GAECO/MPRJ cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Angra e Mangaratiba

MPRJ presta apoio ao Ministério Público de Minas Gerais em operação contra corrupção e tráfico de drogas

by Agatha Amorim

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), presta apoio, nesta terça-feira (11/06), ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na deflagração da operação Tabernus. A operação do GAECO de Juiz de Fora tem como objetivo desarticular grupos criminosos responsáveis por corrupção e tráfico de drogas dentro das unidades prisionais. Estão sendo cumpridos mandados na capital fluminense, em São Gonçalo, Angra dos Reis, Mangaratiba e Três Rios.

De acordo com informações do MPMG, estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão, 36 mandados de busca e apreensão, mandados de sequestro de veículos e mandados de indisponibilidade financeira de R$ 13.362.960,80 milhões. Os mandados estão sendo cumpridos em oito cidades, nos estados de Minas Gerais (Juiz de Fora, Cataguases e Goianá) e do Rio de Janeiro.

As atividades criminosas investigadas consistem em corrupção ativa e passiva, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro envolvendo crimes praticados dentro das unidades prisionais por agentes de segurança pública, servidores administrativos das unidades prisionais, traficantes de drogas, presos e pessoas com vínculos familiares e sociais com esses grupos. A articulação desse grupo criminoso permite a entrada de drogas, equipamentos de comunicação e objetos ilícitos para dentro de unidades prisionais, onde são comercializados de maneira ilícita por valores muito superiores aos negociados extramuros.

A operação conta também conta com o apoio das Polícias Penal, Civil, Militar e Rodoviária Federal.
Tabernus, em latim, significa bota, maneira como os policiais penais são denominados na massa carcerária.

Com informações do MPMG

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996