França e EUA prometem resposta a uso de armas químicas na Síria

by Diário do Vale

Paris – França e Estados Unidos “não vão tolerar a impunidade” perante o uso de armas químicas contra a população civil na Síria e darão uma resposta “firme e coordenada” no caso de se demonstrar sua utilização, informou hoje, sexta-feira (2). a presidência francesa.

Em comunicado, o governo anunciou que os presidentes francês, Emmanuel Macron, e Donald Trump, dos EUA, abordaram por telefone a situação na Síria e destacaram a necessidade de a Rússia “exercer sem ambiguidade a máxima pressão” sobre Damasco para que respeite a trégua reivindicada pelo Conselho de Segurança da ONU.

“Macron lembrou que será dada uma resposta firme no caso de uso demonstrado de meios químicos que provoquem a morte de civis, em perfeita coordenação com nossos aliados americanos. França e Estados Unidos não tolerarão a impunidade”, ressaltou a nota do governo da França. As informações são da agência de notícias EFE.

ONU é mencionada

Os dois presidentes exigiram a aplicação imediata da resolução 2401 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que exige uma cessação de hostilidades em toda Síria durante 30 dias, embora exclua da cessação de hostilidades os grupos terroristas Frente al Nusra e Estado Islâmico.

Nesse sentido, acertaram trabalhar juntos para a aplicação dessa resolução que permita a cessação das hostilidades, a chegada de ajuda humanitária e a evacuação dos feridos.

E insistiram em que a Rússia pressione o regime de Bashar al Assad “em relação à continuação dos bombardeios indiscriminados contra civis, em particular em Guta Oriental, e à degradação da situação humanitária”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996