G20 realiza painel sobre educação midiática e proteção online das crianças

Evento foi moderado por Brunna Rosa Alfaia, secretária de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

by Diário do Vale

Foto: Divulgação G20
A segurança das crianças na internet e a promoção da educação midiática foi tema de painel

País – No último dia do evento paralelo do G20 sobre a Integridade da Informação, o painel “Protegendo crianças e adolescentes online e iniciativas de educação midiática” trouxe o debate para um ambiente digital mais seguro e educativo. Moderado por Brunna Rosa Alfaia, secretária de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o evento reuniu especialistas em tecnologia, educação e proteção infantil.

Bruna abriu o painel explicando que a educação midiática tem papel fundamental para oferecer instrumentos para melhorar a segurança das crianças no ambiente digital. “O Brasil lidera uma articulação global que defende valores como respeito e inclusão social, para fazer frente ao ambiente de ódio, violência e extremismo que assola o mundo e encontra no ambiente virtual um terreno fértil”, disse. Ela lembrou que, desde o ano passado, o país conta com a Política Brasileira de Educação Digital.

Jennifer Kaberi, fundadora da Mtoto News, empresa digital que busca incluir crianças no processo de criação de plataformas de conteúdo. Ela também é pesquisadora afiliada do Berkman Center for Internet and Society da Universidade de Harvard e investiga como “reiniciar” as mídias sociais, criando um ambiente digital onde as crianças possam se envolver, criar e influenciar em um ambiente seguro e divertido.

Tanya Notley, professora da School of Humanities and Communication Arts e membro do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, lidera um projeto nacional de alfabetização midiática para adultos e colabora com instituições culturais públicas para desenvolver intervenções baseadas em evidências.

Roxana Morduchowicz, consultora da Unesco, falou sobre os projetos de educação midiática para um crescimento saudável. Emilio Puccio, Secretário-Geral do Intergrupo em Defesa dos Direitos da Criança do Parlamento Europeu, apontou as iniciativas de regulação e atuação dos governos na Europa. O encerramento do painel ficou por conta de Emma Leiken, chefe Global de Política de Segurança e Bem-Estar Juvenil do TikTok, que apresentou as ações da empresa voltadas à organização de jovens e na tecnologia responsável.

Com informações do G20 Brasil

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996