Sul Fluminense – O Ministério dos Transportes anunciou nesta terça (07) que vai fazer nova licitação para a concessão da Rodovia Presidente Dutra. A informação sinaliza para um possível adiamento do início do projeto de duplicação da pista de subida da Serra das Araras, já que compensação financeira da obra, com custo estimado em R$ 1,7 bilhão, dificilmente poderia ser atingida no período até o fim da concessão, em 2021 – a não ser com uma alta significativa nas tarifas de pedágio da rodovia.
As alternativas para iniciar a duplicação mais rapidamente seriam prorrogar a concessão da rodovia à NovaDutra – o que está automaticamente descartado com o anúncio da nova licitação – ou o governo federal fazer os investimentos, o que parece pouco provável, devido á situação da economia e das contas públicas.
A obra é considerada prioridade não apenas pelos prefeitos da região, que a veem como facilitadora para a atração de empresas, mas também pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), que considera o “gargalo” logístico da Serra das Araras um sério problema para a economia nacional. Um estudo elaborado pela Firjan apontou que a postergação de obras na Via Dutra pode gerar custos de R$ 797 milhões por conta dos gastos logísticos extras e do número de acidentes.
Recentemente, prefeitos da região participaram de uma manifestação, juntamente com representantes da Firjan, para pedir o início das obras o mais breve possível. O projeto, que está pronto, prevê um novo trajeto, mais curto e sem curvas sinuosas, o que vai melhorar o fluxo de veículos, e levará à redução de custos de logística e do número de acidentes.
O anúncio
O Palácio do Planalto anunciou, durante a segunda reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), os próximos projetos que deverão ser concedidos à iniciativa privada. No total, serão apresentados 55 novas concessões, além de propostas de renovações de atuais concessões, entre elas rodovias, ferrovias, terminais portuários e linhas de transmissão de energia.
Na abertura do encontro, o presidente Michel Temer informou que os novos projetos permitirão R$ 45 bilhões de novos investimentos nas áreas de energia, transportes e saneamento e promoverão 200 mil novos empregos diretos e indiretos. “Precisamos fazer logo isso, porque o que mais almejamos é exatamente o combate ao desemprego no país”, destacou o presidente da República.
Durante a reunião, o Ministério de Minas e Energia apresentou uma proposta de licitação de 35 lotes de linhas de transmissão de energia em 17 estados, com investimentos de R$ 12,8 bilhões. O Ministério dos Transportes relacionou projetos de concessões em rodovias, ferrovias e portos.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, destacou que, dos projetos apresentados na primeira leva do PPI, já foram assinados três contratos: dois de prorrogação de terminais portuários e um da privatização da Celg.
Segundo ele, o objetivo do programa é dar previsibilidade para os investidores interessados no país. “As pessoas físicas e jurídicas precisam saber o que vai acontecer e quando, e, sobretudo, ter garantia de que as regras serão respeitadas no futuro.”
Novas concessões somarão R$ 45 bilhões
O governo federal anunciou hoje (7) 55 novos projetos de concessão de terminais portuários, linhas de transmissão, ferrovias e rodovias, com investimentos estimados em R$ 45 bilhões. Os projetos fazem parte das segunda carteira de projetos do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).
O governo vai iniciar no ano que vem os estudos para licitar novamente as rodovias Nova Dutra (BR-116/RJ/SP), BR-116/RJ, da CRT (Rio-Teresópolis) e Concer (BR-040/MG/RJ). Os trechos, que totalizam 725 quilômetros, estão atualmente concedidos, e os contratos terminam em março de 2021. A ideia é que as novas licitações tenham contratos modernos e com foco na prestação de serviços adequados aos usuários.
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse que os contratos vigentes das rodovias serão respeitados até o fim da concessão. “O contratos serão respeitados, não haverá passivo no período final das negociações. Serão licitações novas, para o período pós, até o final do período de concessão. O governo decidiu que não insistirá mais na ideia de prorrogação mediante novos investimentos no caso dessas três rodovias, que são as principais concessionárias do país.”
Também serão concedidos à iniciativa privada 211 quilômetros da BR-101, em Santa Catarina, com leilão previsto para o primeiro semestre do ano que vem.
Ferrovias
No setor ferroviário, o governo vai autorizar que cinco ferrovias já concedidas entrem no processo de renovação antecipada de contratos, em troca de investimentos. As ferrovias são a Estrada de Ferro Carajás (Pará e Maranhão), a Estrada de Ferro Vitória-Minas, a FCA (Centro-Oeste e Sudeste), a ALL – Malha Paulista e a malha da MRS, que passa por Minas Gerais, pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.
Esses cinco trechos somam 12,6 mil quilômetros de extensão, movimentam cerca de 457 milhões de toneladas de cargas e representam mais de 90% do fluxo total de cargas por ferrovias no Brasil. Os investimentos previstos nos próximos cinco anos são de R$ 25 bilhões.
Transmissão
Na área de energia, serão licitados 35 lotes de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, em 17 estados. O leilão está ocorrer no primeiro semestre deste ano, e o investimento previsto é de R$ 12,8 bilhões. O objetivo é interligar as regiões que hoje não estão assistidas pela rede do Sistema Interligado Nacional.
Saneamento
Na área de saneamento, está prevista a desestatização dos sistemas de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 1.786 municípios em 14 estados: Acre, Amapá, Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Piauí, Tocantins e Amazonas.
A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, explicou que ainda não há valores de investimentos previstos para a área de saneamento, porque ainda estão sendo contratados estudos para definir qual modelo de concessão será adotado em cada estado.
Portos e aeroportos
Nessa segunda etapa do PPI, quatro terminais portuários serão concedidos, nos portos de de Santana (PA), Itaqui (MA) e Paranaguá (PR). Também haverá a renovação de contratos, nos portos de Santos (SP), Vila do Conde (PA) e Niterói (RJ).
Não há previsão de concessão de novos aeroportos à iniciativa privada nessa segunda etapa do PPI. Quintella lembrou que o governo já concedeu seis aeroportos, e haverá o leilão de mais quatro no dia 16 de março (Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza). “Os estudos mostraram que seria mais prudente por parte do governo parar neste momento e estudar a sustentabilidade do sistema. É fundamental que a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] se recupere, seja sustentável”, disse o ministro.
Primeira leva
Em setembro do ano passado, foi apresentada a primeira leva de concessões do PPI, com 35 projetos nos setores de aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, petróleo e gás, mineração, energia e saneamento. Desde então, foram assinados três contratos e lançados sete editais de concessão e arrendamento. Até o fim deste ano, estão previstos mais de 20 leilões no âmbito do PPI.
24 comments
É meu amigo, podem falar o que for do Estado de São Paulo, mas lá, eles estão a ano-luz de todos os outros Estados do Brasil, e a distância ainda vai aumentar com essa crise nestes Estados que estão por aí. A continuidade dos Governos e bons propósitos é que fizeram e farão a diferença. A imigração para São Paulo nos próximos anos vai aumentar. Só esperar para Ver.
A rodovia Presidente Dutra do lado de São Paulo não tem serra para se fazer duplicação, mais lado do Rio de Janeiro tem e precisa ser feita, mais quem perde com isso é próprio Estado do Rio de Janeiro. Infelizmente o Rio não tem políticos que lutam pela estado. O Moreira Franco é Ministro e amigo do Temer e por cima carioca porque não conversa com ele. Eles só fazem as coisas quando é em causa própria.
Ótimo! Pedágio caríssimo e nao tem nada de novo
pista com lombada. Morei na Inglaterra lá a pista é nivelada. Grande diferença
da Europa daqui são essas coisas lá tem tudo que tem aqui mas aqui é tudo
mal feito e superfaturado. Tem que mudar mesmo essa concessionária
já deu o que tinha que dar.
e isso ai amigo concordo… vamos colocar a delta ou a odebrecht… ou melhor vamos colocar a samarco ou a vale para tomar conta e fazer a contençao da serra das araras…
Precisa fazer uma pesquisa para verificar como era antes, se lá fora é melhor que vá pra lá, e é uma concessão, ou seja tá na mão da iniciativa privada e não do governo, pois se fosse pior seria a rodovia hoje, vc acredita mesmo que a iniciativa privada rouba de si mesmo? se fosse o caso seria uma lástima essa rodovia o que na prática não se percebe, investimentos em duplicação de pontes, asfalto em condições de uso, assistência da nova dutra. Trabalhei viajando entre Rio e São Paulo e sempre via obras em toda a extensão da rodovia, dizer que é ruim… ou é cego ou é um ignorante mesmo!
É QUE EMPRESÁRIO BRASILEIRO NÃO VIVE SEM AS MAMATAS DO BNDES, BB, CEF…………FINGEM Q INVESTEM, C DINHEIRO PÚBLICO, TIRAM LUCROS ASTRONÔMICOS, ENGABELANDO O POVO C MAQUIAGENS E OBRAS FICTÍCIAS E POR AI VAI.
É isto mesmo. Por isso tem que acabar com as agências reguladoras. Só servem para mamar. Viajar de avião, enquanto o povo que se dane nestas porcarias de estradas.
A duplicação da serra das araras não está no escopo atual da Nova Dutra? Por que temos que pagar novamente. Ela deveria ter feito e não fez, e ninguém, políticos e etc., não cobraram. Estas privatizações de estradas eles sempre deixam uma brexa para recursos posteriores e não execução.
na falta de medidas efetivas para melhoria da economia, e sem cacife político e moral para alavancar o país, o governo cambeta e corrupto tenta com notícias falaciosas, sem efeito prático nenhum, ver se convence algum otário a investir no país.
a concessão da Dutra só termina em 2021, isso mesmo 2021, e vem o governo anunciar licitação em início de 2017.
outras concessões vão até 2028.
qual o efeito prático disso dizer que vão ser investidos 45 bilhões com previsão para daqui há cinco e até onze anos, que não seja o de tentar iludir com números fantasiosos possíveis investidores?
e mesmo que se consiga algum dinheiro, que aliás é muito pouco, pois dos eventuais 45 bilhões os corruptos vão pegar mais da metade, e esse valor dado como astronômico, representa apenas 0,722% do PIB.
ou seja, vão privatizar com dinheiro do BNDES, que não vai ser pago, por preço de bananas e o que for arrecadado não vai fazer nem cócegas no déficit público.
Mais importante do que tudo isso é o Arco Metropolitano ser viável,
tem uma estrada, que muitos ganharam dinheiro e que o Sul Fluminense
deveria usar mas não usa com medo de assaltos, sequestros.
Vamos fazer algo para torná-la útil para todos nós.
Que estado é esse ?
País da pilantragem, o Trump bem que podia assumir o país das bananas.
e a BR-393? estrada horrível, sem nenhum ponto para ultrapassagem, e tem aquela curva perto da polícia federal chegando em VR que toda semana tem 4 ou 5 acidentes, e ninguém faz nada. Agora cobrar 6 reais de pedágio eles cobram, e se faltar 1 centavo eles não deixam você passar…
A BR 393 é um lixo! Posso falar de conhecimento do trecho de VR até Três Rios. Pelo que esperamos de uma rodovia com duas praças de pedágio num trecho de 120km, ela é sim um lixo!
Manter um asfalto sem buracos e um SOS não é o suficiente! O tráfego ali é pesado e a rodovia é importantíssima num contexto até nacional. Esse trecho já deveria estar duplicado! Não sei se essa demanda entrou no contrato de concessão, mas é um absurdo que não seja feito.
Falaram muito da duplicação de VR à BP, mas pelo visto.. Alguém acredita que um novo trecho ligando a Rodovia do Contorno até a altura da PRF vai sair do papel em troca da manutenção dos arredores/moradores da Califórnia?
e o legal que colocaram o radar ao contrario, na pista de descida e os acidente é de quem vem na subida.
R$ 6,90 agora
Mais um golpe para se levar 5% de propina no final ! Ôh país sem vergonha !
Sambódromo, Linha Vermelha, Linha Amarela, Niteroi-Manilha, Via Lagos, Arco Metropolitano, Novo Maracanão, Transolímpica e outras mais de que não me lembro agora. Para a nossa região Sul Fluminense, nada ou quase nada. Só temos o direito a pagar os impostos.
Em resumo: o mais do menos…muita papagaiada,para no final quem vai pagar a conta eu e o povão.
Descida das Araras, aeroporto regional, contorno, rodoviária, duplicação de pista até Barra do Pirai, fonte de juventude…
todas essas obras sao realizada pelo grupo rodovia do transtorno kkkk
Não existe nenhuma ação desse governo, de outros e de mais que virão, que não resulte na óbvia conclusão que alguém ou muitos irão enriquecer as custas do bolso do cidadão. Vergonhoso sistema político que comandado por hipócritas e corruptos permite que outros de sua laia se locupletem.
Isso é o que chamamos aqui de democracia… governo eleito pela ilustríssima sociedade a que pertencemos! Populismo, assistencialismo, hipocrisia!
É…só falta agora com esta nova concessão empurrarem goela abaixo o tão sonhado pedágio na altura de Floriano…
Mas a dois anos mais ao menos o governo Federal, ainda no governo Dilma não havia liberado 1,5 bi para essa mesma obra?
Isso foi dito à imprensa pessoalmente pelo nosso governador big foot! Lembro-me bem! Você tem toda a razão!
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