
Munir Francisco, destacou que a atividade servirá para o fortalecimento das ações intersetoriais no município e para divulgação dos serviços ofertados pela Política de Assistência Social – Foto: Geraldo Gonçalves(PMVR).
Volta Redonda- A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do Departamento de Proteção Social Especial (Dpes), realizou na manhã de segunda-feira (24), no auditório da secretaria, uma capacitação das forças de segurança que atuam em Volta Redonda. Participaram do treinamento agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O objetivo foi prepara-los sobre como proceder no atendimento à população em situação de rua, os direitos dessas pessoas e apresentá-los à rede de assistência do município.
A assistente social e coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social da Smac, Joveline Batista Tomás, ressaltou que essa parceria é muito importante e servirá para adoção de novas estratégias de abordagem.
“A abordagem da segurança pública é diferente e acontece em outros momentos. Mas, caso eles venham a atender alguma pessoa em situação de rua, poderão direcionar para os nossos serviços, fazer contato conosco, pois saberão como o fluxo de atendimento acontece e quais os serviços ofertados na rede de assistência do município”, explicou Joveline.
Durante a abertura da capacitação, o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, destacou que a atividade servirá para o fortalecimento das ações intersetoriais no município e para divulgação dos serviços ofertados pela Política de Assistência Social.
“Começamos essa força-tarefa com a parceria de vocês na semana passada e tivemos bons resultados. Por isso, achamos importante que vocês conheçam como funciona a rede de atendimento de Volta Redonda, para que possamos avançar no atendimento a essas pessoas. Não vamos tirar ninguém à força das ruas, mas sim, oferecer ajuda. E temos condições para fazer isso” enfatizou Munir.
O secretário lembrou que Volta Redonda tem o maior equipamento social que uma cidade pode ter.
“Nossa rede de assistência conta com o Centro Pop, o Serviço de Abordagem, Abrigo Municipal Seu Nadim, a parceria com o abrigo SOS, além de oferecer passagem para que o migrante volte para a sua cidade de origem. Nosso objetivo é que, de acordo com o perfil de cada uma dessas pessoas, possamos ajuda-las a realmente sair das ruas”, afirmou.
Para o comandante interino da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Silvano de Paula, a capacitação vai ajudar muito os agentes durante a abordagem. “Sabemos que se trata de pessoas vulneráveis e que o tratamento tem de ser diferenciado”, frisou Silvano.
O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, também falou sobre a importância do treinamento na execução do trabalho.
“O governo municipal entendeu a necessidade de capacitar os agentes de segurança que estão à frente da abordagem à população em situação de rua. Com isso, eles terão uma qualificação maior e farão o atendimento mais humanitário, podendo direcionar as necessidades e estreitar o contato com a Smac”, disse Luiz Henrique.
3 comments
Forças de segurança em VR??? Só se for os cabos de aço das pontes rolantes da CSN!
Os entendidos que nada ententem querendo ensinar os outros so dinheiro pro ralo quando foi q um entendido abordou um mendigo nunca
Se funcionasse mesmo na porta do centro pop não ficava cheia de pessoas em situação de rua dormindo, e na Rodoviária não estaria cheia de nóias , bebuns, a Rodoviária é o QG da vagabundagem e o local mais perigoso de volta redonda ultimamente. viajo toda semana para São Paulo e evito ir a noite.
Comments are closed.