>
quarta-feira, 6 de julho de 2022 - 23:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Frio provoca queda nas doações de sangue em Barra Mansa

Frio provoca queda nas doações de sangue em Barra Mansa

Matéria publicada em 24 de maio de 2022, 16:33 horas

 


Com estoque baixo, unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente O+ e O-

Nesta época do ano existe uma tendência de redução no quantitativo de doadores – Foto: Chico de Assis(PMBM).

Barra Mansa- A chegada das temperaturas mais baixas tem ocasionado um grave problema ao Hemonúcleo de Barra Mansa: a queda no número de doadores. Para normalizar o estoque de bolsas de sangue e manter o atendimento à Santa Casa do município e hospitais das cidades de Valença e Rio das Flores, a coordenação do órgão busca sensibilizar a população sobre a situação.

Conforme a coordenadora da unidade, Thaís Mendes, nesta época do ano existe uma tendência de redução no quantitativo de doadores. “Com o frio, as pessoas adotam um comportamento mais caseiro. Outras situações também prejudicam as doações, como as condições gerais de saúde. Neste período, os quadros de resfriados e sintomas gripais estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação”.

No momento, o Hemonúcleo necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, especialmenteO positivo e O negativo. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

A doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos às vítimas de acidentes, a pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos e outras situações clínicas que requerem a transfusão.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter feito tatuagem no último ano e não ter apresentado quadro de Covid-19 nos últimos meses.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, n°205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e funciona de 7 às 11 horas para a coleta de sangue.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. não era de se esperar? olha o horário do funcionamento do hemonucleo: 7h as 11h de segunda a sexta!
    tem que ampliar esse horário!!!

Untitled Document