Governo do Iraque promove reforma ministerial

by Diário do Vale

O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al Abadi, anunciou hoje (16) uma reforma que envolve mudanças em 11 ministérios. Ele justificou que se trata de uma primeira medida contra a corrupção que atinge o Executivo.

O governo mudou três vice-ministros, quatro ministérios e fundiu mais quatro, diz um comunicado. A mudança significa que a redução atinge um terço do ministério.

Houve alterações nos ministérios dos Direitos Humanos, dos Assuntos Femininos, das Províncias, dos Assuntos Parlamentares e no cargo de ministro de Estado.

Os ministérios da Ciência e da Tecnologia e do Ensino Superior foram fundidos em um só, tal como aconteceu com os ministérios do Ambiente e da Saúde e entre os ministérios das Autarquias e da Habitação. O mesmo ocorreu com o Ministério do Turismo, que foi fundido com o da Cultura.

Abadi tenta pôr em prática um plano de reformas anunciado na semana passada, depois de semanas de protestos e após os apelos do líder xiita Ayatollah Ali Al Sistani, que pediu medidas drásticas, principalmente no Judiciário.

Na semana passada, Abadi disse que o processo de reformas “não vai ser fácil e que pode ser penoso”, porque os corruptos vão tentar impedir mudanças no Iraque.

As informações são da Agência Lusa.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996