Fundação CSN comemora primeiro plantio em projeto para idosos

Participantes se reúnem três vezes por semana para trocar conhecimentos sobre agricultura familiar, alimentação saudável e sustentabilidade

by Mayra Gomes

Foto: Divulgação

Volta Redonda – O Resgatando Saberes, projeto da Fundação CSN voltado para a população idosa de Volta Redonda, realizará uma cerimônia para comemorar o primeiro plantio na nova estufa do programa. O evento, intitulado “Semear”, acontecerá na terça-feira (11), das 14h às 16h, na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC).

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação CSN, CBS Previdência, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda (CMDDPI). A cerimônia contará com a presença de representantes de todas as instituições parceiras do projeto.

Com foco na sustentabilidade, o Resgatando Saberes promove a troca de conhecimentos sobre agricultura familiar e alimentação saudável, melhora a qualidade de vida da população idosa de Volta Redonda por meio do cultivo e distribuição de hortaliças e incentiva a agricultura familiar urbana.

Renata Machado Inácio, gerente de Comunicação e Marketing da AAPVR, destaca que a parceria com a Fundação CSN fortalece os recursos do Resgatando Saberes, promovendo inovação e sustentabilidade. “Parcerias como essa ampliam a capacidade de atender à comunidade idosa de forma mais eficaz”, afirma.

Ela ressalta o compromisso da AAPVR com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos idosos. “A estufa é um instrumento valioso, pois ensina novos hábitos sem perder o prazer de cultivar. A longevidade motiva a aprender e compartilhar saberes”, conclui.

Os participantes do projeto realizam atividades como cultivo suspenso de hortaliças e legumes, capacitação em plantio e hábitos saudáveis, rodas de conversa sobre saúde individual e coletiva, degustação dos alimentos colhidos, troca de experiências culturais entre gerações e partilha de receitas nutritivas e dicas por meio de plataformas digitais.

Entre os participantes, Geralda Miula da Silva, de 70 anos, destaca a importância da iniciativa em sua vida: “Já trabalhei em várias áreas, mas aqui me encontrei. É uma terapia para todos nós. Conto os dias para estar nas aulas, onde aprendo e vivencio novas experiências. Plantamos, mexemos com a terra e colhemos o que consumimos. É gratificante compartilhar essas vivências com a família.”

O projeto acontece três vezes por semana, nos períodos da manhã e da tarde, na ETPC e na sede do Garoto Cidadão. Ao todo, são 100 beneficiários, divididos em duas turmas de 50 participantes, uma em cada turno.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996