela Ricardo.

Programação
1º fim de semana
– Quinta-feira, dia 20 de junho
Abertura, às 17h, com Recital Minimalista com Sons Eletrônicos, Dany Roland, Cristina Braga e Ricardo Medeiros

– Sexta-feira, dia 21 de junho
Show com Danilo Caymmi, às 21h

– Sábado, dia 22 de junho
Baile de Jazz (Sessão EXTRA), às 19h, com Mauro Senise, Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Frank Colón, participação da bailarina Zoe Galinsoga

– Domingo, dia 23 de junho
“A Luz primeira”, das 12 às 17h, Observação do sol com o astrônomo Eugênio Reis

2º fim de semana
– Quinta-feira, dia 27 de junho
Luz do Entardecer, às 17h, com show de Cristina Braga e Ricardo Medeiros

– Sexta-feira, dia 28de junho
Show com Eduardo Dussek, às 21h

– Sábado, dia 29 de junho
Show com Joyce e Tutty Moreno, às 19h

– Domingo, dia 30 de junho
“A Luz primeira”, das 12 às 17h, Observação do sol com o astrônomo Eugênio Reis

3º fim de semana
– Quinta-feira, dia 04 de julho
Luz do Entardecer, às 17h, com show de Cristina Braga e Ricardo Medeiros

– Sexta-feira, dia 05 julho
Show com Oswaldo Montenegro – “Serenata”, às 21h

– Sábado, dia 06 de julho
Baile de Jazz, às 19h, com Mauro Senise, Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Frank Colon, participação da bailarina Zoe Galinsoga

– Domigo, dia 07 de julho
“A Luz primeira”, das 12 às 17h, Observação do sol com o astrônomo Sérgio Lomônaco

4º fim de semana
– Quinta-feira, 11 de julho
Luz do Entardecer, às 17h, com Cristina Braga e Ricardo Medeiros

– Sexta-feira, dia 12/07
Show com Zeca Baleiro, às 21h

-Sábado, dia 13 de julho
Festa Luminosa, às 19h, com DJ Ranieri, DJ Lucas Maria e convidados.

– Domingo, dia 14 de julho
“A Luz primeira”, das 12 às 17h, Observação do sol com o astrônomo Eugênio Reis

Horários de abertura do Jardim Uaná Etê durante a Festa das Luzes:
Quintas-feiras: 12h às 19h
Sextas-feiras e sábados: 12h às 23h
Domingos: 11h às 19h
Todos os domingos: brunch a partir de 11h com gastronomia de inverno e luz

Serviço:
A Festa Das Luzes acontece de 20 de junho a 14 de julho de 2019, uma realização Uaná Etê, Art Light, Sete Produções e Iluminatti em parceria com a Universidade de Vassouras. As luzes se acendem a partir das 17h30. Seu ingresso dá direito a conhecer os 22 jardins, chegue com dia claro, e aproveite as delícias do bistrô. Informações e reservas Whatsapp: (24) 988781550 | Email: [email protected].

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996