sexta-feira, 14 de maio de 2021 - 11:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Governo do Iraque promove reforma ministerial

Governo do Iraque promove reforma ministerial

Matéria publicada em 16 de agosto de 2015, 19:07 horas

 


O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al Abadi, anunciou hoje (16) uma reforma que envolve mudanças em 11 ministérios. Ele justificou que se trata de uma primeira medida contra a corrupção que atinge o Executivo.

O governo mudou três vice-ministros, quatro ministérios e fundiu mais quatro, diz um comunicado. A mudança significa que a redução atinge um terço do ministério.

Houve alterações nos ministérios dos Direitos Humanos, dos Assuntos Femininos, das Províncias, dos Assuntos Parlamentares e no cargo de ministro de Estado.

Os ministérios da Ciência e da Tecnologia e do Ensino Superior foram fundidos em um só, tal como aconteceu com os ministérios do Ambiente e da Saúde e entre os ministérios das Autarquias e da Habitação. O mesmo ocorreu com o Ministério do Turismo, que foi fundido com o da Cultura.

Abadi tenta pôr em prática um plano de reformas anunciado na semana passada, depois de semanas de protestos e após os apelos do líder xiita Ayatollah Ali Al Sistani, que pediu medidas drásticas, principalmente no Judiciário.

Na semana passada, Abadi disse que o processo de reformas “não vai ser fácil e que pode ser penoso”, porque os corruptos vão tentar impedir mudanças no Iraque.

As informações são da Agência Lusa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document