ÔĽŅ Festival Vale do Caf√© - Di√°rio do Vale
quarta-feira, 15 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Festival Vale do Café

Festival Vale do Café

Matéria publicada em 18 de julho de 2018, 07:45 horas

 


Evento encher√° a regi√£o hist√≥rica do Sul Fluminense de m√ļsica e gastronomia, entre os dias 20 e 29 de julho e homenagear√° Jacob do Bandolim

A programação acontece nas fazendas e em diversos pontos das cidades
Foto: Paulo Rodrigues

A regi√£o do Vale do Caf√©, onde se produziu a maior quantidade de caf√© no Brasil durante o s√©culo 19, acumulando uma riqueza arquitet√īnica inigual√°vel, recebe o Festival Vale do Caf√©, que acontece sempre em julho desde 2003. Este ano, o maior evento da regi√£o acontecer√° entre 20 e 29 de julho, em 11 fazendas hist√≥ricas e um jardim ecol√≥gico.
O Festival √© um projeto da Backstage Produ√ß√Ķes que, em sua 16¬™ edi√ß√£o, √© apresentado pelo Minist√©rio da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei de Incentivo √† Cultura do Rio de Janeiro, tem o patroc√≠nio de Furnas, Cateno, Light, SEBRAE e Lei Estadual de Incentivo √† Cultura do Rio de Janeiro al√©m de contar com o apoio do Caf√© Evolutto e a parceria de m√≠dia da On Bus Digital e Jornal O Globo.
A programação, que prima pela junção de instrumentistas conceituados em belíssimos cenários, conta com Marcel Powell, homenageando seu pai, o mestre Baden, na belíssima Fazenda Vista Alegre, em Valença, e com a cantora lírica e professora Carol McDavit, cantando na Fazenda do Paraízo, a joia de Rio das Flores. O homenageado da vez, Jacob do Bandolim, terá seu repertório executado pelo duo Dani Spielmann e Sheila Zagury, na Fazenda São Luiz da Prosperidade, e pelo Terno Carioca, formado por Luiz Flávio Alcofra, Pedro Aragão e Lena Verani, na Fazenda São Roque. Em todas as fazendas que sediarão shows, haverá visita ao casarão com degustação de lanche colonial após o concerto.
M√ļsicos que ajudaram a escrever a hist√≥ria do Festival, como o mestre violonista Tur√≠bio Santos, que √© tamb√©m diretor art√≠stico, e a harpista Cristina Braga, idealizadora do Festival, far√£o apresenta√ß√Ķes gratuitas no centro dos munic√≠pios de Vassouras e Paty de Alferes, respectivamente. O grupo Noites Cariocas, ter√° repert√≥rio dedicado ao artista homenageado, Jacob do Bandolim, no munic√≠pio de Rio das Flores, tamb√©m com entrada franca ao p√ļblico.
√Č tamb√©m tradi√ß√£o do Festival oferecer cursos ligados a m√ļsica e este ano n√£o ser√° diferente. J√° est√£o confirmados cursos de canto com a pr√≥pria Carol McDavit, de viol√£o com Ulisses Rocha e outro de viol√£o com Turibio Santos, ali√°s, um apaixonado pela regi√£o do Vale. Ser√£o oferecidas tamb√©m aulas de violino com a musicista Suray Soren. As aulas de cavaquinho e bandolim ficar√£o por conta de Pedro Cantalice, m√ļsico de Vila Isabel considerado o primeiro m√ļsico do mundo no instrumento a ter curso superior em m√ļsica. Os cursos acontecer√£o em Vassouras, de 23 a 27 de julho com inscri√ß√£o gratuita pelo site oficial do Festival.
Falando em Vassouras, a princesinha do caf√©, este ano comemora 60 anos de tombamento, e a iniciativa privada criou o movimento #MaisVassouras que far√° uma programa√ß√£o independente do Festival e gratuita, que ocupar√° alguns espa√ßos hist√≥ricos como a antiga Esta√ß√£o Ferrovi√°ria, a Igreja Matriz e o nov√≠ssimo Centro Cultural Cazuza, entre outros. A programa√ß√£o incluir√° shows, como da Orquestra de Volta Redonda, e um corredor gastron√īmico com food trucks de diversos tipos, al√©m de exposi√ß√£o de artes pl√°sticas e orqu√≠deas.
O j√° consolidado Festival Vale do Caf√© comemora tamb√©m este ano o reconhecimento da Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas e do Minist√©rio da Cultura, que o inclu√≠ram na agenda “Rio de Janeiro a Janeiro” e, atrav√©s de estudo, reconheceram o Festival como a√ß√£o geradora de alto impacto socioecon√īmico. A cada R$ 1,00 investido no Festival, h√° um retorno para a regi√£o de R$ 5,09, numa gera√ß√£o total de emprego de aproximadamente 600 vagas. Prova de que o evento j√° √© considerado como um dos mais importantes festivais de m√ļsica de toda regi√£o.

Serviço:
A 16¬™ edi√ß√£o do Festival Vale do Caf√© come√ßa nesta sexta-feira (20) e segue at√© o domingo, dia 29 de julho. Mais informa√ß√Ķes e ingressos atrav√©s do site www.festivalvaledocafe.com.br.

Programação Gratuita
* Sexta-feira, dia 20 de julho
20h – Tur√≠bio Santos -” Lembran√ßas de Jacob do Bandolim”
Local: Antiga Estação Ferroviária (Vassouras, RJ)

* S√°bado, 21 de julho
20h – Noites Cariocas – “100 anos de Jacob do Bandolim”
Local: Centro Cultural Professor Ant√īnio Pacheco Le√£o (Rio das Flores, RJ)

* Domingo, dia 22 de julho
11h – Cristina Braga – “Mil Cordas Brasileiras”
Local: Centro Cultural Maestro José Figueira (Paty do Alferes, RJ)

Programação nas Fazendas

* Sexta-feira, dia 20 julho
11h – Angelica De La Riva – “Musica Feramente Humana”
Local: Fazenda Florença (Conservatória, RJ)
16h – Quarteto do Jacob – “Tributo a Jacob do Bandolim”
Local: Fazenda Alliança (Barra do Piraí, RJ)

* S√°bado, dia 21 julho
11h – Tur√≠bio Santos e Maria Haro – “Noites Espanholas”
Local: Fazenda Mulungu Vermelho (Vassouras, RJ)
16h – Harmonitango – “Tango no Vale”
Local: Fazenda S√£o Luiz da Boa Sorte (Vassouras, RJ)

* Domingo, dia 22 de julho
11h – Trio In Uno – “Uma viagem na m√ļsica instrumental brasileira”
Local: Fazenda das Palmas (Paulo de Frontin, RJ)
16h – Duo Augusto Martins e Paulo Malagutti – “Piano e Jobim”
Local: Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí, RJ)

* Sexta-feira, dia 27 julho
11h – Ulisses Rocha – “Viol√£ocello – Causo e Prosa”
Local: Fazenda Uni√£o (Rio das Flores, RJ)
16h – Carol McDavit – “Leonard Berstein: 100 anos”
Local: Fazenda do Paraizo (Rio das Flores, RJ)

* S√°bado, dia 28 julho
11h – Celso Faria, Pedro Cantalice – “Trajeto do viol√£o no Brasil” com participa√ß√£o de Turibio Santos
Local: Jardim Ecológico Uaná Etê (Paulo de Frontin, RJ)
16h – Marcel Powell – “S√≥ Baden”
Local: Fazenda Vista Alegre (Valença, RJ)

* Domingo, dia 29 julho
11h – Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury – “Entre mil, voc√™!” Tributo a Jacob do Bandolim com participa√ß√£o especial de Marina Chuva
Local: Fazenda São João da Prosperidade (Barra do Piraí, RJ)
16h – Terno Carioca – “100 anos de Jacob do Bandolim”
Local:Fazenda S√£o Roque (Vassouras, RJ)

Programação de cursos gratuitos
Os cursos gratuitos de canto, com Carol McDavit; Cavaquinho e Bandolim, com Pedro Cantalice; Flauta, com Celso Woltzenlogel; Viol√£o, com Turibio Santos e Ulisses Rocha; e Violino, com Suray Soren, acontecem de 23 a 27 de Julho, das 9h √†s 17, na Escola Ministro Raul Fernandes (CE), Vassouras, RJ. As inscri√ß√Ķes, somente por meio eletr√īnico, terminam nesta quarta-feira (18). Ap√≥s esta data, somente no local. Inscri√ß√Ķes e informa√ß√Ķes atrav√©s do telefone (21) 999791302 (Nanda) ou e-mail cursos@festivalvaledocafe.com.br

Apresentação de alunos
24, 25 e 26 de julho
12h na Escola Ministro Raul Fernandes (CE), Centro, Vassouras, RJ.
15h no Café Cultural, Centro Cultural Cazuza, Centro Vassouras, RJ.

Encerramento das oficinas com apresentação de alunos e professores
27 de julho, 12h
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Centro, Vassouras, RJ

Um coment√°rio

  1. O Vale do Caf√©, deveria voltar as sua ra√≠zes com produ√ß√£o de caf√©, com degusta√ß√£o em √©pocas de turismo ou para fins de comercial e exporta√ß√£o. Essa regi√£o pode voltar a crescer de novo na planta√ß√£o e colheita de caf√©, quem √© que n√£o imagina essa regi√£o crescendo com o caf√© eu n√£o devo ser o √ļnico a pensar nisso. Mas fica a dica para os donos dessas propriedades. Que essa regi√£o √© linda n√£o resta duvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document