Firjan reúne prefeitos para debater IFDM do Sul Fluminense

Região tem melhor desempenho médio do Estado do Rio em desenvolvimento socioeconômico

by alice couto

Foto: Libânia Nogueira/Firjan

Sul Fluminense – A Firjan Sul Fluminense realizou, nesta quarta-feira (14), a reunião do Conselho Empresarial com participação de prefeitos da região para debater o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Lançado no último dia 8, o estudo revelou que o Sul Fluminense é a região com o melhor desempenho médio do estado do Rio de Janeiro em desenvolvimento socioeconômico.

A reunião aconteceu na Firjan SESI Volta Redonda, onde estiveram presentes os prefeitos de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; de Barra do Piraí, Kátia Miki; de Resende, Tande Vieira; e o vice-prefeito de Valença, Ailton Batista. Também participaram secretários municipais de Angra dos Reis, Itatiaia, Piraí e Valença.

O IFDM médio da região foi de 0,6739 — 8,3% acima da média dos municípios fluminenses. Todas as três vertentes do índice — Emprego & Renda (0,7244), Saúde (0,6782) e Educação (0,6191) — superaram os respectivos resultados médios do estado.

Na região, Volta Redonda e Resende mantiveram-se entre os cinco maiores IFDMs do estado, nas segunda e terceira posições, respectivamente. Piraí também se destaca por apresentar alto desenvolvimento em Saúde — o melhor desempenho do estado — além de alcançar alto nível também em Emprego & Renda, junto com Paraty. Porto Real, Rio das Flores, Barra Mansa e Vassouras também figuram entre os melhores colocados da região.

“É positivo ver que o Sul Fluminense lidera no estado, mas os resultados do IFDM mostram que ainda enfrentamos desafios importantes. Nenhum município fluminense, por exemplo, atingiu o patamar de alto desenvolvimento. O índice é uma ferramenta para orientar ações e reforça a importância de investimos em educação, saúde e geração de empregos”, pontuou Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan.

Sobre o IFDM

Criado em 2008 e atualizado neste ano com nova metodologia, o estudo é composto pelos indicadores de Emprego & Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. Através dessa pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores.

Tanto a avaliação geral quanto as análises dos indicadores são classificadas em quatro conceitos: entre 0 e 0,4 – desenvolvimento crítico / entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento baixo / entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado / entre 0,8 e 1 – desenvolvimento alto. O estudo permite, ainda, avaliação absoluta por município e ano e comparações entre cidades e anos anteriores.

 

Você também pode gostar

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996