Festival Dança VR 2018

by Diário do Vale

Festival segue até domingo e vai reunir cerca de dois mil profissionais – Foto: Gabriel Borges

O Festival Dança VR 2018 já entrou para o calendário de eventos oficiais de Volta Redonda e promete animar os amantes da dança neste final de semana. O festival acontece neste sábado e domingo (07 e 08), no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior (teatro da FEVRE, no Colégio Getúlio Vargas), com abertura marcada para as 10h de sábado.

Cerca de dois mil profissionais, entre bailarinos, coreógrafos e equipe de apoio, irão participar do evento que irá reunir representantes das cidades de Barra Mansa Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis e além, é claro de Volta Redonda.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, este será um festival eclético.

– Reuniremos diversos estilos num evento que vai movimentar o teatro municipal. Teremos balé, dança de salão, danças urbanas, danças tradicionais, além de uma variedade enorme de estilos. O público vai gostar, esperamos repetir o sucesso do evento de 2017. Agradecemos a todos os profissionais que se inscreveram e desejamos uma bela apresentação para todos – comentou Aline Ribeiro.

A programação é que aconteça cerca de 160 apresentações, divididas nos dois dias de evento, e ao final todos os participantes receberão medalhas.

– Esse ano nós vamos continuar com o conceito que adotamos no ano passado sobre workshops. Os coreógrafos vão promover esses workshops para o público interessado. Todos serão homenageados. Aumentamos o número de grupos participantes, a fim de contemplar mais profissionais. Será um evento grandioso – desejou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a Paulinha.

 

Preparação em Volta Redonda

 

Um dos grupos que irão se apresentar é o “Ballet Educação”, projeto da Secretaria Municipal de Educação, que proporciona desenvolvimento através de aulas de ballet clássico. Atualmente atende cerca de 400 alunos da rede municipal e tem como principal objetivo o desenvolvimento artístico, aliando arte, educação e cultura através da dança.

De acordo com Izabel Santos Leal, professora, coreógrafa e supervisora do projeto, este ano três coreografias serão apresentadas no festival dentre elas o Ballet Giselle, um dos mais bonito repertório clássico.

– Já estamos preparando os alunos para as apresentações. Este ano vamos ter um solo com a aluna Raquel Tibúrcio. O solo está sendo ensaiado para ser levado em futuras competições. Será a primeira vez que Raquel estará apresentando esse solo. Estamos com boas expectativas de como será a performance dela. Outra apresentação será um duo de meninos com uma coreografia que será apresentada pela primeira vez em Volta Redonda e uma coreografia ‘Neoclássica’ uma nova modalidade que será apresentada pelas alunas que vão se formar – contou.

Para realizar as aulas de ballet, as crianças passam por uma audição e precisam ser pontuais e disciplinadas. A cada final de ano letivo é realizado uma chamada escolar para participação no projeto.

– As apresentações estimulam os alunos. Para formar um bailarino profissional é preciso de no mínimo oito anos de trabalho. Além desta apresentação já estamos também trabalhando para apresentação anual que acontece em outubro – lembrou.

O Ballet Educação atende crianças do 1º ao 9º ano, do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de Volta Redonda e já atendeu mais de 1.500 alunos. As aulas acontecem no Teatro Gacems e em três escolas de tempo integral: Escola Municipal Maria Carraro, Escola Municipal Amazonas e Escola Municipal Mato Grosso. O projeto é referência na região e visa promover o desenvolvimento através da dança clássica. A secretária de Educação Rita Andrade, enfatizou a relação pedagógica entre educação, arte e dança.

– Além de revelar talentos e atrelar a arte à educação, o ballet ajuda em questões como socialização, disciplina, organização e no enriquecimento do aluno de forma geral. É sempre importante dizer que o projeto é voltado a dar oportunidade aos alunos da rede municipal de ensino fortalecendo todo o sistema educacional – disse Rita Andrade.

 

Em Itatiaia

 

Outra cidade que terá representantes é Itatiaia, com os alunos da Casa da Cultura de Itatiaia, projeto de dança que atende cerca de 600 alunos, a partir dos três anos de idade.

No primeiro momento, o grupo Ritmos fará a abertura da categoria adulta, no sábado, às 19h, com a coreografia ‘Coletânea e Fragmentos’ e logo após, o projeto fará outra exibição, com a coreografia ‘Casulos’.

No domingo, dia 8, serão duas apresentações na categoria infantil, com a coreografia ‘Brincando de dançar’, uma dança urbana e também a exibição do Ballet ‘Jardins’.

Cerca de 120 alunos de Itatiaia participarão do Festival que irá premiar todos os participantes com medalhas, pois tem apenas o intuito de promover apresentações dos grupos de dança e não tem caráter competitivo.

Os interessados em participar do projeto no município, devem realizar inscrição na Casa da Cultura, localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h30 às 17h. No ato da inscrição é necessário apresentar duas fotos ¾, cópia do comprovante de residência, cópia da certidão de nascimento ou identidade, e atestado médico.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996