sábado, 15 de maio de 2021 - 21:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Funil está retendo 400 mil litros de água por segundo

Funil está retendo 400 mil litros de água por segundo

Matéria publicada em 16 de janeiro de 2016, 14:40 horas

 


Furnas informa que nível do reservatório está em 63,86%; no início do ano passado, nível era de 9,13%

Resende – A concessionária de energia elétrica Furnas, que administra a represa do Funil, informou que está retendo mais de 400 mil litros de água por segundo, o que significa mais de 24 mil caixas d’água de mil litros completamente cheias a cada minuto.

Atualmente, a represa está recebendo 672 mil litros por segundo e deixando sair 263 metros cúbicos por segundo – um metro cúbico é igual a mil litros. A diferença entre o que entra e o que sai é de 409 metros cúbicos por segundo – ou mais de 24 milhões de litros por minuto.

O nível do reservatório, no momento, está em pouco mais da metade do volume total – 63,86%.

Na mesma época, no ano passado, estava em 9,13%; esses mais de 50% de diferença representam um aumento de cerca de 13 metros na profundidade do reservatório, que está atualmente na elevação de 460 metros e estava a 447 no ano passado.

A Usina Hidrelétrica do Funil está operando normalmente, conforme ordem do ONS (Operador Nacional do Sistema). As usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a sua operação é planejada e programada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O nível do reservatório, o volume armazenado e a energia gerada são definidos pelo ONS, que opera o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com objetivo de garantir a segurança energética do país.

(Leia mais: Paraíba do Sul atinge mais de dois metros acima do normal e causa alagamentos em Volta Redonda)

(Leia mais: Em Piraí, chuvas provocam deslizamentos e 10 famílias estão desalojadas)

(Leia mais: Princípio de alagamento é registrado no Parque Mambucaba, em Angra)

(Leia mais: Barra Mansa amanhece com ruas e avenidas alagadas)

(Leia mais: Prefeitura de Itatiaia trabalha para recuperar áreas atingidas pelas chuvas)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Avatar

    Pode chuver canivete . Pode os rios jogar água pra fora que o povo vai se f do mesmo jeito e tudo conversa fiada para meter a mão no povo estamos pagando e ROUBO mesmo dos cofres públicos o resto é conversa fiada . Coitado de quem acredita que os aumentos seja por falta de água Kkkkkkk

  2. Avatar

    Não estamos pagando conta de luz alta por falta d aqua . Estamos pagando e ROUBO mesmo nos cofres públicos . A DILMA ROUSSEFF quer que o povo paga uma dívida de 5 anos em 1 ano e por conta disso e que estamos sofrendo com estes aumentos abusivos . Fora Dilma

  3. Avatar

    espero que abaixe o valor da luz…

  4. Avatar

    Meu Deus com esta chuvarada toda a represa esta com apenas 63,86% de sua capacidade. Pra encher esta danada vamos ter que ver vários dilúvios, oh bichinha gulosa. Pessoal do ONS conta isto direito estou desconfiado com este índice?

  5. Avatar

    Confiar em quem nesse país…ta difícil..

  6. Avatar

    Vamos ver se a conta de energia vai abaixar com essas cheias do rio.

    • Avatar
      liberdade e propriedade

      Dizem que depende da recuperação dos reservatórios do nordeste que ainda estão em 10%. A previsão do fim da bandeira tarifária vermelha é somente para o mês de maio.

  7. Avatar

    As represas com bom nivel de agua mas a maldita cobrança da tarifa vermelha não sai de nossas contas de energia.Aí não querem recessão .Só para lembrar indústria demitiu quase 1 milhão de trabalhadores ano passado.

    • Avatar

      Quem vc acha que vai pagar o maior roubo da História do Brasil praticado pela maior quadrilha que já governou o País? Nós e esses Mortadelas clientes do Bolsa Familia!

  8. Avatar

    Muito boa matéria! Para ilustrar melhor, a reportagem do DV poderia ter contatado as represas de Paraibuna, Jaguari e Santa Branca, que são as maiores, para saber a situação das mesmas…

  9. Avatar

    Parabéns DV! Precisamos saber e monitorar essa represa do Funil todos sabemos porque.

    Agora não é bom confiar no ONS, pois no passado tivemos apagão no país no tempo do FHC e descobrimos que não se tinha a preocupação de armazenar água. Deixavam toda a água passar e a desculpa era que as fontes eram renováveis, mas descobriu-se que a intenção era justificar construções de termoelétricas para favorecer… nem vou falar.

    Lembrando aos administradores de Furnas para não confiar no ONS e esperar por eles para agirem. Não esqueçam daquele passado.

Untitled Document