Governo não segue recomendação e mantém vice-presidentes da Caixa

Por Diário do Vale

Rio – O governo federal não seguirá a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de exonerar todos os 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal. A Casa Civil da Presidência da República enviou resposta à recomendação do MPF na última quinta-feira (4), argumentando que trocar executivos do banco, bem como outras medidas indicadas, “não estão inseridas nas atribuições institucionais deste ministério”.

Em nota, a Caixa diz que os atuais vice-presidentes foram aprovados pelo Conselho de Administração do banco, pelo Ministério da Fazenda e pelo presidente da República, e que “inexiste fato concreto” que motive a troca.

A Caixa também informou que as próximas indicações serão disciplinadas pelo novo estatuto da empresa. “Por inexistir regra na Lei das Estatais, a Caixa entende que o novo estatuto do banco disciplinará as futuras indicações e nomeações de vice-presidentes, não cabendo sua aplicação aos atuais ocupantes de modo a impor suas substituições”.

Recomendação

No dia 15 de dezembro, o MPF encaminhou à Casa Civil uma recomendação para trocar todos os 12 vice-presidentes da Caixa. A justificativa está no fato de, entre os vice-presidentes existirem investigados em operações da Polícia Federal. Além disso, o MPF cita a relação de alguns desses executivos com o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ambos presos por denúncias de corrupção.

“A existência de diversas figuras proeminentes na administração da CEF em casos investigados e/ou alvos de investigações, bem como a perene influência política sobre funções que deveriam ser essencialmente técnicas, além do aparente comprometimento em defender atos irregulares passados, comprometem a isenção dos agentes, a acessibilidade de informações necessárias à apuração interna e externa pelos órgãos de controle e a confiabilidade nas operações firmadas e em estágio de contratação”, diz o MPF no documento.

A recomendação, assinada por cinco procuradores da República, integrantes da força-tarefa da Operação Greenfield, que investiga indícios da existência de um esquema de cooptação de testemunhas para que não contribuíssem com a apuração de supostas irregularidades envolvendo fundos de pensão. Os procuradores estipularam o prazo de resposta para a troca dos vice-presidentes e, em caso de concordância, a execução do recomendado em 45 dias.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Mineirinho da Odebrecht 9 de janeiro de 2018, 10:06h - 10:06

Mais uma ação dos golpistas para atrapalhar as investigações sobre a corrupção nos bancos públicos. São executivos da Caixa investigados por corrupção, indicados por políticos corruptos e sem nenhum embasamento técnico. O que nos deixa perplexos é o fato do Brasil estar sendo comandado por uma verdadeira quadrilha de ladrões golpistas e canalhas que estão entregando vergonhosamente o país e a população continua inerte , como anestesiada, sem protestar nas ruas, sem comentar nos bares e mercados, como um gado preso num curral, aguardando ser abatido. E vem aí mais um golpe, dessa vez para acabar com as últimas esperanças do povão, que vai ser a retirada de ex-presidente Lula do cenário político, mesmo sem nenhuma prova concreta, documental ou de escuta telefônica que o incrimine.Ao contrário dos comprovadamente bandidos Temer, Aécio, Padilha, Moreira Franco, Jucá, Renam , etc…Pobre e infeliz nação brasileira : sem governo, sem justiça, sem defesa (militares conformados), sem moral, sem povo, sem alma, sem nada.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996