Furtado deixa a 88ª DP para disputar a prefeitura de Barra do Piraí

Delegado nega boatos de que seja candidato do atual governo

by adrielly ribeiro

Barra do Piraí – Depois de um ano e dois meses à frente da 88ª Delegacia de Polícia, em Barra do Piraí, o delegado Antônio Furtado decidiu se desincompatibilizar do cargo para, mais uma vez, concorrer a uma eleição. Agora, Furtado – que já foi eleito deputado federal em 2018, pelo União Brasil – pretende concorrer à prefeitura de Barra do Piraí. O delegado deixou o cargo na quarta-feira (4). Na noite de quinta-feira (6), confirmou sua pré-candidatura a prefeito do município, também pelo União Brasil. E deixa claro que, ao contrário do que dizem os boatos, não é o candidato do atual governo. “Sou do povo”, salientou.

De acordo com Antônio Furtado, o período em que comandou a distrital fez com que se aproximasse da população barrense – motivo pelo qual decidiu enfrentar o desafio das eleições municipais. “O povo de Bairro do Piraí é um povo maravilhoso, de pessoas trabalhadoras que amam a sua cidade. O que acontece é que, infelizmente, vejo que hoje a autoestima do barrense está muito baixa. Por quê? Porque onde o barrense olha, é como se fosse uma ilha cercada de problemas por todos os lados”, destacou o delegado.

Segundo ele, alguns dos pontos que merecem atenção da administração municipal são o transporte público, a saúde e o fornecimento de água, dentre outros. “Eu conversei com uma senhora, moradora do bairro Oficinas Velhas, que me disse que há quatro meses ela paga a conta, todo mês, de cerca de R$120,00 e não cai uma gota d’água da sua torneira ou do seu chuveiro. Isso não pode acontecer. Não pode. E não vai acontecer. Nós temos ideias, temos projetos, vamos conseguir prestar um serviço que abranja toda a cidade em relação ao abastecimento de água”, exemplificou.
“Como eu expliquei, a autoestima está baixa. Os problemas abalam essa confiança, não o amor. Eu sei que o barrense ama a sociedade, mas ele precisa ter esse amor correspondido. É justamente nesse contexto que lançamos a nossa pré-candidatura. Tenho experiência como deputado federal. sei como conseguir os recursos para que os problemas de Barra do Piraí sejam resolvidos. Não tem mágica, tem trabalho”, disparou Furtado.
Para o ex-deputado federal, um prefeito precisa ser, em suas palavras, “empreendedor”. “Ou seja, ele precisa enxergar, ao invés de problemas, oportunidades. E existem muitas oportunidades para Barra do Piraí”, explicou, acrescentando: “É possível conseguir fazer com que essa cidade seja grande de novo, como era no passado”.

A vida em Brasília

Eleito em 2018 com mais de 104 mil votos – a maior votação da história da região Sul Fluminense –, Antônio Furtado teve uma passagem marcante na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde participou de pelo menos nove comissões permanentes, incluindo as comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania e, como não poderia deixar de ser – haja vista que é um promotor da Segurança Pública –, da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
“Meu maior desafio como deputado federal foi começar uma nova carreira, que de fácil não tem nada. É muito importante que alguém que postule um cargo público, hoje eu sei, tenha experiência, que tenha vivido, que possa agregar ainda mais hoje”, avaliou, lembrando que, enquanto parlamentar, consegui destinar ao Sul Fluminense mais de R$ 150 milhões em recursos. “Essa bagagem que tenho, não só de ter enfrentado inúmeros problemas, dramas que são seríssimos de pessoas vítimas de crime, tenho também a experiência como parlamentar que vai abrir muitas portas em Brasília”, acrescentou.

Apoios

Questionado sobre que apoios terá na disputa pela cadeira do Executivo municipal, Antônio Furtado diz que estão sendo costurados. “Não posso anunciá-los ainda porque nunca fui uma pessoa leviana. Eu falo aquilo que a gente pode cumprir e aquilo que está certo. Certo na minha mente e certo também diante das costuras que têm que ser realizadas e são normais”, destacou, acrescentando que tem conversado com vários partidos e lideranças políticas do Sul Fluminense. A expectativa é que ainda em junho ele possa anunciar quem vai acompanhá-lo na corrida eleitoral.
“É dessa união e dos parceiros, que serão anunciados a partir agora de junho, que vamos mostrar para o povo de Barra do Piraí que temos projeto, temos parcerias e temos condições de realizar tudo aquilo que nós vamos dizer e vamos levar a cada um dos distritos como as nossas metas”, adiantou, afirmando que tais metas são possíveis, plausíveis e, a seu ver, fundamentais para a cidade. “Um dos meus objetivos é resgatar o orgulho de ser barrense. Tenho absoluta convicção de que vamos conseguir fazer isso”.

Prisão de agressores

O que Furtado conseguiu como delegado titular da 88ª DP foi, dentre outras, aumentar o número de prisões de agressores de mulheres. “Conseguimos fazer com que o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) fosse potencializado”, pontuou. “Se a gente pega uma estatística só do primeiro ano, nós tivemos 49 prisões em flagrantes de agressores de violência doméstica familiar e íntima. No ano anterior à minha chegada, foram 22 prisões – ou seja, um aumento de 120%”.
Furtado disse, ainda, que foram realizadas ações preventivas voltadas ao público feminino. “Como, por exemplo, a campanha Não é Não no carnaval, para que houvesse respeito às mulheres, e de fato aconteceu, foram pouquíssimos casos de mulheres agredidas ou assediadas, ou que naquele período tivessem sofrido qualquer violência de cunho sexual”, observou, lembrando também do projeto de palestra de prevenção ao uso de drogas, que aconteceu através de uma integração com a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

O delegado foi incisivo ao dizer que o tempo em que passou à frente da 88ª DP foi um dos períodos mais ricos e produtivos de sua carreira. “Quero agradecer muito a todos os policiais, aos agentes de segurança, policiais civis que trabalharam comigo, uma equipe valorosa. Também os policiais militares, os guardas municipais, o Conselho Tutelar, enfim, todos nós nos unimos e fizemos um trabalho que, tenho certeza, ficou na mente do povo de Barra do Piraí”, concluiu.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996