Festa Junina: saiba quais devem ser os cuidados com a saúde bucal e como prevenir a quebra dos dentes

by Agatha Amorim

Entre os alimentos que devem ser consumidos com mais cautela devido ao risco para a estrutura dentária está o milho em espiga. (Foto: Freepik)

Nacional – As festas juninas são um dos eventos mais aguardadas do ano, tanto pelas músicas, as quadrilhas, mas, principalmente, pelas comidas típicas. Afinal, quem resiste ao milho cozido, pipoca, canjica, maçã do amor, pé de moleque e tantas outras delícias?

Mas mesmo que o clima seja de festa, não dá para se esquecer dos cuidados com a saúde bucal, tanto pelo maior consumo de doces, como de alimentos mais duros, que podem causar fissuras nos dentes e também a quebra de braquetes de aparelhos ortodônticos.

“É comum o aumento de consultas nas clínicas odontológicas nesta época do ano devido a fraturas dentárias. Elas normalmente causam uma pequena lasca ou microfissura, que podem provocar a quebra de um dente. Por isso, a recomendação é que as pessoas usem os dentes molares, que são mais fortes, para mastigar alimentos mais duros”, explica Alexandre Ravani, dentista e CEO da PróRir, rede de clínicas odontológicas.

Entre os alimentos que devem ser consumidos com mais cautela devido ao risco para a estrutura dentária e os aparelhos ortodônticos, Ravani destaca a pipoca, o milho de espiga, a maçã do amor e o pé de moleque, no entanto, o dentista lembra que a quebra dos dentes e do aparelho não é o único perigo. “Nesta época ingerimos muito açúcar e por longo período, então maior será o tempo de exposição à acidez dos dentes e da boca. Por isso, existe uma grande probabilidade de rápida perda dos minerais e, consequentemente, o surgimento das temíveis cáries”, alerta o dentista.

Para prevenir este mal, é muito importante fazer uma ótima higienização bucal, com uma escova adequada, de preferência com grande quantidade de cerdas macias, fio dental e escovas interdentais, principalmente para quem usa aparelhos odontológicos. Os enxaguantes bucais também são aliados para usar após as refeições, ajudando a eliminar resíduos alimentares. Caso não seja possível escovar os dentes após ingestão dos alimentos, a dica é beber bastante água, isso ajuda a reduzir a quantidade de açúcar que fica nos dentes.

“Como conselho  final, é importante que a pessoa mantenha suas consultas e limpezas profissionais regulares para garantir que os dentes estejam devidamente saudáveis para saborear sem medo as comidas típicas”, finaliza Ravani.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996