segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Festivais de cerveja dominam a região

Festivais de cerveja dominam a região

Matéria publicada em 19 de outubro de 2018, 09:00 horas

 


Eventos inspirados na Oktoberfest acontecem em Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda e Resende; neste fim de semana acontece também a 17ª edição do Piraí Fest

Eventos contaram com diversas atrações musicais, danças típicas alemãs, concurso de chopp a metro, food trucks, gastronomia germânica e chopes artesanais locais e de Blumenau
Fotos: Jenny Faulstich

A Oktoberfest, que em alemão significa “Festa de Outubro”, é um festival de cerveja criado em Munique pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810. Com o sucesso da primeira festa, foi marcada outra edição para outubro do ano seguinte no mesmo local, e assim começou a tradição. O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira. Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se por vários países. Hoje existem Oktoberfest em diversos lugares, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros.
No Brasil, o festival começou a ser realizado em 1978 em Itapiranga, Santa Catarina, e continua até hoje. A mais conhecida é a Oktoberfest de Blumenau, que atrai turistas do Brasil e do exterior, especialmente da Alemanha, sendo considerada a segunda maior festa alemã do mundo – atrás apenas da Oktoberfest original, em Munique.
O Sul Fluminense há alguns anos vem ganhando espaço nessa tradição, prova disso é que neste fim de semana eventos com o mote serão realizados em diversas cidades.
Em Itatiaia, Penedo, a mais famosa Colônia Finlandesa do Brasil é rica em belezas naturais, clima serrano, gastronomia e cervejarias artesanais. Estes pontos, além dos atrativos do evento, ajudam a atrair turistas da região e fora dela. A Oktoberfest Penedo chega a sua terceira edição, o evento acontece nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), com uma extensa programação que contará com diversas atrações musicais, danças típicas alemãs, concurso de chopp a metro, food trucks, gastronomia germânica e chopes artesanais locais e de Blumenau.
Já em Barra Mansa a festa está na sua segunda edição, o evento acontece no bairro Ano Bom, e leva o nome de Oktobeer Chef. A festa promete muita diversão, alegria e confraternização entre os amigos, tudo isso num ambientes descontraído, com total conforto e segurança. O evento, além de contar com cerveja artesanal, uma gastronomia diversificada e decoração temática. Segundo a produtora de eventos, Mimi Vieira, as atrações esse ano também ganhou peso com o estilo musical sertanejo.
– Este ano, a pedidos de muitos clientes, colocamos o encanto da música sertaneja que arrasta muita gente para pista de dança. A música tem espaço em qualquer estilo de evento e a mistura pop rock e sertanejo dá muito certo – conta a produtora.
As atrações musicais da Oktobeerchef ficarão por conta de Jorge Guilherme anima galera com muito Pop Rock e o Sertanejo de Vitor Yuri. Nos intervalos, o som fica por conta do Dj Felippe Carvalho que mantém aquela vibe na alta.
E pela primeira vez, a tradição da Oktoberfest chega às cidades de Volta Redonda e Resende. Na Cidade do Aço o evento acontece nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), na Praça Padiá Calógeras, com entrada gratuita, e contará com mais de 30 tipos de cervejas artesanais. Além de programação musical, espaço kids e foodtrucks, trazendo muita gastronomia itinerante.
Em Resende, o evento também acontece até domingo (21), no Parque das Águas. Criada pela união das seis maiores cervejarias do Sul Fluminense, sua ideia é celebrar a cultura cervejeira e propagar a cerveja artesanal local. Entre os expositores confirmados estão: Cervejaria Penedon, Trevisan, Penélope Premium Beer (Penedo), Cervejaria Ograner (Itatiaia), Edbier (Resende) e Elbers (Serrinha do Alambari).
A gastronomia ficará por conta da Urbana – Comida de Rua, que trará sete food trucks para a festa. São eles: Buteko’s Gourmet (comida de boteco), Forasteiro Food Truck (burgers e sanduíches), Don Burrito (comida mexicana), Gourmet Food Truck (burgers), Acarajé O Sabor da Bahia (acarajé), Dolce Churros Gourmet e Quero Mais (brigadeiros).
Ao longo dos três dias, os visitantes poderão curtir toda as noites uma programação musical que terá rock ao som de Izzy Riders (sexta-feira às 19h), Figurótico (sábado às 19h) e Erik Fabiano (domingo às 18h). A festa contará também com um espaço de lazer voltado para as crianças, com brinquedos diversos.

Piraí Fest

O Piraí Fest, que ficou conhecido na região como um festival de cerveja, se consolidou como um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais e gastronômicos do Sul Fluminense. Com o tema “Raízes do Brasil”, a festa busca valorizar a cultura e a gastronomia nacional em um clima bem familiar e descontraído com programação que segue até domingo (21).
O evento é uma realização da Associação Cultural Artemagia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piraí. O circuito gastronômico apresentará chefes renomados brasileiros tendo como protagonistas não só a tilápia e a macadâmia, mas também produtos nacionais que caracterizam comidas típicas das regiões brasileiras.
O evento também cumpre a missão de valorizar e respeitar os artistas e a produção cultural da cidade, fortalecendo a Lei Prata da Casa. Na programação cultural gratuita, os projetos apoiados pela Prefeitura como o Piraí Musical e o Jongo de Arrozal, além dos músicos e bandas da região e uma atração convidada: o músico Leo Gandelman.
As atividades do Piraí Fest estão programadas para a parte da tarde e da noite na Praça da Preguiça, Praça Getúlio Vargas e na Praça de Santana, que terão ainda espaços destinados à alimentação e recreação.

Programação Piraí Fest:
* Sexta-Feira, dia 19
– Praça da Preguiça
12h – Hugo Arantes
14h – Cesinha
15h – Cozinha Show Infantil – Chef Isaias Neries
16h – Nandão
18h – ABERTURA OFICAL
20h – Banda Metal Madeira
22h – Batuque Prime
00h – Banda Sound Road
02h – Encerramento

– Palco Cultural (Praça Getúlio Vargas)
19h – Escola de Ballet e Dança de Rua
Praça de Santana
12h – Sonorização Eletrônica/ Parque Infantil/ Praça de alimentação
19h – Milton e os Lagartos
23h- Grupo Sonharte
02h – Encerramento

* Sábado, dia 20
– Praça da Preguiça
12h – Teatro Infantil
13h – Laís Oliveira
14h – Cozinha Show – Raízes do Brasil – Comida Caiçara (Chef Ana Bueno)
16h- Gersinho
17h – Cozinha Show – Raízes do Brasil – Bahia (Chef Tereza Paim)
20h – Airton Reis
00h – Grupo Só Por Acaso
02h – Encerramento

– Palco Cultural (Praça Getúlio Vargas)
15h – Projeto Piraí Musical
18h – Coral Renascer
21h – Sinfônica Ambulante
– Praça de Santana
12h – Sonorização Eletrônica/ Parque Infantil/ Praça de alimentação
23h – Márcia Gomes
02h- Encerramento

* Domingo, dia 21
– Praça da Preguiça
12h – Marta Lane
13h – Cozinha Show – Raízes do Brasil – Minas Gerais (Chef Beth Beltrão)
16h – Cozinha de Rituais (Chef Marcondes Deus)
Final do Concurso Gastronômico
18h – Grupo Diapazon
20h – Alecsandro Rios
21h – Toninho Quem Quem
00h – Encerramento

– Palco Cultural (Praça Getúlio Vargas)
14h – Jongo da Cachoeira de Arrozal com grupo de Maracatu Pedra Sonora
15h – Banda Santa Cecília Arrozalense
17h – LEO GANDELMAN
19h – Felipe Lang Quarteto

– Praça de Santana
12h – Sonorização Eletrônica/ Parque Infantil/ Praça de alimentação
17h – Banda Legrand
20h – Kris e Kaylane
00h – Encerramento
E mais…
Exposição de Patchwork + Condomínio da Arte
Local: Centro Comercial (19, 20 e 21 de outubro, de 12h às 21h)
Feira dos Artesãos
Local: Praça da Preguiça (19, 20 e 21 de outubro, de 12h às 21h)
• Exposição Clementina de Jesus
Local: Casa de Cultura (19, 20 e 21 de outubro, de 10h ás 16h)
• Restaurante Raízes do Brasil
> Sexta-feira – Chef Beth Beltrão – Restaurante Viradas do Lago – Tiradentes (MG)
> Sábado – Vencedores do 16º Concurso Gastronômico de Piraí
> Domingo – Restaurante Raízes do Brasil – Chef Tereza Paim – Restaurante Casa de Tereza – Salvador (BA)
Local: Praça da Preguiça (19, 20 e 21 de outubro, de 12h ás 17h e 19h ás 23h)
* Programação sujeita a alterações


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document