>
quinta-feira, 7 de julho de 2022 - 05:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Força-tarefa vai coibir eventos irregulares e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes

Força-tarefa vai coibir eventos irregulares e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes

Matéria publicada em 31 de janeiro de 2017, 09:48 horas

 


Objetivo é identificar e impedir a realização de possíveis blocos clandestinos que perturbem a ordem pública de Volta Redonda

 Medidas: Encontro debateu formas de combater o famoso 'Bloco do Isoporzinho' (Foto: Divulgação PMVR/Gabriel Borges)


Medidas: Encontro debateu formas de combater o famoso ‘Bloco do Isoporzinho’ (Foto: Divulgação PMVR/Gabriel Borges)

Volta Redonda – Uma força-tarefa formada pela prefeitura, forças de segurança pública (Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil), Conselho Tutelar e magistrados de Volta Redonda, quer coibir a realização de eventos clandestinos e o consumo de bebidas alcoólicas entre menores de idade, principalmente pela proximidade do Carnaval. As medidas de combate às irregularidades foram discutidas nesta terça-feira (31), em reunião no gabinete do prefeito Samuca Silva (PV).

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni Souza, o que mais preocupa o poder público é o consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes.

– Vamos tomar as medidas no sentido de eliminar de forma permanente esses eventos irregulares. Iremos até o local e, se algum menor de idade estiver com bebida alcoólica, iremos recolher o material. Os carros de som se estiverem também de forma inadequada serão removidos, e autuados, de acordo com a resolução do Detran. Vamos atuar dessa forma para trazer de volta à tranquilidade para a população – afirmou o comandante, acrescentando que a intervenção nos eventos será feita junta ao Conselho Tutelar.

Dalboni lembrou que essa prática já existia no passado. Porém, nesse ano, se proliferou na cidade.

– Tem encontros que reúnem mais de dois mil jovens. É uma perturbação da ordem pública que precisa do apoio de todos para acabar com as ações criminosas dentro desse movimento, como o consumo e venda de entorpecentes – esclareceu Dalboni.

O setor de inteligência dos órgãos de segurança já está realizando o mapeamento dos locais onde possam ocorrer eventos irregulares. Segundo o comandante da Guarda Municipal, as informações são todas interligadas entre o órgão e as polícias Civil e Militar.

– A informação chega até nós, através das redes sociais, e onde tiver esses movimentos, nós iremos coibir – garantiu.
Uma conduta identificada pelo grupo é a reunião de jovens em praças e ruas para a ingestão de bebidas alcoólicas, o popular “Bloco do Isoporzinho”. Há relatos de consumo e vendas de drogas, além de alto som automotivo e infrações de trânsito.

Samuca e o juiz da Infância e Juventude, Alberto Pontes, sugeriram que fosse realizada uma força-tarefa para eliminar as ações ilegais nesses encontros. Muitos deles, segundo o juiz, são menores de idade.

– São ambientes degradantes e maléficos aos menores de idades. Esses jovens e crianças não devem estar lá e sim num local protegido – disse Pontes, que colocou a sua equipe à disposição da força-tarefa para combater o “Isoporzinho”.
Já o delegado da delegacia da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), Eliezer Lourenço, disse que uma equipe dele já está identificando os líderes desse movimento para a prestação de esclarecimentos.

– Nossos homens estão empenhados para descobrir cada líder desse movimento. E punir aqueles que estão infringindo a lei – disse o delegado.

O comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Damião Luiz Portella, sugeriu que o trabalho em conjunto seja permanente.

– Acredito que esse movimento cresceu por conta da proximidade do Carnaval. Porém, temos que ter atenção durante o ano inteiro – ressaltou o comandante do 28º BPM, que foi acompanhado por um representante da 5ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública).

Samuca fez um alerta aos pais dos jovens que frequentam esses eventos. – O movimento cresceu e assim houve a necessidade da formação de uma força-tarefa para acabar com o que infringe a lei. Há um risco de vida para os jovens que frequentam esses movimentos. Não somos contra os encontros dos jovens, mas sim a desordem pública. Os pais precisam ficar atentos e evitar que seus filhos frequentem esses ambientes perigosos – acentuou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Sidney Dinho (PEN), a promotora da Infância e Juventude, Luciana Menezes, e a secretária municipal de Cultura e Lazer, Márcia Fernandes, também participaram do encontro.

Plano de Ação da Cultura é apresentado

A secretária municipal de Cultura de Volta Redonda, Márcia Fernandes, se reuniu com o prefeito Samuca na manhã de terça-feira (31) para apresentar o Plano de Ação da pasta para 2017 e parte da nova equipe que vai contribuir para a implementação das ações culturais no município.

– É uma primeira proposta sobre o que a gente pensa para Volta Redonda, para a Cultura, o paisagismo, o design da cidade, para os artistas, os coletivos, enfim, para todas as áreas mapeadas da cidade. Queremos colorir a cidade, dar um aspecto mais harmonioso, humano – explicou Marcia Fernandes.

Além do organograma da nova equipe, o plano contempla as diretrizes, os instrumentos de gestão do município, ações para o processo de participação social e construção de políticas públicas, criação de editais de fomento específicos para cada segmento cultural, patrimônio histórico, entre outros.

Segundo Márcia, o próximo passo é apresentar o plano para as lideranças, chamar a comunidade para conhecer o planejamento, envolvendo representantes de artistas, associações de moradores, entre outras instituições.

– O prefeito já aprovou, gostou, sugeriu, incrementou, agregou valores às propostas e agora vamos analisar os orçamentos e buscar parcerias. A cultura não necessita de milhões em recursos, ela necessita de milhões de ideias e isso é o que a gente tem – disse a secretária.

Samuca agradeceu a colaboração de todos e prometeu apoio irrestrito ao plano de ações da secretaria.

– A porta de entrada para o turismo regional é a Cultura. Quero, por exemplo, fazer da feira livre um patrimônio cultural da cidade de Volta Redonda. Para isso, temos que estruturar os bairros, conversar com os moradores. A ideia de eventos itinerantes nos bairros é muito boa; esse é o caminho. Agradeço o empenho de cada um e temos quatro anos para fazer história em Volta Redonda – afirmou o prefeito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

29 comentários

  1. Volta Redonda já foi melhor. Ao invés de criarem uma força-tarefa para coibir assaltos que estão acontecendo constantemente em qualquer lugar da rua, qualquer horário do dia, eles preferem criar uma para “coibir” a nossa diversão… Volta Redonda é toda parada, não tem eventos direito, não tem nada, é uma cidade de idosos, pq nós não podemos nos divertir escutando músicas e bebendo na praça com os amigos? Pelo amor né, cadê a consciência?

  2. ESTES INFELIZES.COMENTÃO COM CRITICAS POIS JÁ PASSOU O TEMPO DA JUVENTUDE!
    DE UM LUGAR PARA JUVENTUDE E REPRIME OS PAIS.

  3. MAIS ALGUÉM JÁ VIU O VÍDEO DO PREFEITO MARQUETEIRO DOS TRINTA DIAS DE GOVERNO DELE ISSO MESMO ELE JÁ FEZ VÍDEO DIZENDO QUE JÁ FOI TRABALHAR DE ÔNIBUS DE BICICLETA E ATÉ A PÉ , MAIS PQ ELE NÃO POSTA O VÍDEO DOS CARROS DOS ASSESSORES DELE TEM ATÉ MERCEDES NO ESTACIONAMENTO GENTE QUE ANDAVA DE PALIO VELHO AGORA COM TRINTA DIAS DE GOVERNO TÁ ANDANDO DE MERCEDES DE CEM MIL TÁ DE SACANAGEM NÉ, POSTA ISSO PRA POPULAÇÃO FICAR SABENDO MARQUETEIRO E DEIXA O BLOCO DA 33 EM PAZ !!!!!!

  4. A culpa e do PT, do do Lula molusco? Bob esponja, Dilma, do pessoal do Neto, do novo prefeito que ta herdando problemas sociais de responsabilidade familiar, do Bispo Waldomiro, Jean Willis com p kit gay,do Bolsonaro, dos direitos humamos e do Goku.
    Esqueci mais alguem?
    Ah! Da Guarda Municipal tambem!!!
    Sempre responsabilizam a guarda por tudo de erradp que acontece..
    Sr esqueci maos algum culpado diz ai gente!

  5. Vcs só sabem reclamar !! Usa a criatividade para promover eventos organizado e legais, temos a ilha são joao para fazer ! Ao invés da guarda e a PM ficar rodando e indo pra todos lados procurando os blocos e a inteligência correndo atrás pra saber onde vai ser ! Organiza esses eventos na ilha todo fds e acaba com isso !!! Esse problema acontece muito na época do carnaval !! Usa a cabeça pra pensar em uma solução e parem de reclamar ! Vamos ajudar e agir com BOM SENSO !!! Coisa q a guarda de VR não tem !!!

  6. Na verdade ta tudo falido

  7. Morador Jardim Vila Rica

    Na semana passada eu liguei pro 190 (CIOSP) quem me atendeu se identificou com Leticia, dizendo que tudo que acontecia na praça do Jardim Vila Rica estava sendo monitorado por camera, porem o uso de drogas na servidao da minha rua, sexo, pessoas urinando ninguém estava vendo e a mesma me atendeu com muita arrogância e pouco caso. Fiquei ilhado pois não pode sair de casa devido ao fechamento das ruas. Uma vergonha…. Vamos agir prefeito marqueteir!!!!

    • o Morador esta certo, este CIOSP não serve para nada, criação idiota de alguém que ao quer trabalhar, antes a gente ligava para 190 e pelo menos a policia aparecia, agora , quando a gente liga é tratdo mal, e atendente cria dificuldade para registrar qualquer coisa, e aí PREFEITO MARQUETEIRO? tem pequenas atiitudes (como por exemplo acabar com CIOSP ou mesmo colocar para funcionar com novas pessoas e Direção, trilers em praças e porta de eslcolas em bairros ) que aparecerão mais do que andar a pé , de onibus, tirar fotos com vereadores, inclusive outro dia um deles foi reividicar reforma de churrasqueira, onde entregamos nossos votos…

  8. Gente

    Agora começou a interessar a volta do Comandante Luiz Henrique!!!!!Entenderam por que queriam a cabeça do cara??
    Somente interessava aos ……..deixa pra lá!!!!!!

    GM fraca é ruim para nossa cidade. Samuca da força pra GM. Manda prender mesmo!!

    Alô Prefeito Marqueteiro. Tem que ter pulso e não pouse para fotos de jornais de nossa cidade..

  9. Os jovens podem até ser irresponsáveis e se espressarem de forma errada mais se estão nesses lugares e com permissão dos pais, eles ficam sem opção de saida pois tudo e para maiores de idade e quando a um evento que pode menor eles vão e acaba tendo uma aglomeração de jovens na rua. A polícia e a guarda municipal estavam em muito dos blocos e não fizeram nada só ficavam observando sem tomar nenhuma atitude mesmo com todas as brigas e bebidas sendo vendidas nos locais, proibir os blocos e retirar os jovens com bebida dos locais não iria adiantar nada só irá causar mais revolta e atitudes piores.

  10. Será que agora vão acabar com esse bando de irresponsáveis que vêm criando insegurança, usando drogas, promovendo badernas por onde passa através de som abusivo, bebidas alcoólicas, drogas e etc. chamado “ISOPORZINHO”? já era tempo, há quem defenda é diz que isso é diversão e cultura, então que faça em frente as suas casas.

  11. Poise, eu fui vitima de assalto, roubarao meu cel etc… liguei pra pedir ajuda mandarao eu ir no aterrado fazer o B.O, eu falei so se for pra mim morre pq ja levarao tudo meu, eles ainda co tinuam ali no mesmo local enfim,ate quando vai continua assim? Prefeito pense bem pq vai ser a pior besteira que ira fazer se real ente isso for acontecer pode ter certeza que o numero de roubos morte vai crescer ainda mais aqui em Volta Redonda pq geente de bairro aki e dali resolve se junta e nao vai presta

  12. Queria entender aonde estava a guarda municipal nas duas últimas esbórnias que aconteceram na Vila Mury??????
    Só menor de idade consumindo bebida alcóolica, usando drogas e brigando. Essa atitude aí demorou pra acontecer, sexta-feira passada (27/01) o som foi até alto uma hora da manhã. Essa GM de Volta Redonda é uma das maiores vergonhas que eu já vi, quando é pra atuar de fato nunca estão.. a PM tudo bem, porque deve casos mais importantes para resolver, mas se a GM não consegue resolver isso, vai resolver mais o que?

  13. Querem acabar com a desordem, comecem a eliminar esses trailers que algumas pessoas colocaram nos bairros, incluindo portas de colégios, onde se vendem de tudo bebidas e drogas, som muito alto, alguns até com churrasqueiras, mas a policia, guarda, prefeitura nada faz, esssas pessoas tomam o espaço que é de todos, espulsa as pessoas decentes, e ainda alugam, vendem estes trailer.
    será que o prefeito tem coragem para enfrentar isso ou vai fingir que não existe o problema igual ao prefeito que saiu?

  14. O que eu acho da segurança em volta redonda eles so vão contra a população sei que os blocos de ruas tem várias brigas e tal mais cade ae a segurança pros motoboys pro pessoal que amda sofrendo assalto ae ali no aero aquele pesoal do senai sendo assaltado direto e eu nunca vi um guarda la mais enfim o lazer em volta redonda ta ficando uma.merda

  15. Aqui no Eucaliptal já começou…Muita baderna
    Música na maior altura, bebidas, etc

  16. Aqui no Eucaliptal já começou, uma verdadeira baderna na quadra ao lado do posto de saúde. Som na maior altura, muitas crianças e jovens. Bebidas…

  17. NOFIM DA SEMANA PASSADA TEVE NO VILA RICA TIRADENTES. ERA CARRO COM SOM ALTO, MUITA BEBIDA, DROGAS DE TODO TIPO, SEXO, GENTE URINANDO PRA TUDO QUE É LUGAR. NÓS MORADORES FICAMOS ASSUSTADOS.

  18. Amigos

    Ideia do Samuca e assessores especiais de tirar o carnaval da Ilha e colocar nos bairros pode ser muito perigosa. O. Barulho, bebedeira,brigas etc deixaram os bairros um inferno.
    Senhor prefeito
    Pense bem nesta ação.Nao temos efetivo de segurança, ambulância etc para decentralizar!!
    Não tire o carnaval da Ilha!!!

  19. Chama o Batman, ele deve estar com o salário em dia para prtege los …..

  20. cade a força tarefa para coibir o roubo de carro e moto em volta redonda .
    uma vergonha

  21. Verdade na vila mury já teve dois está marcado o próximo e está um inferno moradores não conseguem andar sem contar os jovens bêbados na rua Sena de sexo nos portões isso é atentado ao pudor e mais com guarda polícia e nada foi feito um total desrespeito.

  22. Engraçado, aqui na Vila Mury houve 2 eventos dest tipo seguidos, com som alto, bebidas alcoolicas a menores e a PM nem a GM nada fizeram. Apenas ficaram olhando de longe e os moradores sofrendo com som alto, xixi no portão, sujeiras nas ruas…

  23. Espero que o prefeito use melhor a GMVR e ponha pra trabalhar em beneficio da população e não contra… Cade aquela guarda que sempre arruma problema na rua?? dançou já?? se não, por que ???

  24. Lógica Aristotélica

    Se a PM não achasse tão “normal” taxi subindo o Conquista, no Ilha Parque, Rua do Boi, Morro do Cruzeiro, Cabral e todas as quebradas do trafico na região, os motoristas estariam mais seguros. MAS por alguns que preferem fazer do seu carro um “aviãozinho” pra playboy madruga… todos pagam pela insegurança.

  25. Quer segurança pública eficiente? PAGA OS SERVIDORES. Juízes e promotores estão na contra mão da segurança da populacao.

  26. por isso prefiro o Uber

  27. NESTA REUNIÃO COLOCA EM PAUTA,CAMÊRA NOS TAXIS,DETECTOR DE METAL.PELO O QUE VI EM OUTRAS CIDADES COMO SÃO PAULO.VEJO QUE ESTA CATEGORIA DEVE SOFRER COM ESTA VIDA NOTURNA.SEGURANÇA À NOS PASSAGEIROS E OS TAXISISTA.

Untitled Document