Festival Tons da Dança Volta Redonda tem programação variada neste final de semana

by Diário do Vale

Volta Redonda – Neste final de semana, o Festival Tons da Dança Volta Redonda chega ao auge: a programação online inclui apresentações de dança, oficinas, palestras e – tcharã!- a esperada Mostra Artística, com as 15 coreografias selecionadas pela curadoria e premiadas nesta edição.   

Muitos passos para o sucesso 

Primeiro veio a aprovação do projeto de Cleide Salgado na Lei Aldir Blanc, em Volta Redonda; em seguida começaram todos os preparativos, junto com os parceiros, amigos e apaixonados pela dança. O lançamento, em 31 de julho, mobilizou a comunidade artística, sempre interessada e curiosa para saber quais eram as regras para participar.  

Com o regulamento na mão, muita gente botou a mão na massa e revelou seu talento! Ao todo, foram 67 inscrições de coreografias dos mais variados estilos – uma festa para quem ama dança e, ao mesmo tempo, uma árdua tarefa para a curadoria, que teria de escolher apenas 15 obras para integrar a mostra online.  

 Tons sobre tons 

Com a maior fidelidade ao espírito do Festival, que busca a integração de todas as artes, uma exposição incrível foi inaugurada dia 3/9, na Galeria Biblioteca, na Vila Santa Cecilia. Artistas respeitados da cidade aderiram e investiram seu enorme talento em obras que se inserem no contexto do movimento – e que podem ser apreciadas ao vivo ou online, até dia 30 de setembro. O link para a visita virtual é  

Finalmente, no dia 5/9, o Festival divulgou a lista dos trabalhos selecionados para a Mostra Online.  

Agora é hora de comemorar tanto empenho e energia: no sábado, a alegria começa às 10 da manhã e só acaba quando o último movimento fluir na tela do computador, do tablet, do celular. É a dança, viva e pura, que atravessa a tecnologia com sua arte e produz beleza.  

 O coração do processo: emoção 

Bailarina, coreógrafa e coordenadora técnica do Projeto Dança & Magia, gerido pela Associação ARTEMAGIA, entidade parceira do Festival, Pâmela Sobral comemora sua participação no evento. – Estou bem feliz! É minha primeira vez no Tons da Dança e tudo tem sido muito bacana – revela. – Foi muito rico o processo de ser assistente de curadoria, junto com Bete Spinelli, pois recebemos 67 inscrições! Analisar todos esses trabalhos foi um super aprendizado e também uma felicidade, por ver tantas concepções interessantes! Foi um trabalho realmente múltiplo – revela Pâmela. – E além de tudo, foi emocionante a experiência de participar, como bailarina, da inauguração da belíssima exposição Tons da Dança –  ressalta.  

Bailarina experiente, com passagem por grandes companhias brasileiras, Pâmela Sobral nasceu em Volta Redonda e, após se iniciar no ballet com a professora Luciana Almeida, integrou, aos dez anos, o Ballet de Câmara de Barra Mansa – grupo profissional que deu origem ao Projeto Dança & Magia. – Dançar, coreografar e ensinar dança no projeto, que é praticamente onde comecei, é muito transformador para mim – conta. – Hoje me reconheço num lugar muito particular da dança, onde sigo as percepções do meu próprio corpo para construir novas possibilidades artísticas que têm se revelado muito profundas, livres e compensadoras – diz Pâmela, que também participa da programação do festival como convidada, com seu Grupo Janelas. 

  

Programação variada 

Não basta gostar de dança: tem que sentir, falar a respeito, aperfeiçoar a técnica – se for bailarino ou bailarina – e, sobretudo, aproveitar a experiência.  E a programação online do Festival Tons da Dança Volta Redonda é perfeita para isto: o público pode escolher entre apresentações de artistas convidados, palestras sobre o tema, oficinas das mais variadas técnicas – e, para arrematar com chave de ouro, conhecer os trabalhos dos artistas selecionados na Mostra Artística, que tem uma edição dia 11 e outra dia 12/9. 

Confira agora os detalhes da programação e aproveite a festa! 

 

11/09 – Sábado  12/09 – Domingo 
 

 

 

 

 

 

10h 

Apresentação de Dança 

M(EU) Lar 

Grupo de Dança Contemporânea República do Movimento 

Coreográfa: Lissiana Schlick 

 

 

 

 

 

 

10h 

Apresentação de Dança  

Corpos Pares  

Nicholas Lopes e Gabriela Rocha  

 

 

Palestra 

Processos criativos e etapas de produção para videodança 

Marcelle Pessanha 

Palestra 

Conversando sobre a história da dança: Evolução e contextos  

Lissiana Schlick 

 

Oficina 

Ballet clássico intermediário 

Phelipe Alves 

Oficina 

Danças Urbanas: criatividade e autonomia do movimento  

Marcelle Pessanha 

 
 

 

 

 

 

14h 

Apresentação de dança 

Até amanhã 

Grupo Janelas 

Pâmela Sobral e Daniele Magalhães 

Casa Diários Covid – Episódio 9 

Pâmela Sobral 

 

 

 

 

 

14h 

Apresentação de Dança 

Trechos do ballet “O Quebra-Nozes”  

(Clássico de repertório) 

Tempo de Espera e Dia a Dia  

(Ballet clássico livre) 

Ballet Gacemss 

Oficina 

Jazz para todos 

Silas Lopes 

Oficina 

Dança Contemporânea  

Lissiana Schlick 

Mostra Artística 

Apresentação das coreografias selecionadas 

Mostra Artística 

Apresentação das coreografias selecionadas 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996