Barra do Piraí – O delegado Antônio Furtado, candidato a prefeito de Barra do Piraí, e Cezinha do Mercado, candidato a vice, afirmaram nesta segunda-feira (2) que desenvolveram um plano de governo que visa também a melhoria das questões sociais. Furtado diz que tem preocupação com a causa do autismo, e se comprometeu a implementar programas que garantam assistência especializada a pessoas com transtorno espectro autista e apoio às suas famílias.
Atualmente, Barra do Piraí conta com um Centro de Estímulo ao Desenvolvimento para Pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista) – na visão de Furtado, porém, o atendimento desse espaço pode ser ampliado. Para ele, as necessidades dessa parcela da população demandam a colaboração de profissionais de diversas áreas. Por isso, o candidato acredita que a contratação de uma equipe multidisciplinar é uma alternativa eficaz para proporcionar um suporte mais adequado a esses indivíduos.
“Nossa inspiração para ampliação desse trabalho veio após uma visita que eu Cezinha fizemos ao Espaço Azul TEAcolhe, em Miguel Pereira. Durante a visita, nos explicaram que o espaço conta com uma equipe técnica multidisciplinar formada por médico especialista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo e assistente social, oferecendo todo o apoio necessário às pessoas com Transtorno de Espectro Autista e também às mães atípicas”, explicou Furtado.
O candidato a prefeito disse defender esse formato por acreditar que uma abordagem integrada e especializada pode proporcionar um suporte mais abrangente, abordando não apenas as questões clínicas, mas também as necessidades emocionais, sociais e educacionais dos pacientes.
Furtado finaliza dizendo que a inclusão deve ser uma prioridade em todas as políticas públicas, e que investir em espaços especializados para pessoas com necessidades especiais é um passo importante para construir uma cidade mais justa e acolhedora.
“Na visita a Miguel Pereira, fui informado que uma a cada 36 pessoas nascem com transtorno espectro autista. Diante disso é importante que todos os municípios se preparem para receber e acolher com carinho essas pessoas, inclusive proporcionando para elas oportunidades no mercado de trabalho. Bons exemplos como esse de Miguel Pereira, é o que pretendemos levar para Barra do Pirai, para que as pessoas voltem a sonhar e acreditar que com muito trabalho, é possível realizar”, concluiu.
Furtado e Cezinha defendem equipe para ajudar autistas
Visita ao Espaço Azul TEAcolhe, em Miguel Pereira foi inspiração para o projeto
previous post