Valença – No Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagos, celebrado em 21 de setembro, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) destacou o sucesso do “Projeto Eco Tampinha FAA”, iniciado em 9 de agosto. A iniciativa mobilizou a comunidade acadêmica para a coleta de tampinhas plásticas de garrafas e produtos de limpeza, resultando em mais de 50 mil unidades recolhidas.
Seis coletores foram preenchidos nas unidades do Colégio Arcoverde de Valença e Barra do Piraí, somando 36 mil tampinhas. Outras 15 mil foram recolhidas no campus do UNIFAA, com apoio de escolas municipais e da Casa Léa Pentagna. O material será destinado a uma empresa parceira para a fabricação de bancos de madeira plástica, que serão distribuídos nas unidades da fundação.
A Coordenadora de Resíduos da FAA, Tathiane Rodrigues, ressaltou que a reciclagem do plástico reduz impactos ambientais, contribui para a preservação de árvores e promove a conscientização sobre o descarte correto de resíduos. “A educação ambiental e a reciclagem são essenciais para garantir um futuro mais sustentável e proteger as espécies marinhas e o meio ambiente”, afirmou.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à Agenda 2030, buscando combater o descarte inadequado de plástico, que anualmente atinge mais de 13 milhões de toneladas nos oceanos.